Notícias POLÍTICA
Médico sanitarista, Lúdio Cabral assume presidência da Comissão de Saúde
O deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral (PT) assume a presidência da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa. O vice-presidente é o servidor da Saúde Paulo Araújo (PP). A chapa foi eleita por unanimidade na primeira reunião da comissão, realizada nesta terça-feira (28).
Edna defende candidatura própria e protagonismo do partido
Durante reunião ampliada com o tema “Desafios e tarefas do PT para a reconstrução de Cuiabá”, promovida pelo diretório municipal do Partido dos Trabalhadores, neste sábado (25), a vereadora Edna Sampaio argumentou que a legenda precisa diminuir as divergências internas e se unir em torno de candidaturas próprias nas próximas eleições, aproveitando a oportunidade criada pelo governo de Lula e pela derrota do fascismo nas urnas.
Ela afirmou que é preciso inteligência partidária para construir candidaturas a partir do debate com a base, da qual o partido precisa se reaproximar, assumir a defesa do governo Lula e se perceber enquanto única força política capaz de enfrentar o poder constituído no estado.
Governo cria GT para discutir combate a discursos de ódio e extremismo
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania institui um grupo de trabalho (GT) para apresentação de estratégias de combate ao discurso de ódio e ao extremismo e para a proposição de políticas públicas em direitos humanos sobre o tema. A portaria foi publicada nesta quarta-feira (22) no Diário Oficial da União
Gripe aviária chega ao Uruguai e Brasil reforça vigilância
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta quarta-feira (15) que, até o momento, não há nenhum caso de gripe aviária em animais comerciais ou silvestres do país. A declaração foi dada horas após o Uruguai ter confirmado um caso a cerca de 180 quilômetros da fronteira com o Brasil.
Edna Sampaio diz que decisão favorável não será isenta
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (14), a vereadora Edna Sampaio (PT) opinou que uma decisão judicial favorável à intervenção do governo do Estado na saúde não será isenta, já que beneficiará o governador, que é também parte responsável pelas más condições do serviço de saúde na capital.
“Se a Justiça decidir que o estado poderá fazer a intervenção, ok. Decisão judicial a gente tem que respeitar. Mas, nesse caso, a decisão vai tomar um lado, pois todos sabemos que há uma disputa entre o prefeito e o governador e que, na saúde, o Estado é parte e não um agente externo. A responsabilidade sobre a saúde de Cuiabá é também do governador”, disse ela.
Nova carteira de identidade será unificada em todo país
A partir desse ano o número deixa de existir e a carteira de identidade será a mesma em todo o País, trazendo nela o CPF, que passa a ser o único registro para os brasileiros. A informação é do diretor da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Rubens Okada. A nova carteira poderá ser feita a partir de março de 2023 em todos os 145 postos da Politec em Mato Grosso e terá os formatos digital e físico.
Lula diz que EUA podem contribuir para Fundo Amazônia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que os Estados Unidos contribuam com o Fundo Amazônia, que financia projetos de sustentabilidade com recursos de países ricos. Em entrevista coletiva após encontro com o presidente norte-americano, Joe Biden, Lula disse ter recebido a promessa de entrada do país no fundo.
Lula defende responsabilização em caso de violações contra Yanomami
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira (7), por meio do Twitter, que o governo não permitirá garimpo em terras indígenas. Na mensagem, Lula informou que está sendo realizado um processo de retirada de garimpeiros ilegais em Roraima. Segundo o presidente da República, o controle das terras indígenas será reestruturado com a participação de prefeitos e governadores
Ministro defende revisão de concessões de registros sindicais
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, destacou hoje (6) a importância da revisão das concessões de registros sindicais. “Tem muitas denúncias de fraudes em processos, cometidos especialmente no último ano. Nós precisamos ter um tempo para olhar, reestruturar o setor e chamar atenção dos sindicatos de que é preciso trabalhar um processo de fortalecimento do papel dos sindicatos e interromper o processo de pulverização das entidades sindicais no Brasil”, disse o ministro, em entrevista aos veículos da Empresa Brasil de Comunicação.
Reforma tributária é a aposta do Executivo e do Legislativo em 2023
A reforma tributária é a grande prioridade do governo no Congresso este ano. Para o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), é possível aprovar um texto de reforma até o final deste ano. A negociação está sob comando do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e os vice-líderes que dominam a área vão ajudar.