Publicado em Quarta - 01 de Fevereiro de 2023 | por Redação TA c/ Secom-MT

Ager abre concurso público com 54 vagas para cadastro reserva

A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager) publicou nesta quarta-feira (1º.02), no Diário Oficial, edital de concurso público para a formação de cadastro reserva. Ao todo, são 54 vagas para cargos de nível superior e ensino médio.

Conforme o edital, os cadastros reservas de nível superior são para os cargos de analista administrativo e analista regulador, para graduados em Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação ou Sistemas de Informação, Direito, Economia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Sanitária. Já os cargos de técnico administrativo e inspetor regulador têm como requisito a conclusão do ensino médio. Para este último cargo ainda é exigida a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A/B.


Leia mais...
Prédio da Ager-MT - Foto: Meneguini/Gcom-MT
Prédio da Ager-MT - Foto: Meneguini/Gcom-MT

© Marcello Casal JrAgência Brasil
© Marcello Casal JrAgência Brasil

Micro e pequenas empresas têm até hoje para aderir ao Simples

Publicado em Terça - 31 de Janeiro de 2023

As micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEI) têm até esta terça-feira (31) para pedir a inclusão ou reinclusão no Simples Nacional – regime especial de tributação para os negócios de pequeno porte. Diferentemente dos últimos anos, não haverá prorrogação para a regularização de pendências.

Leia mais...
© Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Carnaval 2023: desfile dos megablocos no Rio começa dia 4 de fevereiro

Publicado em Sábado - 28 de Janeiro de 2023

Os blocos chamados de mega, por costumarem reunir mais de 100 mil pessoas nos desfiles do pré-carnaval e do carnaval do Rio de Janeiro, estão terminando os preparativos para se encontrarem novamente com os foliões. Na fase pré-carnaval, a programação dos oito megablocos, um recorde no carnaval carioca, começa em 4 de fevereiro com o Carrossel de Emoções. No dia seguinte, tem a estreia do Bloco da Lexa. O Chora me Liga vai reunir os foliões no dia 11 e o Bloco da Preta, no dia 12.

Já no carnaval, como nos anos anteriores à pandemia, o sábado (18 de fevereiro) é do Cordão da Bola Preta, que tradicionalmente costuma receber mais de 1 milhão de foliões. Na terça de carnaval (21), será a vez do Fervo da Lud. As apresentações se estendem até depois do chamado período momesco.

Leia mais...
Emanoele Daiane
Emanoele Daiane

Defesa Civil alerta para ocorrência de chuvas fortes no final de semana

Publicado em Sexta - 27 de Janeiro de 2023 | por Redação TA c/ Sicom CBA

Defesa Civil alerta população para previsão de final de semana chuvoso em Cuiabá. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) neste sábado (28) a probabilidade de chuva é de 90% de chuva com muitas nuvens e trovoadas isoladas. A precipitação deve ficar na casa dos 15 mm e a umidade relativa do ar variar entre 75% e 91%, com ventos de 10km/h. A temperatura deve ficar entre 23ºC a mínima e a máxima de 31ºC.

No domingo (29), a probabilidade de chuva será de 67%. A temperatura deve ficar entre 23ºC a mínima e 30ºC a máxima com ventos de 14 km/h e precipitação de até 10 mm. A umidade relativa do ar fica entre 64% e 93%.

Leia mais...
Arquivo: Apresentação do projeto em 2019 - Foto: Jana Pessôa
Arquivo: Apresentação do projeto em 2019 - Foto: Jana Pessôa

Madrinha do projeto ‘Autismo na Escola’, primeira-dama de MT ressalta a importância da inclusão social

Publicado em Quarta - 25 de Janeiro de 2023 | por Unaf

O projeto idealizado pela psicóloga Érica Rezende Barbieri a partir da cartilha ‘Autismo, Sonho de Menino’, foi apresentado à primeira-dama do estado Virginia Mendes em 2019. O material reproduz a história de Érica com os filhos autistas. Um deles é o Enã Rezende, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autismo (TEA) de grau leve, que se formou em medicina.

