Publicado em Quinta - 09 de Dezembro de 2021

Ministério autoriza construção de 9 ferrovias pela iniciativa privada

O Ministério da Infraestrutura assinou nesta quinta-feira (9) autorização para que seis grupos empresariais possam iniciar a construção de nove ferrovias no país. A medida faz parte do Programa Pro Trilhos, que visa ampliar a malha ferroviária nacional, a partir de investimentos privados.

Leia mais...
© Ricardo Botelho/Minfra
© Ricardo Botelho/Minfra

Deputada Rosa Neide apresenta Indicação para que ANS limite cobrança mensal de coparticipação dos Planos de Saúde

Publicado em Quarta - 08 de Dezembro de 2021 | por Redação TA c/ Assessoria

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) apresentou nesta quarta-feira (08), Requerimento de Indicação para que a Agência Nacional de Saúde (ANS), edite nova Portaria que limite o valor de cobrança mensal de coparticipação, pelos Planos de Saúde. A indicação atende à solicitação feita por mães e pais, cujos filhos fazem terapias de alto custo.

No Requerimento também assinado pelo ex-ministro da Saúde e deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), a deputada pede que a nova Portaria seja nos mesmos termos da Portaria 433/2018, revogada pela ANS.

Na segunda-feira (06), Professora Rosa Neide se reuniu em Cuiabá, com mães e pai de filhos que fazem tratamento de alto custo, via plano de Saúde da Cooperativa Unimed Cuiabá.

Leia mais...

Decreto cria verbas para pagar Auxílio Brasil de R$ 400 em dezembro

Publicado em Quarta - 08 de Dezembro de 2021 | por Redação TA c/ PJC-MT

A edição extra do Diário Oficial da União (DOU) de nesta terça-feira (7) trouxe o texto da medida provisória (MP) 1.076 de 2021, que antecipa o pagamento do novo valor do Auxílio Brasil - programa social de distribuição de renda que substitui o antigo Bolsa Família.

O instrumento cria um benefício extraordinário que complementa as parcelas já previstas do Auxílio Brasil para o valor de R$ 400 divulgado pelo governo. A manobra ocorre devido à necessidade de promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios, que deverá ser fatiada e que possibilitará a alocação de recursos para o pagamento integral do Auxílio Brasil.

Segundo o calendário de pagamentos já divulgado pela Caixa, os créditos relativos à parcela de dezembro do Auxílio Brasil serão recebidos a partir da próxima sexta-feira (10).

Leia mais...
© André Corrêa/Agência Senado/Direitos reservados
© André Corrêa/Agência Senado/Direitos reservados

Entenda as novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica

Publicado em Domingo - 05 de Dezembro de 2021

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) regulamentou nesta semana a inclusão automática na Tarifa Social de Energia Elétrica para famílias de baixa renda. Atualmente, são 12,3 milhões de famílias beneficiadas pela tarifa e a expectativa do governo é que mais de 11 milhões tenham acesso ao benefício.

Leia mais...
© Edilson Rodrigues/Agência Senado
© Edilson Rodrigues/Agência Senado

Plenário do Senado aprova indicação de André Mendonça ao STF

Publicado em Quinta - 02 de Dezembro de 2021

O plenário do Senado Federal aprovou, por 47 votos a 32, a indicação do ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União André Mendonça para a vaga do Supremo Tribunal Federal (STF) deixada pela aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello.

Leia mais...

Estudantes protestam no Medici com presença de vereadora Edna

Publicado em Sábado - 27 de Novembro de 2021 | por Neusa Batista, Assessoria

Leia mais...
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

TSE cassa mandato de deputado do Paraná por infidelidade partidária

Publicado em Sexta - 26 de Novembro de 2021

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (25), por 4 votos a 3, cassar o mandato do deputado federal Evandro Roman (Patriotas-PR), por infidelidade partidária. A decisão tem efeito imediato.

Evandro Roman exerce o cargo como primeiro suplente desde fevereiro de 2019. Ainda naquele ano, ele mudou de sigla, do PSD para o Patriota, pela qual foi candidato a prefeito de Cascavel (PR) em 2020 e da qual se tornou dirigente no Paraná.

Pouco após a troca, outros três suplentes de deputado federal - Reinhold Stephanes Junior, Edmar de Souza Arruda e Hidekazu Takayama – acionaram o TSE alegando que a desfiliação de Roman do PSD foi realizada sem nenhuma justa causa prevista na legislação.

Leia mais...
© Marcello Casal JrAgência Brasil
© Marcello Casal JrAgência Brasil

Câmara dos Deputados aprova MP que cria Auxílio Brasil

Publicado em Sexta - 26 de Novembro de 2021

A Câmara dos Deputados concluiu nesta quinta-feira (25) a votação da Medida Provisória 1061/2021 que cria o Auxílio Brasil. O programa, que substitui o Bolsa Família, muda alguns critérios para recebimento do benefício, com incentivos adicionais ligados ao esporte, desempenho no estudo e inserção produtiva. A MP também cria o programa Alimenta Brasil, que ficará no lugar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que atende agricultores familiares. O texto agora segue para análise do Senado.

O texto-base foi aprovado por 344 votos favoráveis e nenhum contrário. Os partidos da oposição firmaram um acordo para votar favoravelmente ao parecer do relator, Marcelo Aro (PP-MG).

Os deputados votaram e aprovaram um único destaque, para incluir na lei o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), registro público eletrônico de informações socioeconômicas das famílias de baixa renda. A emenda, de autoria do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), foi aprovada por 187 votos a 115.

Leia mais...

Comissão protocola pedido de abertura de Comissão Processante contra prefeito

Publicado em Quarta - 24 de Novembro de 2021 | por Neusa Batista, Assessoria

Leia mais...
Billy Boss/Câmara dos Deputados
Billy Boss/Câmara dos Deputados

CCJ aprova redução na idade de aposentadoria obrigatória de ministros do STF

Publicado em Quarta - 24 de Novembro de 2021

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania(CCJ) da Câmara aprovou, nesta terça-feira (23), a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição 159/19, que estabelece que servidores públicos e ministros do Supremo Tribunal Federal serão aposentados compulsoriamente aos 70 anos de idade. Foram 35 votos favoráveis e 24 contrários à proposta.

A proposta, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), recebeu parecer favorável da relatora, deputada Chris Tonietto (PSL-RJ). O texto determina que o servidor abrangido por regime próprio de previdência social será aposentado obrigatoriamente aos 70 anos, e revoga a emenda (88/15) resultante da chamada PEC da Bengala que, em 2015, aumentou de 70 para 75 anos a idade da aposentadoria obrigatória dos ministros do Supremo, dos Tribunais Superiores e do Tribunal de Contas da União.

Leia mais...