Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
JUSTIÇA
Sábado - 12 de Outubro de 2013 às 08:40

    Imprimir


O site oficial do Serviço Federal de Vigilância Sanitária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) publicou oficialmente na sexta-feira, 11 de outubro, a liberação de seis frigoríficos exportadores de carne bovina. “O resultado deste processo deve-se às ações do Ministério e do setor produtivo nacional no atendimento dos requisitos russos”, destacou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Andrade.

Os estabelecimentos liberados estão em quatro estados brasileiros: São Paulo (JBS e Frigol), Mato Grosso do Sul (JBS e Marfrig), Goiás (JBS) e Mato Grosso (JBS). Vale destacar a liberação do frigorífico do JBS na unidade federativa do Mato Grosso, estado que até recentemente tinha restrições do governo russo.

Segundo o secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura (SRI/Mapa), Marcelo Junqueira, a boa notícia contrapõe restrições anteriores. “Isso fará com que o abastecimento russo seja reforçado e as exportações brasileiras continuem sendo incrementadas como já vinha ocorrendo ao longo deste ano. Em 2013, o crescimento em volume de carne bovina exportada em relação ao ano anterior foi de 21% no acumulado de janeiro a setembro. Há previsão de que nesse ano o Brasil bata recorde, em valor, nas exportações de carne bovina”, afirmou Marcelo.

O secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Rodrigo Figueiredo, informa que aguardará comunicado oficial do Rosselkhoznadzor para autorizar os embarques das empresas habilitadas.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/13686/visualizar/