Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Segunda - 23 de Junho de 2014 às 20:33

    Imprimir


Pedro Taques e Jayme Campos deverão ser homologados como candidatos na próxima sexta-feira (27)
Pedro Taques e Jayme Campos deverão ser homologados como candidatos na próxima sexta-feira (27)

A tradicional Cavalhada de Poconé recebeu neste domingo (22) os pré-candidatos ao Governo do Estado e ao Senado Federal pela oposição, Pedro Taques (PDT) e Jayme Campos (DEM), respectivamente.

Na ocasião, os dois aproveitaram para cumprimentar os moradores do município, além de cidadãos de outras cidades que se deslocaram até Poconé para desfrutar o evento.

-Essa é uma das festas mais lindas que tem aqui no Estado, é preservação cultural e momento oportuno de rever grandes amigos-, disse Jayme durante as apresentações.

Pedro Taques e Jayme Campos deverão ser homologados como candidatos na próxima sexta-feira (27), quando acontece a convenção do PDT, no período da tarde, e do DEM, no período da manhã.

Esta é a segunda vez que os dois vão a evento público desde que confirmaram, há dez dias, a candidatura dos dois aos cargos majoritários. Na semana passada eles visitaram a Exposição Agropecuária de Sinop.

Cavalhada de Poconé

A festa tem origem portuguesa e acontece há mais de 50 anos no município em todo mês de junho. A manifestação cultural é marcada pela disputa entre mouros e cristãos para salvar uma princesa presa em uma torre permanentemente vigiada. De acordo com os organizadores, cerca de 10 mil pessoas participaram do evento neste domingo.

Os brasileiros começaram a encenar a batalha ainda nos tempos coloniais, mas, em Poconé, a tradição surgiu na década de 50. A competição dura em média seis horas e é encenada e composta por dois exércitos: o cristão representado pela cor azul e o mouro representado pela cor vermelha.

A batalha conta ainda com personagens como a rainha, os cavaleiros cristãos e mouros, pajens, máscaras, guardas do castelo, entre outros. Compõem a cena os castelos, suportes das provas, argolas, arcos, bastões, bandeiras, judas e fogos de artifício. São usadas também espadas, lanças e revólveres com munição de festim.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/11598/visualizar/