Notícias
SEGURANÇA Polícia Civil moderniza atuação com primeiro inquérito digital integrado ao TJ
A Delegacia de Poconé (104 km ao Sul de Cuiabá) entra para história da Polícia Civil como a primeira unidade do Estado a implantar o inquérito 100% digital integrado junto ao Poder Judiciário. A Delegacia foi escolhida para abarcar o projeto modelo de transição do inquérito físico para o eletrônico que gerará maior economia e agilidade nos procedimentos.
O inquérito policial eletrônico é a integração do sistema Cartórium do conjunto de módulos do Geia da Polícia Civil, com o Processo Judicial Eletrônico (PJe) do Tribunal de Justiça. A integração dos dois sistemas tornará o inquérito policial 100% digital e integrado, de forma que todas as peças que compõem o inquérito sejam transmitidas em tempo real, sem a necessidade de uso de papel.
GERAL Governo de Mato Grosso reduz expediente para conter avanço da Covid-19
A partir da próxima segunda-feira (15) o expediente nas repartições públicas do Estado passa a ser das 07h30 às 13h30. O decreto nº 520 regulamentando a medida foi publicado na noite de quarta-feira (10) e visa contribuir com o isolamento social como forma efetiva de evitar a propagação do novo coronavírus.
SAÚDE Mato Grosso registra nesta sexta-feira 5.390 casos e 181 óbitos por Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta sexta-feira (12.06), 5.390 casos confirmados por Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 181 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.
SAÚDE Balanço aponta mais 25.982 casos de covid-19 e 909 mortes no país
O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (12) novos números sobre a pandemia do novo coronavírus (covid-19) no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil tem 828.810 casos confirmados da doença, e 41.828 mortes foram registradas. Os casos recuperados somam 365.063
SISTEMA PRISIONAL Buraco em parede de cela é encontrado por policiais penais da Mata Grande
Um buraco na parede foi encontrado na cela 11 do Raio 2/SE da Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis (215 km ao Sul de Cuiabá), no final da tarde de quinta-feira (11.06). Uma parte de cimento com tinta colada em uma espuma cobria o buraco
SISTEMA PRISIONAL Sindspen faz movimento nas ruas de Cuiabá e Várzea Grande para apresentar à população a nova Instituição Polícia Penal
O Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen) iniciou nesta semana uma mobilização em prol do novo órgão Polícia Penal no Estado de Mato Grosso, com intuito de apresentar à população a nova instituição que veio reforçar a segurança na sociedade. A divulgação está sendo realizada por meio de notícias no site do Sindspen, panfletagem e outdoor nas principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande. Além da capital será estendida para outros municípios do Estado, assim como a divulgação de faixas à frente das unidades e locais estratégicos nos municípios.
SISTEMA PRISIONAL Policiais penais frustram tentativa de fuga na PCE
Uma tentativa de fuga de reeducandos foi frustrada na madrugada desta quinta-feira (11.06), na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá. Os policiais penais e a direção da unidade fizeram a intervenção no Raio 4, após terem recebido informações de que os ocupantes daquele espaço estariam serrando grades das celas.
Foi feito, então, procedimento de revista e em três celas foram encontradas algumas grades serradas. Os policiais penais apreenderam quatro serras e seis barras de ferro, utilizadas na ação. Segundo o diretor da PCE, Agno Sérgio Ramos, as grades já estão sendo soldadas para que os reeducandos retornem às celas.
POLÍTICA Bolsonaro anuncia veto à proibição de festa em condomínio por síndico
O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (11) nas redes sociais que vetou oito artigos do projeto de lei aprovado no Congresso que cria um regime jurídico emergencial durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19). Entre os trechos vetados está o que impedia a concessão de liminar (decisão judicial provisória) em ações de despejo e o que dava aos síndicos o poder de restringir o uso de áreas comuns e proibir festas.
O texto final do projeto de lei 1.179/2020, com todos os vetos, ainda deve ser publicado no Diário Oficial da União (DOU).