Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
Geral
Quarta - 10 de Janeiro de 2018 às 22:38

    Imprimir


ENOCK CAVALCANTI, jornalista e blogueiro, é editor de Cultura do Diário
ENOCK CAVALCANTI, jornalista e blogueiro, é editor de Cultura do Diário

Meus amigos, meus inimigos: a eleição se aproxima, todo mundo reclama por renovação, mas parece que é só da boca pra fora. Procurados pelas pesquisas, na votação espontânea, o eleitor só fala de viciados nomes. A mídia parece que não acredita em novidade e se perde em tolas especulações para saber o que nomes como Mauro Mendes, Maggi, Zé Pedro Taques, Jayme, Toninho de Souza, Fábio Garcia, possam vir a disputar em 2018. Meu Deus, essa gente já deu o que tinha que dar. Vade retro!

Que tal uma lei que permita aos brasileiros disputarem eleição apenas uma vez na vida? A renovação seria um moto contínuo, embora eu saiba que não é o nome que é o problema, é o caráter que a pessoa carrega. Mas não é com exercício que se constrói a perfeição?

Por isso que louvo a disposição do veterano advogado Waldir Caldas que, filiado ao Partido Novo, me parou outro dia para dizer que se o partido referendá-lo, será candidato ao Senado. Sei que o doutor Waldir é um homem bom, de trato gentil, com boas intenções. Mas estamos presos à lógica corrupta segundo a qual não é o candidato ou a candidata, mas, sim, o dinheiro que ganha a eleição.

O Eduardo Mahon, já que o Zé Pedro Taques teimou e não o nomeou para secretário de Cultura, no lugar do anódino Leandro Carvalho, bem que poderia disputar vaga de estadual e federal. Pelo que vejo, respaldo não lhe faltará na cuiabania.

Leonardo Campos, presidente da OAB, vai sair para estadual? Ótimo.

Por que o Ulisses Rabaneda também não se candidata? É um dos mais capazes causídicos de MT e, certamente, honraria a Assembleia, atualmente comprometida, em minha humilde opinião, com a presença de Fabris, Jajah, Romoaldo e quejandos.

Luciene Carvalho? Rosenval Rodrigues? João Dourado? Robinson Cireia? Domingos Garcia da Adunemat? Junior Vitamina? Oscarlino Alves, do Sisma, Gilmar Bruneto e Ademar Adams, da Ong Moral, seriam excelentes opções pro eleitorado. Disseram-me que Allan Kardec trabalha contra a candidatura de Lúdio Cabral a estadual, na mesma chapa do PT. Que horror!

E precisamos de mulheres como Carol Damasceno, a defensora Rosane Antunes de Barros, a juíza Amini Haddad, a irrequieta Marilia Beatriz. E por que não a publicitária Hegla Oleiniczak, nos seus 24 anos? Seria bom vê-la, além da exibição de pernas e peitos nas redes sociais, peitando, com apoio do Projeto Subiu, a defesa da causa feminista, que anda tão maltratada.

O bom Waldir Caldas mostrou o caminho. Precisamos de renovação ampla, geral e irrestrita – e isso só se faz a partir da coragem de novos e novas candidatas.

ENOCK CAVALCANTI, jornalista e blogueiro, é editor de Cultura do Diário



URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/artigo/1061/visualizar/