“Por muito tempo a Dra. Érica buscou ajuda do poder público para multiplicar o alcance da cartilha, que é um material de inclusão precioso e não conseguiu respaldo.

Leia mais...
Foto: Ademar Andreola/Sefaz-MT
Foto: Ademar Andreola/Sefaz-MT

Transportadores autônomos já podem emitir documento fiscal pelo celular

Publicado em Terça - 24 de Janeiro de 2023 | por Redação TA c/ Sefaz-MT

Os transportadores autônomos de Mato Grosso já podem baixar e utilizar o aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF). Por meio dele, os motoristas conseguem fazer a emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) de forma fácil e simplificada, sem a necessidade de ir até uma Agência Fazendária.

A emissão dos documentos fiscais pelo celular é mais uma medida adotada pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) para trazer eficiência aos serviços fazendários, reduzindo a burocracia. Atualmente, o caminhoneiro tem que se dirigir à uma Agência Fazendária, cada vez que faz um transporte de carga, para emitir o CT-e e o MDF-e.

Leia mais...
© Marcello Casal jr/Agência Brasil
© Marcello Casal jr/Agência Brasil

Prova de vida passará a ser responsabilidade do INSS

Publicado em Terça - 24 de Janeiro de 2023

Procedimento essencial que garante o pagamento de aposentadorias e pensões, a prova de vida deixará de ser feita pelo segurado. De agora em diante, caberá ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fazer a comprovação por meio de cruzamento de dados.

Leia mais...
Portal Transparência do Estado de Mato Grosso - Foto: Ligiani Silveira - CGE/MT
Portal Transparência do Estado de Mato Grosso - Foto: Ligiani Silveira - CGE/MT

Portal Transparência de MT recebe 4,8 milhões de visitas e registra salto de qualidade em quatro anos

Publicado em Segunda - 23 de Janeiro de 2023 | por Redação TA c/ CGE-MT

Com 4,8 milhões de visitas entre 2019 e 2022, o Portal Transparência do Governo de Mato Grosso teve salto de qualidade ao longo dos quatro anos. Foi o que comprovaram organizações não-governamentais em avaliações da página. Destaque para a conquista do Selo Ouro na primeira avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública

Leia mais...

Morre ex-secretário de Fazenda de Várzea Grande

Publicado em Quinta - 19 de Janeiro de 2023 | por Redação TA c/ Secom-VG

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda, o vice-prefeito José Hazama, e o secretário de Governo, Benedito Gonçalo de Figueiredo, lamentam o falecimento do contador e ex-secretário de Fazenda do Município, Bolanger José de Almeida, vítima de câncer na noite de ontem, aos 71 anos.

Além do cargo de secretário em Várzea Grande, durante a gestão do ex-prefeito Murilo Domingos, Bolanger atuou no Estado, foi secretário de Planejamento da prefeitura de Cuiabá, ocupou outros cargos públicos ao longo de sua vida e era também professor-titular do Departamento de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Bolanger está sendo velado na capela Santa Rita, em Cuiabá, e o sepultamento está previsto para às 16h. Ele estava internado desde o último domingo, mas não resistiu.

Leia mais...
Atendimento ao público Desenvolve MT - Foto: Michel Alvim | Secom-MT
Atendimento ao público Desenvolve MT - Foto: Michel Alvim | Secom-MT

Crédito liberado pelo Governo de MT a micro e pequenos empresários cresce 68% em 2022

Publicado em Quinta - 19 de Janeiro de 2023 | por Redação TA c/ Desenvolve MT

A Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (Desenvolve MT) liberou R$ 23,1 milhões em 2022 em crédito liberado para apoiar empreendedores, por meio de linhas de crédito fortalecendo os pequenos negócios, gerando emprego e renda nos municípios mato-grossenses. Pelo terceiro ano consecutivo, a Agência bateu recorde em concessão de crédito.

Leia mais...