Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Quarta - 12 de Março de 2014 às 10:33

    Imprimir


Mayke Toscano/Secom-MT
O escritório foi inaugurado nesta terça-feira (11), com forte presença de representantes do setor em Mato Grosso.
O escritório foi inaugurado nesta terça-feira (11), com forte presença de representantes do setor em Mato Grosso.
Mato Grosso é o segundo estado brasileiro a receber a Incubadora Criativa, que vai auxiliar pequenos empreendedores do meio cultural a criar e manter seus produtos, sejam eles bens ou serviços culturais. Fruto de uma parceria entre Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC) e o Governo do Estado, o escritório foi inaugurado nesta terça-feira (11), com forte presença de representantes do setor em Mato Grosso.

Além de Cuiabá, outros quatro municípios serão polos da Incubadora Mato Grosso Criativo: Alta Floresta, Rondonópolis, Cáceres e Barra do Garças. Segundo Silval Barbosa, o escritório vai atuar em parceria com agentes financiadores e vem para criar oportunidades àqueles que trabalham com a cultura em Mato Grosso, para que possam se capacitar, elaborar bons projetos e desenvolver seus produtos. “É um espaço de oportunidades que está se criando com o apoio do MinC e a garantia de agentes financiadores. Só hoje tivemos quatro agentes presentes e outros certamente virão para ser parceiros”, comemorou o governador.

Ao todo, 13 estados firmaram convênio com o Ministério da Cultura, que investirá cerca de R$ 40 milhões nas incubadoras. De acordo com a secretária substituta de Economia Criativa do MinC, Geórgia Nicolau, o empenho de Mato Grosso garantiu a abertura do segundo escritório no Brasil, “a equipe foi bastante eficiente e por isso inauguramos aqui hoje”.

Geórgia ressalta a criatividade do povo brasileiro e lembra que, todos os dias, boas ideias nascem e morrem. “Queremos que com essa incubadora as ideias possam florescer e dar frutos, desde a criação de uma empresa, um novo produto, um novo serviço ou até a manutenção de um ponto de cultura. Nosso sonho é que o setor cultural possa viver do que faz e com sustentabilidade. Que com essa assessoria técnica e a ajuda de parceiros a gente possa dar vida longa a esses empreendedores”, frisou.

Por meio de edital, 11 profissionais de diferentes áreas foram selecionados para trabalharem na Incubadora, todos capacitados para as atividades de assessoramento, capacitação e elaboração de projetos, garantiu a secretária de Estado de Cultura, Janete Riva. “Este projeto vem pra suprir uma demanda. Toda a necessidade que o produtor cultural tiver ele vai aprender no escritório. Basta ter criatividade e buscar a incubadora que ele terá capacitação”.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/12516/visualizar/