Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
Geral
Quarta - 02 de Janeiro de 2019 às 01:37

    Imprimir


É praticamente unânime que 2018 não foi um ano fácil e coincide com o período em que estive à frente da Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso. Muitos desafios, obstáculos e tensões. Mar revolto. Tsunami. Essa dimensão engrandeceu cada luta e cada vitória conquistada, todas decorrentes de trabalho árduo e coletivo. Verdadeiro time de guerreiros. Somos poucos servidores públicos na PGE e fizemos muito, na raça.

Foi difícil mas também foi incrível, especialmente porque aprimorei minha cidadania. E como cidadã cuiabana e mato-grossense tive mais convicção de que precisamos, como sociedade, reconhecer e estimular a atuação dos agentes públicos sérios, bem intencionados e qualificados. Que amam servir.

A gestão pública é uma atividade exigente, penosa, que exige dos gestores coragem para a tomada de decisões diárias sobre questões relevantes e complexas, num ambiente de extrema tensão. Quando se desvaloriza a atividade pública como um todo, afasta pessoas de bem e capazes de contribuir para o bem comum.

É preciso comprometimento, ética, dedicação integral, coerência, equilíbrio, liderar para obter resultados positivos, ser verdadeiramente capacitado para as tarefas de gestão e atividade política. Poucos são os vocacionados e se dispõem aos sacrifícios impostos: riscos pessoais excessivos, quase nenhum reconhecimento público e incessante presunção de maus propósitos.

A advocacia pública tem aí um papel preponderante pois possui os instrumentos capazes de contribuir para a efetiva viabilização das políticas públicas, dar segurança ao trabalho dos gestores, encontrar soluções viáveis para a concretização dos objetivos públicos, velar pela observância dos padrões legais e defender a atuação daqueles que desenvolvem um serviço público adequado. Um ciclo novo se inicia, com novos gestores no executivo estadual e um excelente , íntegro e honrado Procurador-Geral. Que seja um tempo novo abençoado, menos turbulento e como diria o saudoso Procurador Carlão repleto de ondas que não sejam encapeladas (no espírito de Jobim em Ipanema).

GABRIELA NOVIS NEVES PEREIRA LIMA é procuradora do Estado



URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/artigo/1244/visualizar/