Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
Geral
Quinta - 24 de Março de 2022 às 21:13

    Imprimir


Certamente você já ouviu falar “estagiário é quebra-galho”; “a culpa é do estagiário”; “manda o estagiário”; “estagiário é faz tudo”... Passou da hora de desmistificar esses pensamentos errôneos.

Principiante, além do estágio supervisionado, não obrigatório, ser uma etapa importante para o seu crescimento profissional – e pessoal –, você viverá oportunidades únicas com a prática concreta de conteúdos universitários.

Asseguro que somente o saber acadêmico não lhe formará um bom profissional. É importante o contato diário com a execução prática, complementando o aprendizado escolar e fazendo construir um conhecimento superior, e ainda aplicando de forma correta as atividades.

NÃO TENHA MEDO! No estágio, você terá oportunidades de saber como se portar em um ambiente de trabalho, otimizar seu tempo, colaborar e lidar com o trabalho em equipe, alcançar metas, produzir e obter resultados, dentre outras diretrizes adotadas de acordo com o seu supervisor, que irá lhe orientar e corrigir.

A Lei nº 11.788/2008 regulamenta o estágio de estudantes, garantindo, ao longo de sua redação, que permaneça vinculado ao processo educativo. Logo, a escola/faculdade também é responsável pelo acompanhamento do estágio supervisionado, de maneira formal.

Independente da Lei, não se pode ignorar outras normas que podem ser regulamentadas pelo órgão/empresa.

Mas, quem pode fazer/ser um estagiário?

Simples. É qualquer estudante que estiver frequentando, regularmente, o curso de educação superior, médio, profissional, educação especial e até mesmo o estudando final dos anos fundamentais, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (art. 1º).

ATENÇÃO: O estágio não caracteriza vínculo empregatício. Como dito, é aprendizado! Mas, caso o estagiário queira, pode contribuir como segurado facultativo da Previdência Social.

Considerem que o estágio é uma porta de entrada para que você possa empreender, inovar, pesquisar, estender conhecimentos... É a etapa inicial para a construção de uma carreira promissora e garantir suas conquistas no mercado de trabalho.

Portanto, aprendiz, aproveite o momento para fazer um bom estágio, pois ele é a oportunidade para a sua inserção no mercado de trabalho.

*Kesia Belchior é assistente ministerial no Departamento de Gestão de Pessoas do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.



URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/artigo/1485/visualizar/