Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
Geral
Domingo - 05 de Agosto de 2018 às 10:58

    Imprimir


ALECY ALVES, Jornalista e estudante de Serviço Social
ALECY ALVES, Jornalista e estudante de Serviço Social

Treze de agosto é o Dia Mundial dos Canhotos. A comemoração remonta da década de 1970, porém o registro oficial, pelo Clube Britânico Left-Handers (dos canhotos), é de 1992.

O que é ser canhoto? Integrar os 10% da população que fazem desde as mais simples até as mais complexas atividades usando principalmente os membros esquerdos?

Não é fácil quando se trata de usar objetos cortantes, faca, tesoura, abridor de lata, garrafa... Não é fácil escrever em carteiras construídas para destros, especialmente quando se é canhota de braço, perda, visão e cérebro.

Quem criou essa data, claro, um canhoto, pensou em chamar a atenção para uma minoria nem sempre lembrada. Outro dia participei de um seminário em um auditório chique, com poltronas revestida com material similar ao couro, luz especial e tudo mais.

Quando adentrei ao recinto meu primeiro olhar foi em busca de uma poltrona com apoio para escrita do lado esquerdo. Pensei: aqui tem acessibilidade para cadeirantes, piso tátil, poltrona especial para obeso, deve ter poltrona adaptada aos canhotos. Que nada!

Durante as cinco horas do evento tive de me contorcer para poder escrever e assistir as palestras. Não queremos nada especial, apenas que se coloquem no lugar dos canhotos quando estiverem montando uma sala de aula, auditório ou fabricando algum utensílio.

Queixas à parte, pesquisando sobre a data encontrei curiosidades e bizarrisses sobre quem é canhoto. 1ª(que eu já sabia, ou melhor, sentia) - Canhotos possuem maiores habilidades em outras partes do lado esquerdo do corpo, além da mão, entre as quais o pé, os olhos e a audição(da orelha esquerda também costuma ser mais aguçada).

2ª – Canhotos mostraram mais sinais de medo do que os destros. A explicação científica é que isso acontece porque o lado direito do cérebro é o dominante em canhotos - e é ele o responsável pela sensação do medo.

3ª - Pesquisas indicam que canhotos têm mais chances de serem esquizofrênicos e disléxicos. Também há mais chances de que eles desenvolvam doença de Crohn e colite ulcerativa.

4ª - Há estudos que apontam que os canhotos vivem, em média, 9 anos a menos do que destros. 5ª – E enquanto 10% da população é de canhotos, a taxa de participação de canhotos no Mensa (sociedade que reúne as pessoas com os maiores QIs do mundo) é de 20% - sugerindo que eles têm mais probabilidade de serem gênios.

6ª - Ser canhoto teria a ver com a genética, transmitida entre familiares(temos 5 na minha), na família real britânica são três, a Rainha Elizabeth, o Príncipe Charles e o Príncipe William.

* ALECY ALVES, Jornalista e estudante de Serviço Social



URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/artigo/1161/visualizar/