Notícias
SAÚDE Hepatite Delta avança entre ribeirinhos no Amazonas
Casos de hepatite Delta entre ribeirinhos no Amazonas preocupam autoridades da saúde e pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A doença, que pode ser silenciosa, é o tipo mais agressivo das hepatites virais, podendo causar cirrose, câncer e até mesmo levar à morte.
GERAL Criminosos usam apagão cibernético para aplicar golpes e coletar dados
O apagão cibernético que afetou o mundo nesta semana tem sido usado por criminosos como isca para aplicar golpes na internet, coletando dados confidenciais de pessoas e empresas. Nos Estados Unidos (EUA), a Agência de Defesa Cibernética (CISA) alertou sobre os riscos de se cair em ações criminosas.
GERAL Entenda falha no sistema da CrowdStrike que causou apagão cibernético
Uma falha na atualização de conteúdo relacionada ao sensor de segurança CrowdStrike Falcon, que serve para detectar possíveis invasões de hackers, foi a causa do ataque cibernético desta sexta-feira (19), que deixou milhares de empresas e pessoas em todo o mundo sem acesso a sistemas operacionais
POLÍCIA Investigação da Polícia Civil aponta que pai atirou propositalmente contra filho
Diligências realizadas pelas Delegacias da Polícia Civil de Colniza e de Cotriguaçu descartaram a hipótese de disparo acidental contra um jovem de 23 anos, que está internado em estado gravíssimo. O pai do rapaz é investigado por disparar propositalmente contra o filho na última terça-feira (16.07)
ECONOMIA Brasil suspende exportações de carne de aves e seus produtos
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reviu a certificação para exportações de carnes de aves e seus produtos, após a confirmação de um foco da Doença de Newcastle (DNC) em estabelecimento de produção avícola comercial, no município de Anta Gorda,no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (19).
MEIO AMBIENTE Corpo de Bombeiros combate três incêndios florestais em Mato Grosso nesta sexta-feira
Em Cáceres, são dois incêndios ativos, sendo um no Parque Estadual do Guirá e outro na região de Porto Conceição. No Guirá, a estratégia utilizada é o encharcamento dos focos ativos nas turfas com água; enquanto em Porto Conceição os militares estão divididos ao longo do Rio Paraguai fazendo combate direto e construção de aceiros para evitar a propagação das chamas.
Já ao sul do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense (Parna Pantanal), há um incêndio próximo a Fazenda Bélica, que faz divisa com Mato Grosso do Sul. Atuam equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
MEIO AMBIENTE Corpo de Bombeiros continua combate ao incêndio em Porto Conceição nesta quinta-feira
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso continua as ações de combate ao incêndio na região Porto Conceição, em Cáceres, nesta quinta-feira (18.07).
No local, os militares estão divididos às margens do Rio Paraguai e fazem o combate direto nas áreas onde há acesso, assim como constroem aceiros para diminuir a propagação das chamas.
Já entre a área federal do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Dorochê, o combate ao fogo está sendo realizado pelos brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O Corpo de Bombeiros monitora o incêndio via satélite.
POLÍTICA Brasil terá 155 milhões de eleitores nas eleições municipais deste ano
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta quinta-feira (18), em Brasília, o eleitorado apto a comparecer às urnas nas eleições municipais de outubro próximo. O Brasil terá 155,9 milhões de eleitores que vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
POLÍCIA Policiais civis da Gerência de Operações Especiais participaram de 124 operações deflagradas em MT
A Gerência de Operações Especiais (GOE) participou neste primeiro semestre de 124 operações policiais deflagradas pela Polícia Civil em Mato Grosso. A unidade de elite da Polícia Civil atua em atividades de eminente risco e de alta complexidade, dando suporte operacional durante as ações policiais. A unidade também atendeu 90 acionamentos nos seis primeiros meses do ano.
A GOE é uma força especial destinada a combater situações de violência declarada, cuja gravidade ultrapassa os meios normais de atuação policial, como nos casos de apoio às operações com alvos considerados de alta periculosidade, resgate de reféns, ocorrências envolvendo explosivos, ambientes confinados e altura.
MEIO AMBIENTE PM prende seis pessoas em flagrante por invasão e extração ilegal de madeira
Seis homens foram presos, nesta quarta-feira (17.07), por policiais militares da 2ª Companhia Independente, suspeitos de invasão de terras, crimes ambientais, porte ilegal de arma de fogo e caça de animais silvestres, na zona rural de Paranatinga (385 km de Cuiabá).