Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
JUSTIÇA
Sexta - 09 de Novembro de 2012 às 10:43

    Imprimir


Foto: Arquivo / Ilustrar

Até a próxima quarta-feira, dia 14 de novembro, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso irá promover no Tribunal Centro Político Administrativo de Cuiabá cerca de 2.000 audiências de conciliação sobre o Seguro DPVAT, que indeniza vítimas de acidentes de trânsito causados por veículos automotores que circulam por terra ou por asfalto, como carros, caminhões, ônibus e motocicletas.  No Brasil, todos os pedestre, passageiros e motoristas têm direito à indenização do Seguro DPVAT nos casos de morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médico-hospitalares comprovadas.

O próprio acidentado ou herdeiro pode dar entrada no pedido de indenização e reembolso, não sendo necessário o auxílio de intermediários. A solicitação do Seguro pode ser feita gratuitamente em mais de 4.740 pontos oficiais de atendimento em todo o Brasil, porém, algumas pessoas, por não conhecerem as facilidades do acesso ao DPVAT, recorrem à Justiça para receber  a indenização. Com isso, o Seguro, que através de um ponto de atendimento leva até 30 dias para ser depositado em conta, pode levar cerca de dois a três anos para ser pago judicialmente.

Visando resolver essas questões judiciais e reduzir o número de ações que envolvem o Seguro DPVAT, a Seguradora Líder DPVAT, administradora do seguro, tem se mobilizado, em parceria com Tribunais de Justiça de vários Estados brasileiros, para realizar conciliações como a que ocorrerá em Cuiabá, onde estarão presentes conciliadores,  peritos médicos e advogados. Só no ano de 2011, mais de 12 mil beneficiários receberam suas indenizações após a celebração de acordos formalizados através de campanhas de conciliação.

De acordo com Ricardo Xavier, diretor-presidente da Seguradora Líder DPVAT, a conciliação é uma oportunidade para solucionar o processo. "Iniciativas como essa são importantes para agilizar o sistema judiciário e auxiliar a vítima a receber seu seguro de maneira mais rápida, visto que avaliamos o processo na hora e o pagamento é feito em até trinta dias", afirma. Devem comparecer às audiências os cidadãos que receberam a comunicação do Tribunal de Justiça sobre os encontros.

Em Pernambuco, durante todo o ano, o seguro DPVAT pode ser solicitado em 149 pontos oficiais, onde o atendimento é gratuito e autorizado pela Seguradora Líder. É importante que os interessados fiquem atentos ao prazo para fazer o pedido do seguro DPVAT, que é de três anos a contar da data de ocorrência do acidente. Os endereços dos pontos de atendimento e informações como a documentação necessária para dar entrada no pedido estão disponíveis no site www.dpvatsegurodotransito.com.br e no telefone 0800 022 12 04.

O DPVAT é o único seguro no Brasil que dá cobertura à totalidade da população de um país, inclusive a visitantes estrangeiros que sejam vítimas de acidentes de trânsito dentro do território nacional. Do total arrecadado, 45% são repassados ao Ministério da Saúde, para custeio do atendimento médico-hospitalar às vítimas de acidentes de trânsito em todo país. 5% são repassados ao Ministério das Cidades, para aplicação exclusiva em programas destinados à prevenção de acidentes de trânsito. Os demais 50% indenizam vítimas de acidentes de trânsito que resultaram em invalidez  ou morte e reembolsa aqueles que tiveram despesas médicas comprovadas.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/16172/visualizar/