Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
JUSTIÇA
Quinta - 13 de Maio de 2010 às 14:47

    Imprimir


Com o objetivo de garantir a redução da criminalidade no Jardim Alvorada, um dos bairros que apresenta o maior índice de violência no município de Diamantino, o Ministério Público Estadual,por meio da Promotoria de Justiça da cidade, instituiu o projeto “Amigos do Bairro”. A iniciativa visa estimular a adoção de medidas voltadas para a responsabilidade social e estruturação familiar.

De acordo com a promotora de Justiça Regilaine Magali Crepaldi, o projeto começou a ser desenvolvido este mês. Na sexta-feira passada, por exemplo, foi formado o núcleo de articulação para as ações que serão desenvolvidas no Jardim Alvorada. A primeira reunião contou com a participação de 15 pessoas, entre presidente de bairro, conselhos gestores e lideranças religiosas.

No próximo dia 24, o Ministério Público e os integrantes do núcleo de articulação voltam a se reunir para mapeamento das demandas existentes na área da saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer, educação e geração de emprego e renda. O encontro será realizado no bairro com a participação da comunidade. “Além de trabalharmos em cima das demandas apresentadas, também iremos desenvolver ações mais genéricas”, destacou a promotora de Justiça.

Entre as medidas previstas no projeto estão a sensibilização da comunidade e fiscalização referente à proibição de venda de bebida alcoólica a menores de 18 anos; realização de levantamento dos programas profissionalizantes existentes no município visando sua efetividade no bairro; e realização de palestras na escola do bairro sobre prevenção às drogas, repressão à violência e responsabilidade dos pais sobres os direitos e deveres das crianças e adolescentes.

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Cultura, Esporte e Lazer, conforme o MP, será provocada para a criação de programas desportivos no bairro, além da criação de espaço público para esporte, lazer, arte e atividades culturais. “Vamos promover ainda dois concursos de frases e desenhos na escola do bairro visando ao engajamento da população sobre o combate à violência e a importância da família como base da sociedade ”, acrescentou a promotora de Justiça.

O Comando Geral da Polícia Militar também será acionado para assegurar o aumento do policiamento na região e a estruturação da polícia comunitária.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23545/visualizar/