Publicado em Domingo - 07 de Março de 2021 | por Thalyta Amaral, Gazeta Digital

Jornalista de 47 anos morre de covid-19 em Cuiabá

Faleceu na madrugada deste domingo (7) a jornalista Elisângela Neponuceno, em Cuiabá. Ela teve um novo quadro de covid-19 e foi internada na quinta-feira (4), no Pronto-Socorro de Cuiabá. Amigos e familiares lamentaram a perda precoce.

Em 2020 ela teve covid-19 e precisou ser internada, chegando a ter 75% dos pulmões afetados pela doença. No fim de fevereiro voltou a sentir sintomas como febre e falta de ar.

Inicialmente ela estava fazendo o tratamento em casa, porém, com o agravamento do quadro de saúde, precisou ser internada em um leito de unidade de terapia intensiva (UTI).

Leia mais...
Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

“MT é o 1º do país em requerimentos de áreas minerais, o que demonstra o grande potencial do setor no Estado”, afirma presidente da Metamat

Publicado em Domingo - 07 de Março de 2021 | por Redação TA c/ Secom-MT

Embora o setor mineral mato-grossense ainda seja pouco representativo na formação do PIB (produto Interno Bruto) estadual, as perspectivas são as melhores possíveis, segundo o presidente da Metamat, Juliano Jorge Boraczynski.

Leia mais...
© Marcos Santos/USP
© Marcos Santos/USP

Denúncias de violência contra a mulher somam 105,6 mil em 2020

Publicado em Domingo - 07 de Março de 2021

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) divulgou neste domingo (7) o balanço de dados sobre a violência contra a mulher recebidos pelos canais de denúncia do governo federal. Ao todo, em 2020, foram registradas 105.671 denúncias de violência contra a mulher

Leia mais...
Foto: Camila Paulino
Foto: Camila Paulino

Equipe do MT Ciências participa de projeto desenvolvido pela Nasa

Publicado em Sábado - 06 de Março de 2021 | por Redação TA c/ Seciteci-MT

Leia mais...
Assessoria
Assessoria

LBV leva esperança a famílias Várzea-grandenses

Publicado em Sábado - 06 de Março de 2021 | por Redação TA c/ LBV

Na quinta- feira, 4, aconteceu mais uma entrega de alimentos às famílias em vulnerabilidade social de 11 bairros do município de Várzea Grande e referenciadas pelo CRAS Santa Maria e São Mateus. A ação da LBV, leva o nome de “SOS Calamidades”, e atendeu mais de 100 famílias nos últimos três dias com cestas de alimentos e kits de limpeza.

Para a sra. Maria de Fátima Silva Moreira de 59 anos, que cria os dois netos e viúva há dois anos, tendo que sobreviver com uma renda mensal de R$171,00, neste momento de pandemia a situação se torna ainda mais crítica.

Leia mais...
© Marcello Casal JrAgência Brasil
© Marcello Casal JrAgência Brasil

Guedes anuncia antecipação de 13º de beneficiários do INSS

Publicado em Sábado - 06 de Março de 2021

Pelo segundo ano consecutivo, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) receberão o décimo terceiro salário de forma antecipada, disse há pouco o ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo o ministro, a medida só vai ocorrer depois da aprovação do Orçamento Geral da União deste ano.

“O abono salarial já foi antecipado. Agora, assim que aprovar o orçamento, vai ser antecipado o décimo terceiro justamente dos mais frágeis, dos mais idosos, como fizemos da outra vez”, disse o ministro. No ano passado, os beneficiários do INSS tiveram o décimo terceiro antecipado para abril como medida de ajuda à população mais afetada pela pandemia de covid-19.

Leia mais...
Foto: Christiano Antonucci
Foto: Christiano Antonucci

Colegiado define como 25,4 mil doses da vacina serão distribuídas

Publicado em Sábado - 06 de Março de 2021 | por Redação TA c/ SES-MT

A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) aprovou resolução que estabelece a distribuição, o armazenamento e a aplicação das 25.400 mil doses da vacina CoronaVac, recebidas na última quarta-feira (03.03).

A CIB é composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).

Conforme orientação do Ministério da Saúde, as unidades desta nova remessa serão utilizadas como primeira ou segunda aplicação. É recomendado que sejam priorizadas as pessoas de 80 a 84 anos e trabalhadores da saúde. Para a vacina CoronaVac, o prazo para a aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias.

Leia mais...
Fernanda Camargos
Fernanda Camargos

“Esse recurso não é por mim, mas sim pelo setor produtivo e pelos trabalhadores”, diz Emanuel ao explicar que vai ao STF

Publicado em Quarta - 03 de Março de 2021 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, vai recorrer da decisão em caráter liminar proferida na tarde desta quarta-feira (3), pelo desembargador do Tribunal de Justiça, Orlando Perri. O anúncio foi feito em transmissão ao vivo, direto de Brasília, onde cumpre agenda oficial. Emanuel já determinou à Procuradoria Geral do Município (PGM) a interposição de recurso.

A decisão judicial, que atende ao pleito do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, obriga o Município a adotar as medidas previstas pelo decreto estadual 7.836/2021, desconsiderando a normativa estabelecida no decreto 8.340/2021, anunciado na tarde de terça-feira (2) pelo chefe do Executivo municipal.

Leia mais...
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

“Manutenção do superávit permite ao Governo fazer o maior investimento da história de MT”

Publicado em Quarta - 03 de Março de 2021 | por Redação TA c/ Secom-MT

O governador Mauro Mendes afirmou que o bom desempenho econômico das contas do Executivo relativas a 2020 vai permitir a execução de uma série de investimentos previstos no programa Mais MT.

O balanço das contas do ano passado foi entregue pelo gestor ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), na tarde desta quarta-feira (03.03).

Um dos pontos positivos do relatório está na manutenção do superávit financeiro já conquistado em 2019, ou seja, o Estado cortou despesas, aumentou receitas e fechou novamente “no azul”. Até então, há praticamente uma década o Governo de Mato Grosso gastava mais do que arrecadava.

Leia mais...
Foto: Sefaz/MT
Foto: Sefaz/MT

Posto fiscal da Serra do Cachimbo passa por vistoria

Publicado em Terça - 02 de Março de 2021 | por Redação TA c/ Sefaz-MT

Dois servidores da Superintendência de Fiscalização (Sufis) e Coordenadoria de Fiscalização Volante em Postos Fiscais e Transportadoras (CFPF) da Secretaria de Fazenda, visitaram na semana que passou, o Posto Fiscal da Serra Cachimbo localizado na divisa com o Pará. O objetivo da visita foi verificar a situação em que o posto fiscal se encontra e desenvolver melhorias para o trabalho dos servidores fazendários e dos motoristas que passam pelo local.

O superintendente da Sufis, José Carlos Bezerra Lima e o coordenador Clóvis Damião Martins, discutiram como os servidores que lá estão atuando, questões relativas à infraestrutura, tecnologia e escala de serviços.

Leia mais...