Notícias GERAL
Governo de Mato Grosso inaugura 1° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar em Poconé
O Governo de Mato Grosso inaugura nesta sexta-feira (05.02) o 1° Pelotão Independente do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT) na cidade de Poconé (104 km de Cuiabá). Com investimento de R$ 2,6 milhões do Estado, a unidade é considerada estratégica e foi estruturada para atuar no monitoramento e prevenção aos incêndios florestais na região do Pantanal de Mato Grosso.
A entrega da nova unidade está marcada para 17h e é resultado da parceria entre a Secretaria de Estadual de Segurança Pública (SESP-MT) e a Prefeitura de Poconé, com apoio da iniciativa privada. O município disponibilizou o prédio para que o CBM-MT pudesse montar toda a estrutura para atendimento às ações de combate aos incêndios, além de outras missões de resgate e salvamento na região.
Jucemat apresenta proposta para facilitar abertura de empresas de advogados
A oportunidade de agilizar a abertura de empresas de advogados em Mato Grosso foi o tema de uma reunião entre a Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) e a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso (OAB-MT). A proposta é que a OAB MT esteja integrada à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas (Redesim).
Obras de 10 novas escolas estão em andamento e serão entregues nos próximos meses
Dez escolas estaduais estão em construção em Mato Grosso, sendo que oito delas têm previsão de entrega ainda no primeiro semestre deste ano. As novas escolas são construídas em Cuiabá, Barra do Bugres, Jaciara, Nova Lacerda, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Campo Verde, Lucas do Rio Verde e Canarana.
Governo avança com obras de construção de ponte de 483 metros sobre o Rio das Mortes
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), avança com as obras de construção da ponte sobre o Rio das Mortes, na rodovia MT-326, entre os municípios de Cocalinho e Nova Nazaré, região do Médio-Araguaia. A ponte terá 483 metros de extensão e será a maior dessa estrutura já construída em Mato Grosso.
Estão em andamento os serviços de fundação da ponte, que vão dar a sustentação à estrutura. Ao todo, estão previstos investimentos de R$ 52 milhões na construção da ponte
Projeto oferece tutoria online e gratuita a jovens artistas
Pedaços de legumes, embalagens, cadernos velhos, fotos antigas. É possível transformar esses elementos em obras de arte? Para ensinar como fazer, estão abertas as inscrições para o 1º Ciclo de Residência Artística Online CasaCorpo na Escola.
A orientação gratuita é direcionada a jovens de 15 a 25 anos interessados em desenvolver percepções e habilidades nos campos das artes visuais e literatura. Sob tutoria em processos criativos da educadora Imara Quadros e orientação artística de Carla Renck e Pedro Duarte, o projeto atenderá também alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).
“Meta é entregar 41 mil títulos de regularização fundiária até 2022”, afirma presidente do Intermat
Nos últimos dois anos, o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) entregou quase 5 mil títulos de regularização fundiária em áreas rurais e imóveis urbanos. O planejamento para os próximos anos é a regularização de 41 mil imóveis, com todos os títulos entregues apenas após seu registro em cartório
Perito Criminal realiza reuniões para promover prevenção a acidentes de trânsito
Com o propósito de reduzir o número de acidentes e ocorrências graves de trânsito, o perito criminal da Gerência Regional de Criminalística de Guarantã do Norte, Rodrigo Bertoti Cassonato, iniciou as discussões para a implementação do Projeto Vida no Trânsito (PVT) no município e região.
Estudante brasileira descobre asteroide
O céu de 7 de janeiro de 2021 não passou desapercebido para Micaele Gomes, de 16 anos, que faz o terceiro ano do ensino médio na rede pública de São Paulo.
Em imagens captadas pelo telescópio do projeto Pan-STARRS1, que fica no alto de um vulcão inativo de cerca de 3 mil metros de altitude no Havaí, um corpo celeste com trajetória em linha reta chamou a atenção de Micaele.
Era um asteroide que foi, provisoriamente, identificado como P11bEV1.
A estudante faz parte do Projeto Caça Asteroides, ligado à Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), que foi selecionado por um programa da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), o IASC (International Astronomical Search Collaboration).