Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
Geral
Quarta - 26 de Agosto de 2020 às 22:06

    Imprimir


As cirurgias estéticas já estão de volta; seguindo, é claro, todas as normas ditadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para se evitar contaminação pelo novo coronavírus. Protocolos de segurança mais rígidos foram implantados e o ambiente hospitalar segue rígidas normas para garantir segurança aos pacientes e à equipe médica.

Na última segunda-feira (24), o Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso (CRM-MT) publicou Circular nº 24/2020 recomendando que as unidades privadas de assistência à saúde retomem gradualmente os atendimentos ambulatoriais e os procedimentos cirúrgicos eletivos na rede, desde que sejam adotadas medidas de contenção de contágio da Covid-19.

Agora, todas as pessoas envolvidas na cirurgia são avaliadas, e caso apresentem evidências de infecção, seja através exames clínicos ou laboratoriais ou pela comprovação de que tenham tido contato direto com pessoas ou lugares suspeitos, o procedimento não é realizado. Caso contrário, ocorre seguindo todas as normas de segurança.

Para que o paciente fique tranquilo, preciso dizer que o ambiente cirúrgico é diariamente, desinfetado; o que também ocorre com equipamentos e instrumentos cirúrgicos. As equipes médicas usam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) conforme dita a OMS. Portanto, tudo está adaptado para ampliar a segurança hospitalar durante os procedimentos estéticos e reparadores, bem como todas as demais cirurgias eletivas.

As cirurgias de transplante capilar, por exemplo, onde não há cortes, a anestesia local e não há necessidade de internação estão ocorrendo normalmente. O procedimento é superseguro. Muitos pacientes optaram por fazer a cirurgia que esperavam há tanto tempo agora, já que estão trabalhando no sistema home-office e podem se recuperar em casa ao lado de seus familiares e onde, também estão exercendo suas atividades profissionais. Neste tipo de cirurgia o paciente pode voltar à sua rotina no dia seguinte à operação.

Encerro dizendo que em tempos de pandemia todo cuidado é pouco. Mas assegurando que se respeitadas todas às normas de segurança, as cirurgias podem ocorrer tranquilamente. Elas trazem autoestima, o que, sem dúvida, é um ativo importantíssimo para a saúde mental nestes tempos difíceis.

*Victor Albuquerque é cirurgião plástico. CRM – MT 8623 / RQE: 3790. Instagram: @drvictoralbuquerque / www.drvictoralbuquerque.com.br



URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/artigo/1412/visualizar/