Notícias
ECONOMIA FCO Investe R$ 18,55 Bilhões em Mato Grosso e Impulsiona Economia Regional
Mato Grosso disponibilizou R$ 18,55 bilhões em contratos de financiamento por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), entre 2019 e novembro de 2024, impulsionando a economia em todas as regiões do Estado. As informações são da Sudeco e do Relatório Circunstanciado do Banco do Brasil.
POLÍCIA Facção Criminosa Cobra “Taxa de Funcionamento” com Ameaças de Incêndios e Violência em Várzea Grande
GCCO/Draco deflagraram nesta segunda-feira (10.2) a Operação A César o que é de César para cumprir mandados de prisão, buscas, sequestro de bens e bloqueios de contas de investigados por extorsão, a serviço de uma facção criminosa, contra comerciantes em Várzea Grande.
POLÍCIA Adolescente Reincidente no Tráfico é Apreendido com 74 Porções de Cocaína em Guarantã do Norte
Um adolescente reincidente no tráfico de drogas foi apreendido com mais de 70 porções de drogas pela Polícia Civil, na noite de sexta-feira (7.2), no município de Guarantã do Norte.
GERAL Prazo Final para Inscrição no Acelera GovMT Termina nesta Segunda feira
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) informa que o prazo para inscrições no programa Acelera GovMT encerra segunda-feira (10.2). Até 30 projetos serão acelerados pelo Sistema Central de Inovação em Práticas Públicas (Sinova), com a colaboração do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT).
EDUCAÇÃO Câmara pode votar projeto que pune escolas que não aceitarem matrícula de alunos
A Câmara dos Deputados pode votar na próxima semana o projeto de lei que estabelece sanções para as escolas que recusarem a matrícula de alunos. O texto está na pauta do Plenário, que terá sessões a partir de terça-feira (11), às 13h55. De autoria do deputado Helder Salomão (PT-ES)
SAÚDE Pesquisa com bactérias na Amazônia pode desenvolver novos medicamentos
Parte da pesquisa de ponta em fármacos no Brasil se faz levando amostras de solo de Belém (PA) para um complexo de laboratórios maior que um estádio de futebol em Campinas, no interior paulista. Toda essa viagem é para colocar seres microscópicos no que é, grosso modo, o maior microscópio da América do Sul
POLÍCIA Motorista Indiciado por Homicídio Doloso em Acidente que Vitimou Defensora Pública e Família
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Ribeirão Cascalheira, finalizou o inquérito policial que investigava o acidente que resultou na morte de quatro pessoas, entre elas a defensora pública, Safira Vanessa Carneiro Costa, de 26 anos. O condutor do veículo, uma caminhonete VW Amarok, foi indiciado pelo crime de homicídio doloso
POLÍCIA Polícia Penal impede fuga de detentos em Peixoto de Azevedo
A Polícia Penal impediu, na noite desta sexta-feira (8.1), uma fuga de detentos na Cadeia Pública de Peixoto de Azevedo (670 km de Cuiabá). Aproximadamente 15 reeducandos participaram da tentativa de fuga, que levou a um motim generalizado no raio.
A tentativa de fuga começou por volta das 19 horas. Antes do início do procedimento de vistoria predial, realizado todos os dias na unidade, os internos da cela 18, da ala 9, do Raio II, conseguiram abrir o portão da ala.
Em seguida, eles acessaram a grade do banho de sol, conseguiram abrir e chegaram à quadra. No local, eles conseguiram, também, soltar a tela que cobre o banho de sol do Raio II e, neste momento, foram surpreendidos por duas policiais penais.
GERAL Brasil recebeu 194.331 migrantes em 2024
O Brasil registrou a chegada de 194.331 migrantes em 2024. Os venezuelanos lideram a lista de abrigados, com 94.726 pessoas recebidas pela Operação Acolhida. Os dados são da 8ª edição do Boletim da Migração, divulgado pela Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Segundo a pasta, a reunião familiar foi o principal motivo para as solicitações de abrigo no país, com 16.567 justificativas. Na sequência, vêm trabalho e investimentos, com 14.507 justificativas, e estudo, com 8.725.
Os pedidos para cumprir missão religiosa foram 2,3 mil; para fixar residência em fronteiras somaram 1.966 e receber acolhida humanitária 4.317.
POLÍCIA Polícia Militar apreende mais de quatro toneladas de drogas em janeiro no Estado
A Polícia Militar de Mato Grosso apreendeu mais de quatro toneladas de drogas somente em janeiro de 2025 em todo o Estado.No ano passado, os policiais militares retiraram de circulação pouco mais de uma tonelada. Os policiamentos tático, ostensivo e repressivo foram intensificados nos 142 municípios