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JUSTIÇA
Quarta - 02 de Junho de 2010 às 14:06

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A Ouvidoria-Geral da União promove mais uma etapa do 5º Curso de Aperfeiçoamento em Ouvidoria Pública, entre os dias 9 e 11 deste mês em Cuiabá, com a participação de mais de 150 ouvidores de todo Brasil.

O evento visa discutir questões que chegam diariamente às ouvidorias, como casos de assédio moral e de má prestação de serviço público, e também divulgar para a população qual o papel de uma unidade de ouvidoria.

A ouvidora-geral da União, Eliana Pinto, participará da solenidade de abertura na próxima quarta-feira (9), às 14h.

O 5º Curso de Aperfeiçoamento em Ouvidoria Pública ocorrerá na Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso.

Programação – Em Cuiabá, estarão na pauta temas como “Assédio Moral: um desafio para a Ouvidoria”, “Gestão de Ouvidoria: exercício cotidiano de cidadania”, “Carta de Serviços no contexto da GesPública”, “Mediação de conflitos em Ouvidoria - um caminho para a justiça", Ombudsman/ Ministério Público/Ouvidorias: análise comparativa”, “Segurança da Informação e Denúncia Anônima” e “O Ouvidor e a arte de interagir com o cidadão”.

O curso é uma parceria da Ouvidoria-Geral da União com a Ouvidoria Geral do Estado de Mato Grosso, Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT), Ouvidoria Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), Ouvidoria da Prefeitura de Cuiabá, Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) e Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat).

Números – As 153 ouvidorias do governo federal recebem, por ano, uma média de 3 milhões de manifestações da população. A Ouvidoria do Ministério da Previdência Social, por exemplo, recebe em média 16 mil manifestações por mês, entre reclamações, denúncias, sugestões e elogios. Diariamente são mais de 500 registros, inclusive nos fins de semana e feriados.






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