Publicado em Segunda - 04 de Novembro de 2019

“Sugar Daddy” e “Sugar Baby”

Num passado não muito distante a mulher tinha que se casar virgem. O divórcio por anos foi proibido, porém, as coisas foram evoluindo e novos conceitos introduzidos na sociedade, a exemplo, da união estável, da flexibilização para alguns direitos da concubina (amante), surgimento da união homoafetiva, filhos socioafetivos, contrato de namoro, e agora temos o surgimento do relacionamento sugar.

A era é de novos tempos, e, infelizmente, não temos como fugir à essa modernidade. Sem dúvida, que hoje temos maior liberdade, diversidade e criatividade, para ousar, inventar e criar.

Leia mais...

A vaidade, a rosa e o sopro da vida

Publicado em Quarta - 30 de Outubro de 2019

“Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade”, (Eclesiastes 1:2; 12:8), da mesma forma que o salmista Davi escreveu “deste aos meus dias o comprimento de alguns palmos; à tua presença, o prazo da minha vida é nada. Na verdade, todo o homem, por mais firme que esteja, é pura vaidade” (Salmo 39:5).

De fato, tudo é vaidade: o desejo de acumulação de capital, a avareza, a inveja, o egoísmo, o desejo de beleza corporal, de realização de grandes obras materiais; tudo é vaidade diante do nosso efêmero lapso carnal/temporal, ante a nossa eternidade espiritual e diante de Deus.

Leia mais...

Desigualdade: um debate necessário

Publicado em Domingo - 20 de Outubro de 2019

Um dos temas mais recorrentes no debate politico, econômico, social e ideológico há seculos e que com frequência volta `a baila é a questão da desigualdade, em sua diversas formas e manifestações. Existe ate uma frase já “famosa” e por todos/todas muito conhecida que diz que “os ricos estão ficando mais ricos e os pobres mais pobres”.

Leia mais...

Sinuca de bico

Publicado em Domingo - 20 de Outubro de 2019

Os leitores/as aficcionados pelo jogo de sinuca, que distrai e faz concentrar a mente, conhecem a expressão “sinuca de bico”, que significa uma jogada de alto risco a desafiar os profissionais do taco. Não é o meu caso. Sou amador no assunto. Mas, o STF, onde exímios jogadores/as tem assento, alguns até que interpretam a Constituição fazendo-a dizer o que não está escrito, como temos visto, tem agora uma jogada extremamente complexa a deslindar: a prisão após julgamento em 2ª instância.

Leia mais...

Cooperativismo de crédito: trabalhar para transformar

Publicado em Domingo - 20 de Outubro de 2019

Cooperar é uma palavra que tem várias definições. Uma delas é operar em conjunto, é – o que podemos dizer – ser coautor(a) de uma mesma obra. Esses “coautores” são chamados de agentes transformadores da sociedade. É assim que tratamos as pessoas envolvidas com o cooperativismo. Independentemente da área de atuação da cooperativa, o propósito é que as pessoas cresçam juntas, ação que contribui diretamente para a redução da desigualdade econômica e social.

Leia mais...

Professora, professor: resistências, desafios e esperanças

Publicado em Domingo - 20 de Outubro de 2019

A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, destina-se ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Assim estabelece o artigo 205 da Constituição Federal, inscrevendo uma concepção ampla de educação que tem como mais firme pilar a professora, o professor.

Leia mais...

REFLEXÃO DE BOA VONTADE Quem faz o pão...

Publicado em Domingo - 20 de Outubro de 2019

A Economia não pode ser o reino do egoísmo. Ora, ela está aí para beneficiar todos os povos, compartilhando decentemente os bens da produção planetária.

Leia mais...

Constituição de Mato Grosso

Publicado em Terça - 15 de Outubro de 2019

Na condição de deputado estadual, eleito pelo voto direto, obtendo votação expressiva 21.347 votos, que me credenciou a ocupar uma das 24 cadeiras do legislativo estadual. Prefiro ser redundante a ser omisso, principalmente quando se trata da minha votação, que me conduziu à Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

O meu papel enquanto deputado estadual, não se limita ou se restringe, apenas e tão somente à criação de leis, propor, emendar, alterar, revogar e derrogar leis estaduais.


Leia mais...

Amazônia na agenda do Vaticano

Publicado em Domingo - 06 de Outubro de 2019

Durante meses a Amazônia esteve na pauta das discussões nacionais e internacionais. Apesar de que o desmatamento legal ou illegal, as queimadas, as terras indigenas e reservas florestais serem invadidas por grileiros, madereiros, garimpeitos e a violência corer solta nesta vásta área brasileira e também de outros sete paises que a integram, no caso brasileiro, desde a posse do Governo Bolsonaro esta realidade recrudesceu

Leia mais...

Qual o efeito da blindagem?

Publicado em Domingo - 06 de Outubro de 2019

No mundo corporativo é comum nos depararmos com interlocutores e assessores que blindam seus assessorados, desta forma acham que irão manter o controle das ações, mas, na verdade, isso demostra total despreparo e insegurança em relação ao desenvolvimento de suas ações. Quando acontece a blindagem o assessor deixa de realizar o real papel a se cumprir, que é o de o assessorado ter a oportunidade de esclarecer equívocos e ter sua fala garantida em relação as tomadas de decisão. Contudo, com a blindagem feita por pura insegurança em permitir que os demais colaboradores cheguem até seu assessorado, faz com que o trabalho seja limitado e inconsistente, pois quem precisa repassar as informações sobre determinado tema é o profissional que tem propriedade sobre o assunto, assim o trabalho será bem realizado e seu assessorado terá segurança na prática de suas ações.

Leia mais...