Publicado em Sexta - 22 de Julho de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria

Pré-Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde será na sexta e sábado em Mato Grosso

A Frente Pela Vida realiza, na sexta-feira e sábado (22 e 23), a etapa mato-grossense da Pré-Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde. A abertura será de forma híbrida, a partir das 19h de sexta, na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat), no campus da UFMT em Cuiabá.

A programação inclui palestras do ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde Francisco Batista Junior sobre “O cenário da saúde pública no Brasil e do Sistema Único de Saúde (SUS)” e da professora e pesquisadora da Fiocruz Maria Helena Machado sobre “O trabalho no SUS”.

No sábado, das 8h às 12h, os grupos de trabalho se reúnem para elaborar propostas e diretrizes para levar à a Conferência Nacional de Saúde Livre, Democrática e Popular, que será em 5 de agosto em São Paulo

Leia mais...

Sistema Fecomércio-MT realiza show com Bruna Viola no Parque das Águas

Publicado em Terça - 19 de Julho de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria Fecomércio-MT

Os amantes da moda de viola não podem perder o lançamento do ‘18° Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu’, que ocorrerá no próximo domingo (24), no Parque das Águas, com dois grandes artistas mato-grossenses: Bruna Viola e João Ormond. O evento, promovido pelo Sistema Fecomércio-MT, por meio do Sesc Mato Grosso, conta com o apoio da Prefeitura de Cuiabá e terá início às 17h30.

Para o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, a ação reafirma o compromisso do Sesc Mato Grosso com a cultura mato-grossense. “Um dos pilares da entidade é justamente promover a cultura do estado e a viola caipira é um dos nossos maiores patrimônios.

Leia mais...

Várzea Grande lança protocolo de atendimento a crianças e adolescentes

Publicado em Sábado - 16 de Julho de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria MPE-MT

No dia em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei n.º 8.069 - completou 32 anos, 13 de julho de 2022, a Rede Protege - Articulação Intersetorial da Rede de Atendimento à Criança e Adolescente de Várzea Grande lançou a terceira edição do “Protocolo Integrado de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual”. A versão é exclusivamente digital e pode ser consultada aqui. O evento foi realizado no auditório 05, Bloco D, do Centro Universitário Univag, com transmissão ao vivo pelo canal do Ministério Público de Mato Grosso no YouTube (assista).

Leia mais...
© Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

Guia do Ministério da Saúde traz dicas para alimentação de crianças

Publicado em Sábado - 16 de Julho de 2022

Segundo dados do Relatório Público do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional, das crianças acompanhadas na Atenção Primária à Saúde em 2020, 15,9% dos menores de 5 anos e 31,8% das crianças entre 5 e 9 anos tinham excesso de peso. Dessas, 7,4% e 15,8%, respectivamente, apresentavam obesidade

Leia mais...
© REUTERS/Denis Balibouse/Direitos Reservados
© REUTERS/Denis Balibouse/Direitos Reservados

OMS mantém pandemia da covid-19 como emergência internacional

Publicado em Terça - 12 de Julho de 2022

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje (12), em nota, que a pandemia da covid-19 continua a constituir uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional. Segundo o Comitê de Emergência da OMS para a Pandemia, que se reuniu na sexta-feira (8), a covid-19 ainda atende aos critérios de um evento extraordinário que continua a impactar negativamente a saúde da população mundial.

O recente aumento da taxa de crescimento de casos em muitos países em diferentes regiões foi um dos motivos para a avaliação do comitê. Além disso, a avaliação é que a evolução contínua e substancial do vírus deve continuar de forma imprevisível, e que o surgimento e disseminação internacional de novas variantes do SARS-CoV-2 podem apresentar impacto ainda maior na saúde.

Leia mais...
Secom-MT
Secom-MT

Licenciamento de veículos com placa final 7 deve ser pago até dia 31 de julho

Publicado em Segunda - 11 de Julho de 2022

Os proprietários de veículos com placa final 7 têm até o dia 31 de julho para pagar o Licenciamento 2022. A taxa pode ser emitida no site do Detran-MT, na opção “Consulte Seu Veículo”, ou pelo aplicativo MT Cidadão.

Após o pagamento da taxa, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo pode ser emitido em formato digital (arquivo em PDF) ou impresso em papel comum, pelo site do Detran, em qualquer lugar que o cidadão tenha acesso à internet e impressora.

O Licenciamento em papel moeda, o antigo “verdinho”, não é mais emitido pelo Detran há mais de dois anos.

Leia mais...
Fachada da CGE, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá - Foto: Mayke Toscano - Secom/MT
Fachada da CGE, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá - Foto: Mayke Toscano - Secom/MT

CGE abre inscrições para capacitações em controle de obras públicas

Publicado em Segunda - 11 de Julho de 2022 | por Redação TA c/ CGE-MT

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) abriu inscrições para três novas capacitações: “Utilização de Drones para Fiscalização de Obras Rodoviárias”, “Utilização da Modelagem de Informação da Construção (BIM) para Projetos de Infraestrutura” e “Boas Práticas para Fiscalização de Obras Públicas”. Os cursos serão realizados nos dias 20, 21 e 22 de julho, respectivamente, das 14h30 à 17h30, no auditório da CGE-MT, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

Para efeito de certificação, as inscrições devem ser feitas até o dia 14 de julho pelo endereço eletrônico: http://capacitacoes.controladoria.mt.gov.br, onde também estão disponíveis informações adicionais sobre os treinamentos. As inscrições devem ser feitas em separado para cada dia, pois as certificados serão emitidos por dia de curso.

Leia mais...

Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados nos cargos de TNE e ASG

Publicado em Sexta - 08 de Julho de 2022 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

A Prefeitura de Cuiabá publica, nesta sexta-feira (8), os editais de convocação de três candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado Emergencial para os cargos de Técnico em Nutrição Escolar (TNE) e Técnico em Manutenção e Infraestrutura – Auxiliar de Serviços Gerais (TMIE-ASG).

Leia mais...
Arthur Lira no comando da sessão do Plenário
Arthur Lira no comando da sessão do Plenário

Quórum baixo faz Lira adiar para próxima semana a votação das PECs do Estado de Emergência e da Enfermagem

Publicado em Quinta - 07 de Julho de 2022

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), adiou para a próxima terça-feira (12), a partir das 13h55, a votação do piso salarial da enfermagem (PEC 11/22) e da criação do estado de emergência até o final do ano para viabilizar a ampliação de benefícios sociais e econômicos (PEC 15/22).

Leia mais...

Segmentos do comércio comemoram lançamento do Alvará de Construção Automático de Cuiabá

Publicado em Terça - 05 de Julho de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria Fecomércio-MT

Representantes de entidade de classe do comércio, em especial dos segmentos da construção civil e imobiliário, comemoraram, nesta terça-feira (5), o lançamento do Alvará de Construção Automático da Prefeitura de Cuiabá, realizado na sede da Fecomércio-MT. O evento contou com a participação do presidente da entidade, José Wenceslau de Souza Júnior, do prefeito da capital, Emanuel Pinheiro, e do secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Renivaldo Nascimento, entre outras autoridades.

Representando o segmento da habitação no estado (Secovi-MT), Marco Pessoz, destacou a capital mato-grossense como uma das poucas do país a fornecer a emissão de alvará em formato digital.

Leia mais...