Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
Geral
Segunda - 16 de Abril de 2012 às 06:33
Por: WILSON CARLOS FUÁ

    Imprimir


 Economista Wilson Carlos Fuá – É Especialista em Administração Financeira e Recursos Humanos
Economista Wilson Carlos Fuá – É Especialista em Administração Financeira e Recursos Humanos
Somos diariamente levados a escolher ou a renunciar, e muitas vezes agir com impulsividade que faz parte de nossa vida cotidiana. A escolha e a renúncia, é uma ação individual e as decisões são de forma pessoal. São momentos que se analisa de formas variadas em múltiplos contextos, unidos num só resultado: o amor, a lealdade, o sonho, a eterna busca pela felicidade, o compromisso que não será cumprido e as vezes a própria traição.

Muitos se decepcionam por não saber definir o que tanto procuram, pensam que sua existência se resume em: viver, se reproduzir, e morrer. Aguardando que ao fim das células, até que apareça alguém a lhe dizer: descanse em paz.

A vida pulsa, a vida cobra decisões, procure descartar a idéia de que a felicidade só bate uma vez em nossas portas, porque isso nos induz a levar uma vida com ansiedade e stress, o que fatalmente nos impulsionará a desviar do reconhecimento das pequenas coisas boas que acontecem diariamente em nossas vidas. Durante a nossa existência a felicidade fica a bater eternamente em nossa porta nos trazendo experiências mil, devemos aprender simplesmente vivê-las sem apego e sem ansiedade.

O seu futuro tem fator regenerante que a cada instante pode mudar e multiplicar a nossa vontade de viver intensamente. Um pequeno detalhe que as vezes pode passar despercebido ao nosso lado ou debaixo do nosso nariz, pode assumir proporções gigantescas pela força da lei da física, atuando no sistema de causa-efeito, e que é determinante para o nosso futuro! Será que estamos preparados para perceber toda essa abrupta diferença de frustrações e vitórias adiadas, que são jogadas em nossa cara todos os dias?

Devemos estar atentos às revelações que cada dia nos traz, aos pequenos detalhes que tudo determinam, aos sinais psicológicos que ensinam a entender as pessoas e os sinais espirituais que nos ajudam a interpretar a lei da vida e a seguir o nosso caminho, buscar o horizonte verdadeiro ou de sonhos na tentativa de expandir sempre a nossa mente. Nosso limite vai muito além, veja e sintonize-se com as coisas periféricas reduntante e sinta que todas as coisas pulsam, tudo é energia. O importante é encontrar o equilíbrio, a alegria, e descobrir a magia de viver, apesar de tudo o importante é saber lidar com as coisas mesmo na adversidade e elevar-se acima dos problemas.

Na verdade, máscaras que usamos nos distanciam sempre da realidade e impõem limites intransponíveis de quem realmente somos e de nossos próximos. Com o tempo, tendemos a nos comportar auxiliados por bengalas que são escoras de um modelo de comportamento que não são nossos, e que nos leva a tornar escravos de modelos que são apresentamos ao mundo como moderno. É por isso, que hoje estamos todos tão angustiados, perdidos e frustrados em nossas relações. O mundo está muito carente de autenticidades, a postura do comportamento “politicamente correto” é como uma capa, encobre as nossas inseguranças e nos protegem só na instantaneidade, mas não por muito tempo. Não existem regras para ser perfeitamente correto e para ser tão racional, pois pensem sempre o que vale nesta vida é o estado de espírito, será???

Além de saber controlar nossos sentimentos, as paixões, o importante é saber usar as nossas atitudes a nosso favor. Os nossos sentimentos são só nossos, o importante é saber controlar as questões relativas irracionalidades, ainda assim, o sentimento deve predominar, pois temos que sabermos alimentá-lo, para que ele nunca morra. A grande sacada, é saber se conter, mas as pessoas sentimentais tentam controlar suas atitudes e emoções, sem nunca deixar apagar chama do amor pela vida!!!

Ser imediatista demais atrapalha de certa forma, faz com que as pessoas percam o foco e a motivação, e em virtude da precipitação algumas vezes desistem ou erram por causa da fome de que tudo aconteça rapidamente.

A ginástica que devemos fazer ao acordar, (além do físico) é acreditar que os dias são únicos, é preciso saber respeitá-los em toda a sua grandeza, em seus mistérios e ter discernimento e sabedoria para vivê-los com emoção e alegria, ter sempre a concepção plena e a idéia fantástica de abastecer o sentimento do renascer todos os dias, amando a mesma mulher e fazendo sempre as mesmas coisas, no entanto, sem considerá-las como um ato repetitivo, e nunca tê-los como uma rotina, ao esquecer essa simples Lei da Vida, fatalmente bloqueará seu estado de felicidade e o levará a praticar seguidas aventuras até cair em depressão.

A felicidade é um fator contagiante, mas o ambiente triste é imperativo, é pesado e frio, e muitas vezes é o fator que contagia as pessoas propensas à carência sentimental a transformar-se em fábricas de estado depressivo. Pense nisso e fuja de ambientes tristes.

Economista Wilson Carlos Fuá – É Especialista em Administração Financeira e Recursos Humanos
Fale com o autor: fuacba@hotmail.com



 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/artigo/416/visualizar/