Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
Geral
Quarta - 02 de Janeiro de 2019 às 01:18

    Imprimir


Rafaela atropelou, matou e agora está em casa, esperando a poeira baixar e a vida voltar ao normal.

A Motorista saiu da balada, estava alcoolizada e acabou atropelando três pessoas. Era noite do dia30 de setembro de 2017 na cidade de São Paulo. Sim, isso mesmo, 2017. O fato é que 1 ano, 2 meses e 23 dias depois a cena se repetiu, desta vez em Cuiabá. A mesma história, o mesmo enredo de terror. Era madrugada do dia 23 de dezembro de 2018, a bióloga Rafaela Screnci da Costa Ribeiro, de 33 anos,voltava de uma balada e de acordo com imagens de vídeos que mostram ela no interior da casa noturna, estava alcoolizada. Com o carro em alta velocidade atropelou três jovens na avenida Isaac Póvoas, em Cuiabá/MT.

O fato é que seja a motorista Talita Sayuri Tamashiro, de 28 anos em São Paulo ou Rafaela em Cuiabá, estes não foram e não são casos isolados. Todos os dias nos mais variados lugares e situações, pessoas estão perdendo a vida, mortes que acabam virando mais uma estatística. Números que colocam o trânsito brasileiro como o quarto mais violento do continente americano, de acordo com os dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) .

Quando decidiu pegar o carro naquela noiteRafaela Screnci da Costa Ribeiro selou o destino de três jovens. Myllena de Lacerda Inocêncio, de 22 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local; o cantor sertanejo Ramon Alcides Viveiros, de 25 anosmorreu no hospital 5 dias após o acidente e a universitária Hya Giroto Santos, de 21 anos, continua internada em estado grave.

Para os familiares fica o sofrimento e a sensação de impunidade, principalmente quando os culpados pagam suas fianças e respondem pelo crime em liberdade porque a legislação brasileira é muito branda e confusa. Um acidente de trânsito que ocorre em razão de um deslizamento na pista ou outra situação semelhante é diferente de um acidente que ocorre quando o motorista ingeriu bebida alcoólica e resolve dirigir. São situações totalmente diferentes que não poderiam receber o mesmo tratamento, mas infelizmente é o que acontece no Brasil.

Em tempo que se discute muito o estatuto do desarmamento, essa combinação que tem matado tanto quanto, passa despercebida, direção, álcool e celular, um trio que tem dizimado milhares de vidas a cada ano no Brasil. Pesquisas mostram que mais de 55% das mortes no trânsito ocorrem pela mistura do álcool e volantee o mais grave nisso tudo é que as penas no Brasil para esse tipo de crime são tão brandas que todos sabem que se o criminoso tiver um pouco de dinheiro que lhe permita pagar um bom advogado e uma fiança, responderá pelo crime em liberdade e dificilmente ira para a prisão, pois a maioria dos casos são tratados como crime culposo e assim não são submetidos ao Tribunal do Juri. Tudo isso ainda é agravado pela morosidade do judiciário, onde os processos se arrastam por longos e longos anos para ao final os familiares verem a pena convertida em multa e serviços sociais.

O Trânsito brasileiro em 2016 registrou 37.345 mortes e mais de 600 mil pessoas que ficaram com sequelas permanentes, ou seja, são 102 mortes por dia, o que mostra mais de 4 mortes por hora.Importantesalientar ainda que no Brasil 60% dos leitos hospitalares do Sistema único de Saúde (SUS) são ocupados por vítimas de acidente de trânsito e nos Centros cirúrgicos mais de 50% também são utilizados por vítimas do trânsito.

Myllena, Ramon não voltarão mais para casa, Hya ainda luta pela vida. É bem provável que Rafaela Screnci da Costa Ribeiro volte a sua rotina em muito breve. Novas baladas virão, o primeiro gole de muitos e a tragédia tão anunciada pode sim voltar a acontecer.

Precisamos de penas severas, Rafaela deveria estar presa sem direito a fiança, mas enquanto isso não acontece vamos rezar para que o próximo jovem alcoolizado tenha consciência do risco que está produzindo e ao invés de virar a chave no contato, chame um Uber, um Taxi ou ligue para alguém da família ir lhe buscar. Só assim vamos poder dormir tranquilos enquanto nossos filhos se divertem nas muitas baladas Brasil a fora e ao Poder Público, clamamos por penas mais severas e julgamentos mais rápidos.

Sirlei Theis é Advogada, Especialista em Gestão Pública

Email: sirleitheis@gmail.com



URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/artigo/1242/visualizar/