Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
JUSTIÇA
Sexta - 30 de Março de 2012 às 05:35

    Imprimir


Dois novos enunciados da Comissão Permanentes de Promotores da Violência Doméstica (Copevid) foram aprovados pelo Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) do Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG). O primeiro, de número oito, refere-se aos efeitos das decisões após confirmação do Supremo Tribunal Federal (STF) da Constitucionalidade da Lei Maria da Penha e de que a ação penal nos crimes de lesão corporal leve e contravenção penal de vias de fato, praticadas com violência doméstica e familiar contra a mulher, é pública incondicionada.

“Conforme o enunciado nº 8 da Copevid, os efeitos de tais decisões são ex tunc,ou seja, validos desde a data que a lei entrou em vigor , sendo ainda vinculante, obrigando a todos os juízos e Tribunais brasileiros, não alcançando somente os casos acobertados pela coisa julgada”, informou a coordenadora nacional da Copevid, promotora de Justiça em Mato Grosso, Lindinalva Rodrigues Dalla Costa.

O segundo enunciado aprovado, de número 9, diz respeito às medidas protetivas previstas na lei Maria da Penha. “O referido enunciado dispõe que em sede de medidas de proteção é possível o encaminhamento e a inclusão do agressor usuário dependente de drogas lícitas ou ilícitas em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento ambulatorial”, explicou.

REELEIÇÃO: A coordenadora das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá, promotora de Justiça Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, foi reeleita, por unanimidade, ao cargo de coordenadora nacional da Comissão Permanente de Promotores da Violência Doméstica (Copevid). A vice coordenadoria ficou com a promotora de Justiça do Rio Grande do Sul, Ivana Machado Battaglin, e o cargo de secretário, com o promotor de Justiça do Piauí, Francisco de Jesus Lima. A eleição ocorreu durante encontro realizado nesta terça e quarta-feira (27 e 28), no Rio de Janeiro. Vinte e seis membros de diversos estados participaram do evento.

Durante o encontro, os membros da Copevid também definiram os nomes dos palestrantes e debatedores que serão convidados para o III Encontro Nacional dos Ministérios Públicos: Lei Maria da Penha e a importância da atuação interdisciplinar, que ocorrerá nos nos dias 28 a 30 de novembro de 2012, em Florianópolis-SC. Entre os palestrantes, foram confirmadas as participações da coordenadora nacional da Copevid, Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, e do promotor de Justiça em Mato Grosso, Antônio Sérgio Cordeiro Piedade, que falará sobre a atuação do Tribunal do Júri nos crimes que vitimam as mulheres.

Foi aprovado ainda o encaminhamento moções de congratulações para os ministros do STF, Subprocuradores da República e advogados da União, que atuaram diretamente nas ações ADC 19 e ADIn 4424, julgadas em 09 de fevereiro de 2012, reafirmando o integral amparo dos Direitos Humanos das Mulheres em situação de violência doméstica.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/17325/visualizar/