Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Segunda - 24 de Junho de 2013 às 15:34

    Imprimir


assessoria
A ação circulará pelos espaços públicos dos municípios...
A ação circulará pelos espaços públicos dos municípios...

O projeto Caravana Pixaim está de volta! A ação fez história em 2010 ao levar teatro, leitura e tranças afro a escolas públicas de 30 cidades do Estado, atingindo mais de 10 mil alunos e professores. Este ano, percorrerá Cuiabá e 22 cidades do interior entre os meses de julho e setembro. A coordenação é da Central Única das Favelas de Mato Grosso (CUFA-MT).

Baseada no livro “Cabelo Ruim?”, da escritora Neusa Baptista, a Caravana Pixaim mais uma vez contará com patrocínio (via Lei Rouanet) do Grupo André Maggi, um dos principais grupos empresariais no setor do agronegócio no país, e da Rede Energia, uma das maiores empresas privadas do setor elétrico brasileiro.

Repetindo a fórmula que deu certo na primeira edição, a ação circulará pelos espaços públicos dos municípios uma peça teatral baseada na história do livro e oficinas de leitura e tranças afro, tudo de graça.

Desta vez, além de Cuiabá, a trupe passará por Várzea Grande, Rondonópolis, Primavera do Leste, Jaciara, Santo Antônio de Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Jangada, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Rosário Oeste, Nobres, Diamantino, Alto Paraguai, Barão de Melgaço, Dom Aquino, Cáceres, Tangará da Serra, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sapezal.

O projeto será também uma grande ação de incentivo à leitura! Três mil exemplares do livro “Cabelo Ruim?” serão doados aos municípios.

Na peça teatral, a atriz Tatyane Silva encarnará as três meninas do livro – Bia, Tatá e Ritinha – em um monólogo divertido e interativo com o público infantil. A autora Neusa Baptista estará à frente das oficinas de leitura e produção literária que terão como base o tema tratado no livro “Cabelo Ruim?”: a discriminação racial e os padrões de beleza.

Sobre o livro

Lançado em 2006, o livro “Cabelo Ruim?” conta a história de três meninas – Bia, Tatá e Ritinha – às voltas com o preconceito sofrido devido ao cabelo crespo, chamado de “pixaim”, “bombril” etc pelos colegas de escola. Por meio da amizade, elas descobrem a importância de valorizar sua estética para se sentirem bem consigo mesmas.

Grupo André Maggi

Fundado há mais de 30 anos, é um grupo de empresas do setor do agronegócio que atua na produção e comercialização de grãos, fertilizantes, transporte fluvial e energia. É composto pela Amaggi – Exportação e Importação Ltda., Divisão Agro, Hermasa – Navegação da Amazônia Ltda. e a Maggi Energia. Conta ainda com a atuação social da Fundação André Maggi.

Acompanhe as ações do Projeto Pixaim pelo blog: www.projetopixaim.blogspot.com.

Veja o roteiro da Caravana Pixaim

02.07 - Lançamento em Cuiabá

03.07 – Cuiabá

04.07 – Várzea Grande

05.07 – Santo Antônio de Leverger

09.07 – Poconé

10.07 – Jangada

06.08 – Chapada dos Guimarães

07.08 – Campo Verde

08.08 – Primavera do Leste

13.08 – Rosário Oeste

14.08 – Nobres

15.08 – Diamantino e Alto Araguaia

20.08 – Barão de Melgaço

21.08 – Dom Aquino

23.08 – Rondonópolis

11.09 – Cáceres

12.09 – Tangará da Serra

17.09 – Sorriso

18.09 – Lucas do Rio Verde

19.09 – Nova Mutum

24.09 - Sapezal






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/14637/visualizar/