Notícias
CULTURA Espetáculo de dança Quilombo de Nanã estreia neste sábado
O espetáculo de dança Quilombo de Nanã estreia neste sábado (31.07), às 19h30, com apresentação presencial na comunidade onde o grupo Elementares do Quilombo nasceu, a Lagoinha de Baixo na Chácara Ouro Verde, em Chapada dos Guimarães. Serão 30 lugares, dos quais 20 serão destinados aos moradores da comunidade e 10 para o público externo.
SAÚDE Mato Grosso registra nesta sexta-feira 489.642 casos e 12.765 óbitos por Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta sexta-feira (30.07), 489.642 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 12.765 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Foram notificadas 1.535 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado
SAÚDE Mato Grosso recebe 111.240 doses de vacina contra a Covid-19 neste sábado
O Ministério da Saúde informou ao Estado o envio de 111.240 doses de vacinas para a imunização dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Uma remessa chegará em Mato Grosso às 10h20 e outra às 15h35 deste sábado (31.07), no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.
MEIO AMBIENTE Monitoramento de desmatamento será discutido em Webinar nesta sexta
Nesta sexta-feira (30), das 8h30 às 11h, ocorrerá o Webinar sobre “Experiências no Uso da Plataforma Global Forest Watch (GFW)” para coibir desmatamentos e incêndios florestais ilegais em Mato Grosso. Integrantes das Promotorias Especializadas de Bacia Hidrográfica e do Instituto Centro Vida (ICV) vão apresentar os resultados alcançados e discutir os próximos passos para manter o monitoramento dos desmatamentos e incêndios florestais ilegais no estado. O evento ocorrerá pela plataforma Google Meet com transmissão ao vivo pelo canal do Instituto Centro Vida no Youtube.
De acordo com a programação, o Webinar contará com participações de representantes da GFW no Brasil e da Delegacia Especializada Contra Crimes Ambientais (DEMA) da Polícia Civil de Macapá (AP).
MEIO AMBIENTE Operação Integrada combate incêndios florestais e outros crimes ambientais em Poconé
Teve início, nesta quarta-feira (28.07), a Operação Integrada Transpantaneira, realizada na zona rural do município de Poconé (100 km de Cuiabá). A ação é coordenada pela Adjunta de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), com o objetivo de intensificar as ações de combate aos crimes ambientais da região, em especial os relacionados aos incêndios florestais.
As forças de segurança irão repassar orientações para as comunidades sobre crimes ambientais; fazer monitoramento da Rodovia MT-060, Estrada Parque Porto Cercado e Estrada Parque Transpantaneira; policiamento ostensivo preventivo e repressivo;
EDUCAÇÃO Seduc libera contratações para professor, técnico e apoio administrativo
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) autorizou gestores das escolas estaduais a iniciarem a inserção das demandas de contratações de professores, técnicos e apoio administrativo educacional para o retorno das aulas na modalidade híbrida, no dia 3 de agosto, respeitando as vagas existentes na Portaria nº 619/2020/GS/SEDUC/MT. São servidores que participaram do Processo de Atribuição Simplificado (PAS/2021).
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, explica que os principais objetivos neste momento são a recuperação da aprendizagem dos estudantes e a segurança no ambiente escolar.