Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Domingo - 07 de Setembro de 2014 às 19:05

    Imprimir


Sesp/MT
Nem mesmo o sol forte da manhã deste domingo (07.09) impediu que a população prestigiasse o dia da Independência do Brasil. São exatamente 192 anos desde que, Dom Pedro de Alcântara de Bragança, mais conhecido como Dom Pedro I, gritou “Independência ou morte!”, no dia 7 de setembro de 1822. O desfile cívico militar foi realizado em frente à Praça das Bandeiras, na avenida Historiador Rubens de Mendonça, em Cuiabá.

Segundo o coordenador geral do evento, tenente-coronel BM Átila Wanderley da Silva, o objetivo da Semana da Pátria é manter o civismo e patriotismo presente na vida das pessoas. “Temos um público de quase 10 mil pessoas aqui. A participação da população é um momento de integração com a Segurança”, falou.

O secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, destacou que a intenção do evento é provocar na população o sentimento cívico. “Este é o dia em que celebramos o aniversário de Independência da Pátria, e é um exercício de cidadania e demostração de soberania do povo. Um momento onde as forças armadas e os órgãos de Segurança Pública do Estado celebram todos juntos essa data importante”, ressaltou.

O grito do Ipiranga marcou a emancipação política do Brasil e para comemorar este fato histórico, todos os anos são realizados os desfiles cívicos. De acordo com o general da 13° Brigada de Infantaria Motorizada, general de brigada José Carlos Braga de Avellar, a data é propícia para que a nação reflita sobre o País que está sendo construído.

“Nessa data as forças vivas da comunidade têm que se reunir e celebrar aquilo que construímos e deslumbrar nosso futuro. É excelente ver as escolas prestigiando o evento e se juntando nessa data magna”, disse.

O pai de três garotos, Joanísio Rodrigues Corrêa, 42 anos, morador do bairro Doutor Fábio, em Cuiabá, trouxe a família toda para prestigiar o evento. “As crianças ficam empolgadas e acham tudo bonito. Trago eles para verem as apresentações do militares que nos dão dimensão da Segurança Pública”, comentou.

As escolas se preparam o ano inteiro para esse desfile. Segundo o professor e coordenador geral de Fanfarra da escola Souza Bandeira, localizada no bairro Coxipó, Samerson Paes, 24 anos, no evento os alunos fazem um intercâmbio de uma banda com a outra. “É sempre uma emoção para nós participarmos desse evento, comemorando uma data importante. Nos sentimos orgulhosos em participar”, afirmou.

Passaram pela avenida militares da Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Polícia Judiciária Civil, agentes prisionais, Politec, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal de Várzea Grande.

Também desfilaram na avenidaescolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande, além de 72 integrantes de lojas maçônicas e integrantes do Moto Clube Bodes do Asfalto.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/11082/visualizar/