Notícias GERAL
Professoras da rede estadual ensinam a checar se notícias são falsas ou verdadeiras
Ao trabalhar os gêneros textuais em língua portuguesa, as professoras Jacinaila Louriana Ferreira e Grasiela Mossmann focaram suas aulas em como evitar fake news. O resultado foi tão significativo que os alunos não só descobriram a definição do termo, mas também aprenderam a distinguir notícias falsas e verdadeiras.
Os alunos gravaram vídeos demonstrando que dominaram o assunto e estão prontos para identificar a veracidade da notícia. As professoras, que lecionam na Escola Estadual Zeni Vieira, localizada no município de Sinop (a 500 quilômetros ao norte da Capital), receberam elogios dos alunos, pais e equipe gestora.
Governador e primeira-dama implantam carteirinha do autista em Mato Grosso
A primeira-dama é madrinha da causa e relembrou que a carteirinha foi uma das primeiras demandas que recebeu dos pais e das associações que atendem pessoas com autismo. O trabalho de emissão será realizado por intermédio da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Setasc)

Primeira fábrica de celulose de MT recebe licença de instalação
A primeira fábrica de celulose de Mato Grosso recebeu nesta sexta-feira (16) a licença de instalação para iniciar as obras do empreendimento em Alto Araguaia (a 361 km de Cuiabá). O documento emitido pela Sema foi entregue pelo governador Mauro Mendes e pela gestora do órgão ambiental, Mauren Lazzaretti, aos diretores da Euca Energy.
INSS prorroga interrupção de bloqueio de benefícios
Uma portaria publicada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Diário Oficial da União de quinta-feira (15) prorroga, até o final de novembro, a interrupção do bloqueio, por falta de comprovação de vida de seus beneficiários, dos créditos de benefícios que têm como destino pessoas residentes no Brasil ou no exterior.
Detran-MT retoma aplicação de testes práticos de direção no Estado
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) retomou a aplicação das provas práticas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e mudança de categoria. Os exames iniciaram na quinta-feira (15.10) e vão atender, este mês, 400 candidatos de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Barra do Garças e Rondonópolis.
Governo retoma parceria e reinicia obra de pavimentação da MT-339
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), retomou as obras de pavimentação da MT-339, em Tangará da Serra, região Médio-Norte de Mato Grosso. O asfaltamento foi reiniciado em razão da recuperação de um termo de colaboração firmado junto à Associação de Produtores Rurais da MT-480/MT-339, por meio do Programa de Parcerias Socais, no ano de 2014.
Está em andamento a pavimentação de um trecho de 17 quilômetros da MT-339, que vai permitir a interligação da sede da cidade de Tangará da Serra em direção ao Assentamento Antônio Conselheiro, no município. Por meio da parceria estão sendo investidos R$ 19 milhões no andamento da obra.
Organizações buscam solução para abrigo de pessoas em situação de rua na pandemia
A Ouvidoria Geral de Polícia de Mato Grosso participou de uma reunião, nesta segunda-feira (13/10), na Secretaria Municipal de Assistência Social para tratar do acolhimento de pessoas em situação de rua durante a pandemia. Desde abril a prefeitura assinou um contrato temporário com uma rede de hotéis para que uma de suas unidades abrigasse essas pessoas como forma de prevenir a disseminação da doença. O contrato se encerrou em outubro mas a crise sanitária ainda não.
As pessoas não ficarão desabrigadas, garantiu Hellen Ferreira de Jesus, titular da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH). O acolhimento foi realizado de forma emergencial e obedecendo uma decisão judicial que pedia a proteção dessa população num momento em que a principal medida sanitária era a orientação de ficar em casa.
Detran-MT esclarece dúvidas quanto a transferência de propriedade e comunicado de venda
Em razão da grande procura de cidadãos por informações sobre a transferência de propriedade do veículo e o comunicado de venda, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) informa que os dois serviços devem ser feitos de forma presencial, com atendimento por agendamento, através do site da Autarquia