Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Quarta - 25 de Junho de 2014 às 00:23

    Imprimir


A festa começou no último sábado a noite, reunindo a população do município de Tabaporã,   que acompanhou de perto o show da banda Trilha na praça  Desbravadores. O deputado Airton Português (PSD), o prefeito do Município, Percival Cardoso,  o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Jonas Abacate, entre outras autoridades  prestigiaram a abertura do evento.

“  Venho acompanhando o Festival de Pesca de Tabaporã desde o inicio. Parabenizo todos que vem desenvolvendo  esse trabalho  significativo”,   disse o deputado Airton Português durante  o 5°  Festival de Pesca do município de Tabaporã  neste final de semana, na praça principal da cidade. Durante o evento,  Português ressaltou que o Rio dos Peixes é conhecido por seu potencial turístico.

Na oportunidade, o deputado explicou que o   Tabaporã , é um município que vem crescendo a cada dia, tanto que  no encontro de Prefeitos de  Mato Grosso,  a cidade  foi contemplada   com um caminhão através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal.

Já o prefeito de Tabaporã, Percival Cardoso, agradeceu o deputado Airton Português pelo apoio que vem dado ao município. “ O deputado sempre participou do Festival de Pesca, valorizando o turismo de nosso estado”,  disse o prefeito.

Um dos organizadores do evento, o secretário de Meio Ambiente e Turismo de Tabaporã ,  Jonas Abacate, ressaltou que o evento vem crescendo a cada edição realizada. São equipes que vem de diversas cidade de Mato Grosso, até mesmo de  fora do Estado.

“Graças aos nossos apoiadores, como o deputado Português nosso Festival de Pesca sempre  dez  sucesso. O evento não serve somente de competições de pesca, mas também para reunir famílias da região. Que vem aqui para se divertirem”, destacou o secretário.

No domingo a festa continuou com a  largada dos barcos.  Uma equipe do município de  Porto dos Gaúchos ficou  em 3° Lugar no 5° Festival de Pesca de Tabaporã.   Cerca de 43 equipes de vários municípios de MT participaram do 5° Festival de Pesca de Tabaporã, realizado no domingo dia 22 no rio dos Peixes. O peixe que predominou no anzol dos pescadores foi o trairão ou “lobó”.

Estiveram presentes no Festival de Pesca equipes de  Novo Mundo, Juara, Sinop, Porto dos Gaúchos, Cuiabá, Juína,  Tabaporã, Maringá - Paraná, Alta Floresta, Iviema ,  Mato Grosso do Sul e Cáceres.

Se destacaram também durante o evento , 10  equipes  e levaram a premiação. Das 10 classificadas somente 03   eram de  outras regiões.  Entre elas estão;   Equipe Sargento de  Porto dos Gaúchos em 3°, Equipe Zero 60 de Novo Mundo em 5° e a equipe Carajá de Cáceres em 9° lugar. As demais equipes premiadas entre as 10 primeiras colocadas foram de Tabaporã.

Antes da Largada das equipes, o deputado Airton Português, juntamente com outras autoridades presentes no evento participaram da inauguração do Centro de Eventos Rio do Peixes, local que servirá de lazer  para as famílias do município.

Os principais prêmios foram 01 Barco com Carretinha, 01 Motor 15-HP e 01 Moto Pop.

Classificação das equipes vencedoras;

1° Lugar – Equipe Bonito – Tabaporã – Trairão 68 cm

2° Lugar – Equipe Dourado 01 – Tabaporã – Trairão 61 cm

3° Lugar – Equipe Sargento – Porto dos Gaúchos – Trairão 59 cm

4° Lugar – Equipe Bagre – Tabaporã – Trairão 58 cm e Trairão 45 cm

5° Lugar – Equipe Zero 60 – Novo Mundo – Trairão 58 cm e Tucunaré 39 cm

6° Lugar – Equipe Palmito – Tabaporã – Trairão 56 cm

7° Lugar – Equipe Cachara – Tabaporã – Trairão 56 cm

8° Lugar – Equipe Pirapitanga – Tabaporã – Trairão 54 cm

9° Lugar – Equipe Caraja – Cáceres – Trairão 53 cm

10° Lugar – Equipe Cavala – Tabaporã - Trairão 53 cm

Paralelamente ao festival adulto aconteceu o festival infantil com a seguinte classificação:

CATEGORIA INFANTIL

1° Lugar – Pedro Henrique Bontempo da Silva – Tabaporã

2° Lugar – André Zuconeli – Tabaporã

3° Lugar – Jailson dos Santos de Souza – Tabaporã






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/11590/visualizar/