Notícias SAÚDE
Em Mato Grosso mais de 119 mil meninos entre 11 e 15 anos devem ser vacinados
A vacina contra o vírus HPV previne os cânceres de pênis, garganta e ânus, e de colo de útero, vulva, vaginal, lesões pré-cancerosas, verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. O HPV é transmitido pelo contato direto com a pele e mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe grávida para o filho no momento do parto.
ANS propõe que planos de saúde ofereçam mais 15 novos procedimentos
A proposta prevê a incorporação de 15 novos procedimentos, como exames para diagnóstico da fibrose hepática e para análise das artérias dos membros inferiores e superiores.
Saúde implanta sistema online de regulação para melhorar atendimento à população
O Sisreg subsidia as áreas de controle, avaliação e planejamento e programação facilitando aos gestores a tomada de decisão para melhorias na rede de atenção à saúde. “A flexibilidade das funcionalidades é outro fator importante, pois permite a adequação das peculiaridades locais para organizar de forma mais igualitária o acesso da população ao SUS”, concluiu a superintendente de Regulação da SES/MT.
Investimento de R$ 76 milhões do BNDES vai para remédios
Os recursos vão permitir a geração de inovações na empresa a partir da pesquisa de novos princípios ativos e produtos. O montante corresponde a 70% do investimento total da empresa no projeto.
SES capacita médicos cubanos para atuar em Mato Grosso
Mato Grosso instituiu a comissão de coordenação estadual do Programa Mais Médicos, composta por representantes da SES, do Ministério da Saúde que atuam no território de Mato Grosso, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, da UFMT e, ainda, integrantes dos distritos sanitários indígenas. Também integra esta comissão a Organização Pan-Americana da Saúde, por meio do escritório que atua em Mato Grosso, que é a responsável pelo acompanhamento dos médicos da cooperação internacional Brasil-Cuba.
Nova resolução em análise pela Anvisa deve liberar aplicação de vacinas em farmácias
O Conselho Federal de Farmácia (CFF) afirmou, em nota, que a expectativa é que a Anvisa publique em breve a resolução “de forma a finalmente permitir a ampla participação das farmácias e dos farmacêuticos nessa importante ação de saúde pública”.