Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
JUSTIÇA
Quarta - 21 de Setembro de 2011 às 16:10

    Imprimir


Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro
Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro, anunciou nesta quarta-feira (21/09) a decisão de realizar, ainda neste ano, a biometria em sete municípios da baixada cuiabana, que tem índice de eleitores superior a 80%, comparados com o total da população. O desembargador informou ainda que, para preservar a qualidade no atendimento à população, vai dar início à biometria em Cuiabá após as eleições de 2012, e a tempo da realização da Copa do Mundo de 2014.

De acordo com o presidente do TRE-MT, não é possível realizar ainda neste ano a biometria em Cuiabá, devido ao atraso na licitação realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para a compra dos equipamentos necessários à coleta dos dados da população, chamados de Kit Bio.

Além do atraso, o TSE enviou a Mato Grosso um número inferior de Kit Bio, em relação ao que foi solicitado, o que geraria filas nos postos de atendimento, visto que a Justiça Eleitoral teria que atender, até janeiro, quase quatro mil pessoas na Capital. A revisão biométrica precisa ser encerrada em janeiro, por força dos trabalhos atinentes ao fechamento de cadastro dos eleitores.

Os equipamentos disponíveis hoje no TRE permitem realizar a revisão biométrica nesses sete municípios da baixada cuiabana com conforto para a população, visto que, juntos, eles possuem 53.903 eleitores, número inferior ao de Cuiabá, que tem hoje 382 mil pessoas aptas a votar.

“A Justiça Eleitoral trabalha para ser reconhecida pela sociedade como modelo de excelência na prestação de serviços e na promoção da cidadania. Temos um compromisso com o cidadão e vamos manter nossos esforços nesse sentido”, disse o desembargador Rui Ramos Ribeiro.

Os municípios de Acorizal, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães, Jangada, Santo Antônio de Leverger, Vale do São Domingos e Ponte Branca apresentam um percentual de eleitorado com índice acima de 80%, quando comparados com a totalidade da população (veja quadro abaixo). A legislação determina que, nestes casos, é necessária a revisão do eleitorado, a fim de detectar possíveis distorções que possam prejudicar o processo eleitoral.

A revisão biométrica na capital do Estado será realizada logo após as eleições municipais de 2012. Até a Copa do Mundo de 2014,  as populações de Cuiabá e de diversos municípios da baixada cuiabana já terão passado pela coleta das dez digitais e fotografia especial (biometria), o que aumenta a segurança da população.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/18829/visualizar/