Publicado em Sábado - 01 de Fevereiro de 2020

OMS confirma 11.953 casos de coronavírus em todo o planeta

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou neste sábado (1º) para 11.953 o número de casos confirmados de coronavírus em todo o planeta. Deste total, 11.821 foram identificados em território chinês. O total de mortos permanece estável: 259 casos. Todos na China.

Leia mais...
Mulher usa uma máscara em Chicago, nos Estados Unidos, após o surto do novo coronavírus REUTERS/Kamil Krzaczynski/direitos reservados
Mulher usa uma máscara em Chicago, nos Estados Unidos, após o surto do novo coronavírus REUTERS/Kamil Krzaczynski/direitos reservados

HMC é o único hospital de Cuiabá a receber autorização do MEC para implantar Residência Médica em 2020

Publicado em Terça - 28 de Janeiro de 2020 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

Considerado pelo Ministério da Saúde como uma das três melhores e maiores unidades de saúde pública do Brasil, o Hospital Municipal de Cuiabá – HMC, Dr. Leony Palma de Carvalho, será o primeiro hospital municipal de Cuiabá a oferecer Programa de Residência Médica. Com foco em ortopedia, traumatologia e medicina intensiva, o projeto será coordenado pela Comissão de Residência Médica da Empresa Cuiabana de Saúde Pública – COREME/ECSP.

O Programa, que também beneficiará o Hospital Municipal São Benedito, se destacou como o único da Capital que, após ser apreciado por técnicos de todas as comissões e órgãos reguladores estaduais e nacionais, recebeu aprovação do Ministério da Educação (MEC) para ser implantado em 2020.

Leia mais...

Cuiabá credencia laboratórios via Ministério da Saúde e passa a ofertar mais de 800 próteses dentárias por mês

Publicado em Domingo - 26 de Janeiro de 2020 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá – SMS - credenciou via Ministério da Saúde dois novos laboratórios para dar celeridade ao serviço de confecção de próteses dentária aos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS. O trâmite que habilitou as empresas Dente Fácil Odontologia e Laboratório Rubens de Prótese Dentária aconteceram via chamamento público.

De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho com os novos prestadores que trabalharão de acordo com a tabela SUS, além da celeridade Cuiabá amplia a oferta do serviço.

Leia mais...
Prédio do Hospital Regional de Rondonópolis. - Foto: Marcos Vergueiro - SECOM/MT
Prédio do Hospital Regional de Rondonópolis. - Foto: Marcos Vergueiro - SECOM/MT

Governo convoca candidatos classificados no processo seletivo do Hospital Regional de Rondonópolis

Publicado em Segunda - 20 de Janeiro de 2020 | por Redação TA c/ Secom-MT

Leia mais...

Secretaria de Saúde realiza “Dia D” em Prevenção de Incapacidades Físicas

Publicado em Sábado - 18 de Janeiro de 2020 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

A campanha Janeiro Roxo, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a luta contra a hanseníase, começou em Cuiabá oficialmente no dia 09 de janeiro. Na data uma palestra foi proferida pela médica do PSF Renascer, Dra. Andreia Tomborelli, para os pacientes que aguardavam por atendimento na sala de espera da unidade.

Ela explicou que os principais sintomas da hanseníase são o aparecimento de manchas brancas, vermelhas ou roxas pelo corpo, ou de caroços. Além disso, a pessoa pode apresentar infiltrado da pele do rosto e da orelha, queda das sobrancelhas, cílios, dos pelos ao redor das manchas. Também pode acontecer perda de sensibilidade dos olhos, perda de força nas pálpebras, perda de força e sensibilidade nas mãos e pés.

Leia mais...

Secretaria de Saúde monitora rede de atenção às urgências em hospitais e prontos-socorros

Publicado em Quinta - 16 de Janeiro de 2020 | por Redação TA c/ SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do grupo condutor da Rede de Atenção às Urgências de Mato Grosso (RAU-MT), iniciou, na 1ª semana de janeiro deste ano, o monitoramento das unidades de saúde que possuem serviços habilitados e qualificados pelo Estado na Baixada Cuiabana.

Leia mais...

MT Hemocentro alerta para necessidade de repor estoque de sangue em janeiro

Publicado em Segunda - 13 de Janeiro de 2020 | por Redação TA c/ SES-MT

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, alerta a população para a necessidade de repor o estoque de sangue neste mês de janeiro, quando ocorre queda nas doações voluntárias em razão do período de férias. Até o dia 8 deste mês, a média geral de queda no estoque é de 45%.

O percentual de redução varia de acordo com o tipo sanguíneo, mas a queda registrada no estoque estratégico chega a 70%. As maiores reduções são dos estoques do tipo A negativo, com menos 70%, e AB negativo, com menos 66%.

Leia mais...
Foto: Secretaria de Estado de Saúde
Foto: Secretaria de Estado de Saúde

Saúde capacitou 480 profissionais para diagnóstico e enfrentamento da hanseníase em MT

Publicado em Segunda - 13 de Janeiro de 2020 | por Redação TA c/ SES-MT

Com objetivo de enfrentar a realidade hiperendêmica de hanseníase em que Mato Grosso se encontra, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) capacitou, entre agosto e dezembro de 2019, 480 profissionais da saúde de 36 municípios mato-grossenses. Em 2018, Mato Grosso registrou 4,7 mil casos da doença.

A proposta da capacitação, que terá continuidade em 2020 e alcançará as 16 regiões de saúde do Estado, é qualificar os profissionais para o diagnóstico precoce e enfrentamento da doença, além de combater o preconceito e a falta de informação em torno da enfermidade, conforme prevê o Plano Estadual Estratégico de Enfrentamento da Hanseníase.


Leia mais...

Número de grávidas com HIV aumenta quase 40% em dez anos

Publicado em Quinta - 09 de Janeiro de 2020

O número de grávidas com HIV no Brasil vem crescendo desde 2008, de acordo com os últimos dados do Boletim Epidemiológico de HIV/Aids divulgados pelo Ministério da Saúde. Em 2008, foram registradas 6,7 mil gestantes com HIV, o que representava 2,1 casos para cada 1 mil nascidos vivos.

Leia mais...

Gefron recupera veículo e prende fugitivo da Cadeia Pública de Mirassol D ‘Oeste

Publicado em Quinta - 09 de Janeiro de 2020 | por Redação TA c/ SES-MT

Leia mais...