Publicado em Quarta - 15 de Março de 2023 | por Redação TA c/ Sefaz-MT

Digitalização dos serviços da Sefaz-MT será discutida com a classe contábil na quinta-feira

Simplificação e eficiência a partir da digitalização dos serviços fazendários estão entre os pontos que serão apresentados e discutidos com contabilistas e empresários nesta quinta-feira (16.03), durante evento online promovido pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon-MT).

Leia mais...
Secom-MT
Secom-MT

Imagem de StockSnap por Pixabay
Imagem de StockSnap por Pixabay

Motoristas de aplicativo que usam GNV têm direito à isenção do IPVA em MT

Publicado em Quarta - 15 de Março de 2023 | por Redação TA c/ Sefaz-MT

Os motoristas de aplicativo que utilizam carros movidos a Gás Natural Veicular (GNV) não pagam o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Mato Grosso. A isenção é aplicada desde janeiro de 2022 aos veículos registrados e licenciados no estado e que tenham potência de até 1.600 cilindradas.

Leia mais...
André Campos é o primeiro enfermeiro eleito para o cargo nos 32 anos da cooperativa em Mato Grosso
André Campos é o primeiro enfermeiro eleito para o cargo nos 32 anos da cooperativa em Mato Grosso

Enfermeiro de MT é eleito conselheiro fiscal da Unicred

Publicado em Terça - 14 de Março de 2023 | por Robson Fraga

A Unicred Mato Grosso elegeu na última semana, seu novo Conselho Fiscal para o triênio 2023/2025. Ao todo, três cooperados farão parte do grupo como membros titulares: André Luis da Silva Campos, Debora Teresa Ormond e Naime Marcio Moraes.

André Campos é o primeiro enfermeiro eleito para o cargo nos 32 anos da cooperativa em Mato Grosso. Sua eleição assegura representatividade para a maior categoria de profissionais da saúde do Brasil, com cerca de 2,8 milhões de trabalhadores.

Leia mais...
Assessoria
Assessoria

Prefeito de Cuiabá é eleito vice-presidente da região Centro-Oeste e integra nova diretoria da FNP

Publicado em Terça - 14 de Março de 2023 | por Redação TA c/ Sicom CBA

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, foi eleito na tarde desta terça-feira (14), como vice-presidente da região Centro-Oeste da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A posse da nova diretoria da entidade, eleita na 84ª Reunião Geral, em Brasília/DF, contou com a participação do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva

Leia mais...
© Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

Lula quer criar programa para financiar produção agrícola indígena

Publicado em Segunda - 13 de Março de 2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que pretende criar um programa de financiamento para a agricultura indígena, para aumentar a capacidade de produção desses povos. Ele participou, nesta segunda-feira (13), da 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, e visitou uma feira montada no evento, no Centro Regional Lago Caracaranã, de produtos orgânicos, de artesanato e a exposição de animais criados em terras indígenas.

“Essa é uma prova que vi aqui na pequena feira que acabei de visitar, uma demonstração que, na medida que vocês têm oportunidade, que têm garantida a terra e que têm garantido incentivo financeiro para vocês produzirem, possivelmente vocês produzirão igual ou melhor do que qualquer outra pessoa que tenta tirar o sustento da terra.

Leia mais...
© Arquivo/Agência Brasil
© Arquivo/Agência Brasil

Mulheres e pandemia: covid acentuou desigualdade no trabalho doméstico

Publicado em Sábado - 11 de Março de 2023

Uma das primeiras mortes por covid-19 no Brasil foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro em 12 de março de 2020. A vítima, uma mulher de 63 anos, trabalhava como empregada doméstica e pegou o vírus depois que a patroa retornou de uma viagem à Europa e testou positivo para a doença.

Leia mais...
Michel Alvim/Secom-MT
Michel Alvim/Secom-MT

Primeira mulher a assumir a Polícia Civil, delegada Daniela Maidel diz que responsabilidade é ainda maior

Publicado em Quarta - 08 de Março de 2023 | por Redação TA c/ PJC-MT

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a primeira policial feminina a se tornar delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Silveira Maidel, destaca a responsabilidade em representar a instituição que chega aos 181 anos de criação.

Para ela, que ingressou há 21 anos na carreira profissional, ser a primeira delegada a assumir o comando da gestão é um privilégio, acompanhando de muita responsabilidade e dedicação.

As conquistas para a modernização da Polícia Civil, com recordes de investimentos na estrutura, inteligência e tecnologia, proporcionando mais estrutura às delegacias, também são destacados por ela.

Leia mais...
Apreensão de drogas e munições - Foto: Gefron-MT
Apreensão de drogas e munições - Foto: Gefron-MT

Gefron apreende 75 quilos de pasta base e cloridrato de cocaína

Publicado em Segunda - 06 de Março de 2023 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Policiais do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreenderam, aproximadamente, 75 quilos de drogas, sendo 65 quilos de pasta base de cocaína e 10 de cloridrato de cocaína, durante patrulhamento realizado na madrugada deste sábado (04.03), no município de Porto Espiridião (326 km a Oeste de Cuiabá).

A apreensão fez parte da Operação Horus – Guardiões de Fronteiras, de combate aos crimes transfronteiriços realizada no Estado. O prejuízo ao crime organizado é estimado em mais de R$ 1,4 milhão.

Durante patrulhamento em uma região de mata localizada no município, a equipe se deparou com quatro indivíduos caminhando pela região de mata densa no município e carregando nos ombros alguns fardos

Leia mais...
© Valter Campanato/Agência Brasil
© Valter Campanato/Agência Brasil

Famílias de baixa renda podem solicitar parabólica digital gratuita

Publicado em Segunda - 06 de Março de 2023

Famílias de baixa renda de 439 municípios podem solicitar o agendamento e a instalação de uma parabólica digital. A instalação é gratuita. De acordo com o Ministério das Comunicações, a família precisa estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter em casa uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento.

Leia mais...
Detran-MT
Detran-MT

Detran-MT emite em média 120 habilitações de motoristas estrangeiros por mês; saiba mais sobre o serviço

Publicado em Segunda - 06 de Março de 2023 | por Redação TA c/ Detran-MT

Diariamente, motoristas com nacionalidade estrangeira procuram a sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), em Cuiabá, para realizar a conversão da habilitação de origem estrangeira e conseguir conduzir veículos em território brasileiro. Em média, 120 habilitações estrangeiras são emitidas por mês pelo órgão.

O serviço de Registro de Estrangeiro deve ser feito presencialmente mediante agendamento prévio no site do Detran e consiste na troca da habilitação estrangeira em Carteira Nacional de Habilitação (CNH) equivalente.

Leia mais...