Publicado em Sexta - 18 de Outubro de 2019 | por Redação TA c/ Secom-MT

Secretaria de Saúde alerta população para importância da vacinação

O Dia Nacional da Vacinação, comemorado em 17 de outubro, foi criado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância da imunização. Nesta data, a Secretária de Estado de Saúde (SES-MT) reforça o chamamento da população para a imunização.

Doenças que estavam erradicadas no Brasil estão ressurgindo, entre elas, poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche. Neste contexto, o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, alerta à população para o Dia D da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação, que será no próximo sábado (19.10) e é voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos. A imunização controlou muitas doenças graves não apenas no Brasil, mas também no mundo.

Leia mais...
Foto: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde

Sábado será "Dia D" de vacinação contra o sarampo

Publicado em Sexta - 18 de Outubro de 2019

Neste sábado (19), será realizado em todo o país o “Dia D de Vacinação contra o Sarampo”. A data é uma mobilização para estimular pessoas a se imunizarem contra a doença, cujos casos vêm crescendo no país nos últimos meses. Postos de saúde estarão abertos para receber os interessados em se proteger contra o sarampo.

Leia mais...

"Pelotão da PM" recruta doadores de cabelo para ajudar pacientes com câncer

Publicado em Quarta - 16 de Outubro de 2019 | por Redação TA c/ Secom-MT

A Polícia Militar lançou o "2º Pelotão da Solidariedade", iniciativa que busca sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de cabelos para a confecção de perucas para pacientes em tratamento de saúde em Mato Grosso. Os policiais estão recrutando voluntários para a doação e quem abraçar a ação ganha um corte de cabelo no salão de beleza Velvet Hair Lounge, localizado em Cuiabá e parceiro da iniciativa.

A coordenadora adjunta de Comunicação Social e Marketing Institucional da PM (CCSMI), capitã Raíssa Helena Farinha Amorim, explica que a ação é resultado de uma parceria entre a PM e o projeto Força na Peruca, iniciativa da Casa da Amizade e do Rotary Clube de Lucas do Rio Verde, responsável pela confecção das perucas.

Leia mais...

Santa Casa fará mutirão de exames relativos ao câncer de mama neste sábado

Publicado em Segunda - 14 de Outubro de 2019 | por Redação TA c/ SES-MT

O Hospital Estadual Santa Casa realizará um mutirão de consultas em mastologia e exames para identificação precoce do câncer de mama, no dia 19 de outubro.

O mutirão irá atender pacientes que já aguardam na fila de regulação e foi anunciado pelo governo do Estado durante o lançamento da 10ª edição da campanha Outubro Rosa.

“Sabemos da necessidade da prevenção e do diagnóstico, então já temos programado um mutirão de consultas para atender 300 pacientes em consultas de mastologia. Deste quantitativo, faremos os exames diagnósticos que forem necessários. O objetivo dos mutirões é reduzir substancialmente a fila de espera pelo procedimento”, explicou Danielle Carmona, gerente da unidade hospitalar.

Leia mais...

Prefeitura de Cuiabá aumenta em 350% o número de cirurgias de Parkinson

Publicado em Sábado - 12 de Outubro de 2019 | por Redação TA c/ Sicom-CBÁ

A Prefeitura de Cuiabá realizou na quinta-feira (10), no Hospital Municipal São Benedito, a 9ª cirurgia de doença de Parkinson em Mato Grosso. Considerado de alta complexidade, o procedimento cirúrgico reduz os impactos da doença, que é neurodegenerativa, caracterizada por tremores intensos e rigidez dos membros superiores e inferiores

Leia mais...

Equipe “Saúde com Alegria” leva diversão aos pacientes do Hospital Regional de Colíder

Publicado em Sábado - 12 de Outubro de 2019 | por Redação TA c/ Secom-MT

Leia mais...

Dia mundial chama atenção para o estigma da obesidade

Publicado em Sexta - 11 de Outubro de 2019

O dia 11 de outubro é a data em que se celebra o Dia Mundial da Obesidade, e na campanha deste ano, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica trazem a mensagem sobre a importância do combate à discriminação por causa do peso e de tratar o assunto com respeito.

Leia mais...

Estado investe mais de R$ 1 milhão em centrífugas para o Banco de Sangue

Publicado em Quarta - 09 de Outubro de 2019 | por Redação TA c/ SES-MT

Único banco de sangue público de Mato Grosso, o MT Hemocentro recebeu um investimento de R$ 1,3 milhão por parte do Governo do Estado, para aqusição de novas centrífugas refrigeradas que serão distribuídas para a hemorrede. Até o momento, um total de seis centrífugas foram licitadas, das quais três já estão no banco de sangue

Leia mais...

Setasc abre inscrições para voluntários que visitarão hospitais de Cuiabá

Publicado em Quarta - 09 de Outubro de 2019 | por Redação TA c/ Setasc/MT

Transformar em alegria momentos de ansiedade e tensão é o objetivo da rede de voluntários Doutores do Riso e Doadores da Alegria que percorrerá hospitais de Cuiabá para visitar pacientes que passam por algum tratamento ou procedimento médico. A iniciativa, que será realizada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), está em fase de cadastramento dos voluntários.

O projeto será conduzido pelo servidor André D´Luca, que também é ator e interpreta Almerinda, entre outros personagens. Todos os voluntários passarão por uma capacitação para saber entender como funciona um ambiente hospitalar. “Ensinaremos também como se maquiar e como transmitir uma mensagem de alegria e positividade. A ideia é levar o bem para os pacientes e também para os acompanhantes”, ressalta. Não haverá custos para quem quiser se voluntariar.

Leia mais...

Cuiabá inicia Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo na próxima terça (8)

Publicado em Domingo - 06 de Outubro de 2019 | por Redação TA c/ Sicom-CBÁ

A Campanha Nacional de vacinação contra o Sarampo inicia, em Cuiabá, na próxima terça-feira (08). A estratégia faz parte da intensificação de esforços do Ministério da Saúde em resposta rápida aos últimos boletins epidemiológicos nacionais que apontaram casos confirmados de sarampo, em 11 estados

Leia mais...