Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
Geral
Domingo - 26 de Agosto de 2018 às 17:47

    Imprimir


JUACY DA SILVA, professor universitario, aposentado UFMT
JUACY DA SILVA, professor universitario, aposentado UFMT

Bom dia minha amiga, meu amigo, parentes e familiares.

Desejo a cada um ou uma de voces um domingo radiante, não importa se com sol ou com chuva, com calor ou com frio, com paz e alegria, o importante é que todos passamos saber que a cada dia as esperanças de uma vida melhor, mais digna, de um país melhor, enfim, de um mundo melhor possam brotar em cada coração ao redor deste planeta.

Com certeza a vida, para alguns/algumas, é uma longa caminhada, em que o “peso” da idade ou das doenças, do sofrimento nos acompanham. Para outros esta caminhada pode ser bem mais curta, mas mesmo assim, com muitos ensinamentos e muita ternura.

Nesta caminhada, ao nascermos, chegamos sozinhos ou sozinhas neste planeta, que está sendo destruido de forma impiedosa pelas ações humanas ou desumanas, mas encontramos tantas pessoas maravilhosas, sejam nossos pais, familiares, amigos/as. Ao longo da jornada `as vezes ou qusse sempre nos separamos, em cada encruzilhada tomamos caminhos diferentes, pode ser algum dia que vamos nos encontrar novamente ou nunca mais, aí, restam apenas as lembranças. Afinal, a vida é a “arte” dos encontros e desencontros, das alegrias e das tristezas, das descobertas e das perdas, mas existe uma única certeza: a vida continua e por isso não podemos deixar de lutar e agradecer a Deus, aos santos, aos anjos e arcanjos ou a qualquer outra divindade que cada um tem a liberdade e o direito de acreditar, por tudo o que temos, que somos e que realizamos.

Para que a vida tenha sentido e seja plena, precisamos cultivar sentimentos nobres como o amor ao próximo/a; a gratidão pela vida e pelas pessoas que temos ao nosso redor, o perdão a quem, um dia, possa ter nos ofendido, a solidariedade e a fraternidade em relacão `as pessoas que, as vezes, estão sofrendo muito mais do que a gente, acometidas por doenças incuráveis, degenerativas, em um leito ou corredor de hospital, em uma prisão; “perdidadas” na solidão e no isolamento físico ou emocional; no fundo do poço atraves do uso e abuso de drogas ou prestes a cometerem suicídio, a compreensão, a tolerância em relação `as pessoas que são diferentes de nós, que pensam, sentem ou agem de forma diferente, enfim, devemos e podemos fazer a nossa parte para que o mundo seja melhor, menos violento, menos preconceituoso, menos materialista, onde alguns tem tudo e milhões ou bilhões de pessoas nada tem, nem mesmo um trapo para cobrir sua nudez, um abrigo contra as intempéries do tempo ou um prato de comida para saciar a fome, precisamos, com urgência, ser menos egoistas, só assim podemos devolver a alegria de viver a quem já tenha perdido todas as esperancas.

Ao longo de nossa jornada precisamos ser mais samaritanos e socorrer as pessoas que estão `a margem do caminho (da sociedade) implorando por nossa compreensão, nossa atencao, nossa solidariedade e nosso apoio concreto!

Por tudo isso, precisamos agir para que, de fato, o amor, a justiça, a compaixão, o altruismo e a solidariedade/fraternidade sejam nossos fundamentos para, juntos, construirmos a SOCIEDADE DO BEM VIVER e do BEM COMUM.

QUE NESTE DIA VOCE POSSA ESTAR MUITO FELIZ, MERECIDAMENTE

Gaittersburg, MD 26 AGOSTO de 2018.

JUACY DA SILVA, professor universitario, aposentado UFMT, mestre em sociologia, colaborador e articulista de diversos veiculos de comunicacao. Twitter@profjuacy Email professor.juacy@yahoo.com.br Blog www.professorjuacy.blogspot.com



URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/artigo/1176/visualizar/