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Domingo - 04 de Novembro de 2018 às 22:13

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Caro leitor, nesse mês de novembro nos deparamos com muitas datas importantes, em que o Brasil focaliza seus pensamentos reflexivos dando base para nossa história atual e que podemos transmití-la para todas as gerações vindouras. Quero me ater a um contexto que envolve um grupo étnico que vem ganhando espaço na sociedade atual, mas que ainda precisa ser cada vez mais respeitado e valorizado.

Diante do contexto histórico quanto ao avanço mundial, seu fortalecimento social, sua liberdade étnica-racial e a expansão dos direitos civis, muito escritores tem se dedicado a trazerem a sociedade os conceitos que fortalecem o pensamento mais igualitário em todos os seus aspectos. Entende-se com mais exatidão o tema do racismo e seus desdobramentos no Brasil, como sendo de suma importância voltar-se na história, mais precisamente no final do século XV e o início do XVI, momento este que a Europa circundava-se em seu esplendor e glória em todos os aspectos financeiros, marítima e por fim tinha o homem branco na essência da superioridade, avançando na colonização das Américas tendo como a escravidão o seu meio de mão-de-obra principal.

A educação no Brasil tem passado por um processo de transição ao qual se baseia no processo histórico e que se permite uma consideração aos novos conceitos de uma sociedade mais abrangente, preocupada com um futuro mais próspero e consciente. Nesse contexto, é desafiada a romper com a sua antiga função de unificação, por meio da mera assimilação, compreendida no projeto de erradicação de culturas - como a africana e indígena - em prol da formação e da produção de um sujeito universal. A retomada das discussões sobre educação e relações étnico-raciais traz para o debate o questionamento dessa suposta universalidade, assentada na cultura ocidental e europeia. (RODRIGUES, 2013).

Com esse prisma de uma expansão social étnico-racial na educação mais abrangente Fontenele (2015) expressa seu pensamento no fortalecimento do processo educativo nas instituições de ensino, mostrando como sendo de fundamental importância para o crescimento crítico e intelectual nessas instituições.

Um aspecto no processo da aceitação da diversidade étnica cultural que se observa num sentido de uma reflexão crítica está no âmbito do racismo institucional, é reforçado o conceito do racismo institucional como sendo a atuação espalhada nas especificações das instituições e organizações, tendo as discriminações nas distribuições das funções e oportunidades que aparecem. Essa temática do racismo institucional abrange também o quesito educação. Apresenta-se também nas discussões sociopolíticas principalmente na abordagem da aceitação do grupo racial negro, ricos e pobres nas Universidades, sendo necessário que houvesse uma política que facilitasse a entrada dos mesmos. Sendo assim, considera-se uma ligação na questão de desigualdade econômica e racial.

É necessário rever o pensamento homogeneizador que predomina, afim de que se adeque as necessidades de uma sociedade com grande diversidade cultural étnico cultural, permitindo que a sociedade seja contemplada com uma educação para todos. Essa postura atesta a necessidade de inspiração na elaboração de projetos que estejam estritamente ligados a perspectiva cultural e que tenha como aliado as políticas pedagógicas alicerçando proposta, sendo assim, possam elas terem a sinergia ao alcance do objetivo principal que é proporcionar diálogo, respeito e valorização da diversidade étnica.

Encerro esse pensamento crítico deixando duas frases que considero muito importante para o mês que se comemora a Consciência Negra:

• “Não precisamos de um dia de consciência negra, branca, parda, albina... Precisamos de 365 dias de consciência humana.” Autor Desconhecido

• “Sou o quem Sou, porque somos todos NÓS” Autor Desconhecido

Pense Nisso! Grato.

LEONELSON DIAS DA SILVA – Professor da FASIPE, Coach Educacional e Assessor de Gabinete – Câmara Municipal Cuiabá.

MESTRANDO EM EDUCAÇÃO UNASP - SP

GRADUADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS – PR.

GRADUADO EM TEOLOGIA -PA.

PÓS GRADUAÇÃO: ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO EDUCACIONAL – SC

PÓS GRADUAÇÃO: GESTÃO EDUCACIONAL E METODOLOGIA CIENTÍFICA – SC

E-mail: leo_sid@hotmail.com

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