Notícias SAÚDE
ANS abre consulta pública para ampliar cobertura de planos de saúde
A proposta prevê a incorporação de 15 novos procedimentos, como exames para diagnóstico da fibrose hepática e para análise das artérias dos membros inferiores e superiores.
É possível sobreviver comendo apenas um tipo de alimento?
Pesquisadores no começo do século 20 tiravam certos nutrientes dos ratos e os acompanhavam para ver se eles ficariam doentes ou morreriam. Foi assim que aprendemos sobre a existência de vitaminas, por exemplo. Esse tipo de experimento mostra quais são os nutrientes vitais - que precisam ser consumidos a curto prazo para evitar a morte.
A pergunta de quase cem anos sobre o mal de Parkinson que acaba de ser respondida
Os pesquisadores do centro médico da Universidade Columbia e do Instituto de La Jolla para Alergia e Imunologia, nos EUA, descobriram que as células-T, que fazem parte do sistema imunológico, atacam a alfa-sinucleína.
Anvisa suspende lotes de anticoncepcional Gynera
A Bayer, que apresentou comunicado de recolhimento voluntário, confirmou que os lotes dos medicamentos em questão apresentaram resultados insatisfatórios em estudos.
Vitiligo atinge 0,5% da população mundial, diz sociedade de dermatologia
As regiões Centro-Oeste (0,69%), Sudeste (0,66%) e Norte (0,65%) apresentaram os maiores índices da doença, enquanto o Nordeste (0,39%) e o Sul (0,40%) registraram os menores números.
Imunoterapia é a nova frente contra o câncer
Cientistas dos Institutos Nacionais de Saúde anunciaram na segunda-feira que uma nova técnica – que consiste em retirar células imunológicas de um tumor e cultivar bilhões delas em laboratório para reinseri-las no corpo do paciente – teve sucesso em duas entre nove pacientes
Brasil ocupa vanguarda em pesquisas sobre zika
O próximo passo da pesquisa brasileira é descobrir medicamentos capazes de inibir os efeitos do zika em gestantes e, consequentemente, nos embriões. Os primeiros testes com a cloroquina, uma das substâncias utilizadas, foram desenvolvidos por uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e apresentaram resultados animadores.