Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
JUSTIÇA
Domingo - 02 de Maio de 2010 às 09:17

    Imprimir


Uma comissão composta por mulheres ligadas ao combate à violência doméstica se reunirá na manhã desta segunda-feira (03.05), às 10h30, com o Secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso, Diógenes Curado, para apresentar um projeto que visa atender a parte agressora.

De acordo com a Defensora Pública Tânia Regina de Matos, que também é vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa da Mulher (CEDM-MT), “a idéia surgiu há mais ou menos quinze dias quando um grupo de profissionais que atua na área se reuniu no gabinete da Dra. Adriana Coningham, Juíza da 2ª Vara de Combate a Violência Doméstica e Familiar da Capital, para conversar a respeito da violência contra as mulheres no Estado”.

Após as discussões, a conclusão foi de que o combate à violência deve ser feito de diversas formas, entre elas: capacitação dos funcionários do sistema prisional, desenvolvimento de oficinas com homens que agridem mulheres, esclarecimento sobre a Lei Maria da Penha, atendimento aos casais em conflitos, às vítimas e aos seus filhos.

Diante disso, o encaminhamento tomado foi de marcar uma reunião com o secretário e sua equipe para conversar a respeito do assunto, pois os números de casos chegam a ser assustadores. Uma pesquisa, realizada em apenas oito municípios do estado (de setembro de 2006 a setembro de 2009), constatou-se que o número de mulheres vítimas de violência chegou a 78.168.

Além da representante da Defensoria Pública, compõem a comissão: a presidente do CEDM-MT, Ana Emília Iponema Brasil Sotero; professora Vera Lúcia Bertolini; Dra. Ana Cristina Mendes e Adriana Coningham, Juízas da 1.ª e 2.ª Varas de Combate a Violência Doméstica e Familiar da Capital; Lindinalva Rodrigues e Elisamara Portela, Promotoras de Justiça das Varas de Combate a Violência Doméstica e Familiar da Capital;  Silvia Virginia e Ana Paula Faria Campos, Delegada da Delegacia da Mulher;  Kátia Simone, Rilzeli Gomes, Edvania Lima, Gislane Fontes, Ana Letícia, Eliane S. Moraes e Cleunice Santana.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23647/visualizar/