Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
Geral
Quinta - 16 de Maio de 2019 às 22:29

    Imprimir


Amanhã, DIA 15 de MAIO de 2019, na quase totalidade das cidades brasileiras educadores, trabalhadores em educação e professores/professoras e estudantes irão PARALISAR SUAS ATIVIDADES, em sinal de protesto contra as medidas do Governo Bolsonaro, incluindo cortes e congelamento dos recursos para as Universidades Federais e Institutos Federais de Educação e em defesa da Educação pública, gratuita e de qualidade em todos os niveis.

O Governo Bolsonaro tem como agenda occulta a destruição do ensino superior publico, incluindo o corte de bolsas de mestrado, de doutorado, pos-doutorado, afetando de maneira direta as pesquisas e o desenvolvimento da ciência e da tecnologia em nosso país, abrindo caminho para a total privatização da educação, inclusive no nível superior. Para este tipo de ação, a educação nada mais é do que uma mera mercadoria a ser comprada e vendida no Mercado.

O sucateamento e a destruicao das Universidades Federais, dos Hospitais universitários e dos Institutos Federais de Educação caminham a passos largos e rápidos no atual governo, exigindo uma tomada de posição de quem ainda sonha com um Brasil desenvolvido, justo e um grande ator no cenário internacional. Nada disso será possivel se o governo continuar destruindo as bases do conhecimento, da pesquisa e do desenvolvimento científico e tecnológico. Esta é uma forma disfarçada de mordaça para impedir que a autonomia das universidades e a liberdade de cátedra sejam os esteios do ensino superior.

De forma semelhante diversos Senadores, Deputados Federais, Governadores, Prefeitos, Deputados Estaduais, Vereadores, Reitores, intelectuais, cientistas e empresários, não apenas do Brasil, mas em diversos países já tem se manifestado contra este absurdo, uma medida obscurantista, com sérias e negativas repercussões para o futuro do Brasil.

O proprio Ministro da Ciência e Tecnologia, Astronauta Marcos Pontes, tem falado que tal medida irá provocar a paralização das pesquisa nas universidades federais, que são responsáveis por mais de 90% de todas as pesquisas nacionais.

Um país que não investe de verdade em educação, inclusive na EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA, esta fadado a perder o bonde da história e permaneceer eternamente como dependente da ciência e da tecnologia importados, a nova forma de colonialism do século 21.

Todos os países que se desenvolveram ou deram um salto qualitativo significativo, investiram pesadamente em educação, na ciência e na tecnologia, e isto só é possivel com UNIVERSIDADES livres, mantidas com recursos publicos e gratuitas. Exemplos da Alemanha, da Rúsia, da Coréia do Norte, da China, da Inglaterra, dos EUA, da índia e outros países, demonstram que para avançar, um país só tem UMA ÚNICA PRIORIDADE: EDUCAÇÃO, PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE. Governos medíocres, autoritários e totalitários não suportam universidades livres e atuantes.

Governos autoritários, totalitários e retrógrados jamais investem em educação, principalmente EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA, pois as UNIVERSIDADES representam o espaco da liberdade de pensamento, de criação e do dialogo franco, aberto e democrático, de onde surgem cientistas, gestores de qualidade, empresários inovadores e os defensores da justiça social e das oportunidades para todos!

Se voce mora em Mato Grosso, aqui vão algumas informações quanto aos horários e locais em que devem ocorrer essas paralizações, como ATOS UNIFICADOS entre entidades sindicais representantes de trabalhadores da educação, professores e professoras e tambem entidades estudantis representativas de estudantes universitários de secundaristas.

Em Cuiabá: `as 14 horas, na Praça Alencastro, bem no centro da Capital;

Em Sinop: `as 15 horas, na Praça da Bíblia;

No campus Araguaia- Barra do Garças: das 14 `as 18 horas, com exposição de trabalhos de pesquisa e extensão, na Praça Sebastião Jr, ao lado do Mercado Municipal.

Se voce reside em outras cidades ou outros Estados procure saber onde e em qual horário deverão ocorrer as manifestações em DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE.

PARTICIPE, COMPAREÇA, COMPARTILHE ESTA INFORMAÇÃO.

JUACY DA SILVA, professor universitário, titular e aposentado UFMT, SOCIÓLOGO, mestre em sociologia, articulista de diversos veículos de comunicação. Email profjuacy@yahoo.com.br Twitter@profjuacy Blog www.professorjuacy.blogspot.com



URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/artigo/1297/visualizar/