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JUSTIÇA
Terça - 26 de Novembro de 2013 às 18:22

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Mais de cem alunos e professores da rede pública municipal de Alto Araguaia foram premiados na noite de segunda-feira (25.11), na sede da AABB, no município, pelo envolvimento e destaque no projeto “Leitura: Caminho do Saber”, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Promotoria de Justiça de Alto Araguaia, em parceria com Poder Judiciário e Prefeitura Municipal de Alto Araguaia. Mil pessoas participaram da solenidade.

Ao todo, foram distribuídos aos participantes que se destacaram em 12 modalidades, 142 prêmios, sendo 136 deles oriundos de transações penais. Desse total, 51 computadores, seis notebooks e 85 bicicletas. Foram vários os critérios de avaliação na seletiva, entre eles, para os melhores alunos em caricatura, crônica, criação de poemas, narração, dissertação, descrição e paráfrase. Já para os professores, foram considerados os melhores desempenhos em relação ao envolvimento com o projeto, criatividade, pontuação da escola, receptividade e relatório descritivo.

Emocionado, o procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Paulo Roberto Jorge do Prado, – que também foi homenageado - agradeceu o empenho dos promotores Márcio Florestan Berestinas e João Batista Oliveira, as ações desenvolvidas no município. Ressaltou ainda a participação brilhante dos alunos, professores, pais e dos demais órgãos parceiros. “Estou há 25 anos no Ministério Público, nunca vi esse trabalho, nessa proporção, em nenhuma outra Comarca. Promotores preocupados e em busca de uma transformação social. Isso é ser sociedade”, destacou o procurador-geral.

O idealizador do projeto, promotor de Justiça Márcio Florestan, destacou a administração do atual procurador-geral do MPE , Paulo Prado e de seu antecessor, Marcelo Ferra, como peças fundamentais na execução dos trabalhos. “Depois desses cinco anos de atuação, me sinto muito honrado. Sua gestão doutor Paulo, enobrece nossa instituição. O meu muito obrigado, ao doutor Marcelo Ferra que também acreditou em nossas ações. Aos professores, que merecem nosso respeito e admiração pelo excelente desempenho e iniciativa em prol de uma educação melhor. Deixo aqui, o meu muito obrigado a todos”, salientou Berestinas.

As premiações foram adquiridas pelo Ministério Público Estadual e Poder Judiciário mediante o direcionamento de transações penais. Conforme o trâmite, os materiais eram encaminhados à Secretaria Municipal de Educação. “Quero agradecer a todos, em especial ao promotor Márcio Florestan por permitir a existência desse projeto. Devemos muito a pessoas como o senhor que tem um desejo de uma educação melhor”, disse em seu discurso, a secretária municipal de educação Abilene Antônia de Bastos Queiroz.

Das nove escolas municipais participantes o projeto, apenas sete disputaram os prêmios: E.M. José Inácio Fraga, E.M. Adalcy da Conceição Rodrigues, E.M. Maria Julia de Almeida, E.M. Maria Ferreira Ribeiro, E.M. Izoldina de Castro Maia, E.M. Patrocínio Joaquim Dias, E.M. Anibal Pereira Júnior. A solenidade contou com apresentações dos alunos das unidades escolares.

Um dos grandes parceiros da iniciativa, o juiz da ª Vara da Comarca de Alto Araguaia, Carlos Augusto Ferrari, também destacou o empenho dos professores, de toda a equipe envolvida e aprimoramento na iniciativa do Ministério Público no município. “Não poderíamos deixar de mencionar os personagens principais de Alto Araguaia que são os estudantes”, enfatizou o magistrado.

PROJETO: O Caminho do Saber surgiu da premissa de que a leitura diante de sua relevância contribui na formação do senso crítico necessário ao exercício da cidadania. Diante deste cenário, o Ministério Público de Mato Grosso, por meio da Promotoria de Justiça de Alto Araguaia, juntamente com o apoio do Poder Judiciário, constataram que poderiam disseminar medidas voltadas a importância da leitura, utilizando-se, de recursos oriundos das transações penais.

“A sociedade e o Ministério Público não podem admitir a inércia do Poder Público no tocante à criação e ao desenvolvimento de políticas públicas direcionadas a difundir a relevância da leitura como ferramenta de aquisição de conhecimento, contribuindo para despertar e acurar nas pessoas o senso crítico necessário ao exercício da cidadania”, traz trecho do projeto.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/13351/visualizar/