Publicado em Quarta - 16 de Agosto de 2023 | por Redação TA c/ Sinfra-MT

Governo de MT retoma obras no COT do Pari em Várzea Grande

O Governo de Mato Grosso assinou a ordem de serviço para o reinício das obras de construção do Centro Oficial de Treinamentos (COT) da Barra do Pari, em Várzea Grande. O consórcio responsável já está no local realizando serviços preliminares. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 18 meses.

Leia mais...

@ Joédson Alves / Agência Brasil
@ Joédson Alves / Agência Brasil

MME pedirá investigação da PF e da Abin sobre interrupção de energia

Publicado em Terça - 15 de Agosto de 2023

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta terça-feira (15) que a interrupção no fornecimento de energia elétrica registrada pela manhã em todas as regiões do país foi um evento extremamente raro. Por isso, além das apurações internas do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi solicitado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública que a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também investiguem com detalhes as causas da falta de energia.

Leia mais...

Corpo de Bombeiros abre processo seletivo para contratação de brigadistas florestais

Publicado em Terça - 15 de Agosto de 2023 | por Redação TA c/ Secom-MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso abriu, nesta terça-feira (15.08), as inscrições para o processo seletivo que visa a contratação de 174 brigadistas florestais temporários para reforçar as ações durante o período proibitivo do uso do fogo. A remuneração bruta mensal será de R$ 2.400.

Leia mais...
@ Arquivo Pessoal
@ Arquivo Pessoal

Pais quilombolas e indígenas defendem legado de respeito à natureza

Publicado em Segunda - 14 de Agosto de 2023

A herança nas plantas da roça, no barulho do rio, no rochedo do monte, no canto dos pássaros, no movimento das manhãs, no silêncio da noite. O valor do respeito à terra e da luta para se manter no mesmo lugar. Para comunidades tradicionais, o significado da paternidade não está na ligado a bens que são deixados, mas ao legado que permanece.

“O pai deve passar tudo. É um livro aberto a ensinar. Herança não tem o mesmo sentido que se tem em grandes cidades. Há uma diferença grande de olhar”, diz o indígena Hilário Kanaykõ Xakriabá, de 62 anos, morador da Aldeia Barreto Preto, em São João das Missões (MG).

Leia mais...
Divulgação Senac-MT
Divulgação Senac-MT

Senac-MT abre mais de 400 vagas em cursos gratuitos na capital

Publicado em Segunda - 14 de Agosto de 2023 | por Redação TA c/ Senac-MT

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) abre, nesta segunda-feira (14), inscrições para 420 vagas em cursos gratuitos de marketing, vendas, recursos humanos, logística, produção de alimentos, cuidadores de idosos e de pessoas com deficiência (PCDs), entre outros, em Cuiabá.

Há capacitações para crianças (Informática Básica Teens), a partir dos 10 anos, jovens e adultos, em diferentes graus de escolaridade, a partir do Ensino Fundamental.

Leia mais...

Qualifica Mulher: Inscrição para curso de camareira será nos dias 17 e 18 de agosto

Publicado em Segunda - 14 de Agosto de 2023 | por Redação TA c/ Secom CBA

Com o objetivo de capacitar e profissionalizar mulheres que queiram ingressar no mercado de trabalho, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, abre novas inscrições para o Curso de Qualificação Profissional no setor de Hotelaria. As inscrições acontecem nos dias 17 e 18 de agosto.

A capacitação, com emprego imediato, conta com a parceria da Associação Brasileira da Indústria e Hotéis de Mato Grosso (ABIH-MT)

Leia mais...
© Marcello Casal Jr/Agência Brasil
© Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Lei de Cotas: entenda as mudanças aprovadas na Câmara

Publicado em Segunda - 14 de Agosto de 2023

Foi aprovado na Câmara dos Deputados o projeto de lei com a revisão da Lei de Cotas, que garante a reserva de vagas nas universidades e institutos federais para estudantes negros, pardos, indígenas, com deficiência e de baixa renda da escola pública. O projeto de lei nº 5384/20 segue para avaliação do Senado Federal.

Leia mais...
@ Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
@ Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Consumidor poderá fazer compras com crédito via Pix, diz Campos Neto

Publicado em Sexta - 11 de Agosto de 2023

O consumidor poderá, em breve, fazer compras na função crédito via Pix, disse nesta sexta-feira (11) o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. A ferramenta de transferências instantâneas dispensará o uso do cartão de crédito.

Leia mais...

PREVIVAG divulga procedimentos de votação e apuração para eleição do Conselho Previdenciário

Publicado em Quarta - 09 de Agosto de 2023 | por Redação TA c/ Secom VG

Foi publicado nesta segunda-feira, dia 07 de agosto, no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, o Edital 07/2023, que traz os procedimentos para a votação e apuração do resultado da eleição do Conselho Previdenciário do Instituto de Seguridade Social dos Servidores Municipais de Várzea Grande (PREVIVAG), que ocorrerá no próximo dia 15 de agosto. A eleição visa escolher os representantes dos servidores municipais ativos e inativos no conselho.

A Presidente da Comissão Eleitoral, Paulina Costa Marques Medeiros Miranda, explica que a eleição será realizada de forma virtual, permitindo que os segurados votem através do aplicativo "Meu RPPS", que pode ser obtido nas lojas de aplicativos para celulares Android e IOS.

Leia mais...
@Rithyele Dantas/MIR
@Rithyele Dantas/MIR

Cerca de 300 territórios quilombolas devem ser titulados até 2026

Publicado em Terça - 08 de Agosto de 2023

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, reafirmou nesta segunda-feira (7) que a meta do governo federal é regularizar ao menos 300 territórios quilombolas até o fim da atual gestão, em dezembro de 2026. “[A questão do] acesso ao território é, desde sempre, no nosso país, algo muito grave. É uma luta. Precisamos retomar isto

Leia mais...