Publicado em Segunda - 17 de Abril de 2023

Lula recebe chanceler russo e discute proposta de paz na Ucrânia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira (17), no Palácio da Alvorada, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, que cumpre agenda oficial em Brasília. O encontro foi reservado. Segundo o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, foi uma visita de cortesia.

Leia mais...
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Foto: Jana Pessoa/Secom-MT
Foto: Jana Pessoa/Secom-MT

Governador e primeira-dama lançam SER Família Capacita com investimento de R$ 68,7 milhões

Publicado em Segunda - 17 de Abril de 2023 | por Redação TA c/ Secom-MT

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes lançaram, nesta segunda-feira (17.04), o programa de qualificação profissional para mato-grossenses da baixa-renda, o SER Família Capacita.

Leia mais...
© Rovena Rosa/Agência Brasil
© Rovena Rosa/Agência Brasil

Pesquisadora vê redução de mensagens de ódio de grupos extremistas

Publicado em Sábado - 15 de Abril de 2023

As investigações contra os grupos que incentivam ataques a escolas e formas semelhantes de violência têm conseguido reduzir a circulação desse tipo de conteúdo na internet. Essa é a avaliação da pesquisadora Michele Prado. Apesar de contas que foram suspensas terem reaparecido, agora, segundo ela, os extremistas têm restringido o acesso aos conteúdos. “Algumas contas foram recriadas por usuários que eu acompanho já há muito tempo. A maioria deles está deixando as contas privadas”, diz.

Michele monitora grupos que promovem e incentivam ataques desde 2020.

Leia mais...

Governador e primeira-dama de MT lançam Programa SER Família Capacita na segunda-feira (17), em Cuiabá

Publicado em Sábado - 15 de Abril de 2023 | por Redação TA c/ Setasc-MT

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes lançam na segunda-feira (17.04), o programa SER Família Capacita, em Cuiabá. Com o programa, que foi idealizado pela primeira-dama, serão oferecidas 50 mil vagas de capacitação, sendo três mil para cursos de alta complexidade, 12 mil para média complexidade e 35 mil para baixa complexidade. Ao todo, serão formadas 2.500 turmas de qualificação profissional distribuídas nos 141 municípios, com investimento de R$ 68,7 milhões em dois anos.

Leia mais...

Governo retoma obras paradas e investe em novos projetos para melhoria da mobilidade urbana em Cuiabá

Publicado em Sexta - 14 de Abril de 2023 | por Redação TA c/ Sinfra-MT

O Governo de Mato Grosso retomou uma série de obras que estavam paralisadas em Cuiabá e investiu em novos projetos viários para melhoria da mobilidade urbana. Entre as obras estão projetos previstos para a Copa do Mundo de 2014 e outras ações lançadas em governos anteriores

Leia mais...

Governo inicia obras para asfaltar primeiro trecho da MT-170, antiga BR-174

Publicado em Sexta - 14 de Abril de 2023 | por Redação TA c/ Sinfra-MT

O Governo de Mato Grosso iniciou nesta sexta-feira (14.04) o asfaltamento do primeiro trecho da rodovia MT-170, antiga BR-174, na região Noroeste do Estado. As obras começaram no Lote 1, com 50,7 km de extensão, localizados na saída do município de Castanheira, em direção a Juruena.

Leia mais...
Polícia Penal - Sesp-MT
Polícia Penal - Sesp-MT

Polícia Penal apreende celulares, chips, drogas e drone na Mata Grande

Publicado em Quarta - 12 de Abril de 2023 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Diversos aparelhos eletrônicos, celulares e drogas foram apreendidos por policiais penais nesta quarta-feira (12.04), na Penitenciária Major Eldo de Sá Correia, conhecida como Mata Grande, em Rondonópolis (210 km ao Sul de Cuiabá). Na tarde de última terça-feira (11.04), também houve a captura de um drone que sobrevoava a unidade prisional.

De acordo com o diretor da Mata Grande, Ailton Ferreira, os materiais ilícitos foram encontrados durante a deflagração da Operação Revista. Na ação, os agentes localizaram sete aparelhos celulares, 25 chips, uma carcaça de aparelho celular, dois fones de ouvido e quatro porções de substância análoga à maconha.

Leia mais...
Reunião gerencial para tratar do Protocolo Emergencial de Segurança nas escolas - Foto: Secom-MT
Reunião gerencial para tratar do Protocolo Emergencial de Segurança nas escolas - Foto: Secom-MT

Governo de MT instala câmeras de monitoramento e disponibiliza botão do pânico em escolas estaduais

Publicado em Quarta - 12 de Abril de 2023 | por Redação TA c/ Sesp e Seduc

As secretarias de Estado de Educação (Seduc-MT) e Segurança Pública (Sesp-MT) anunciaram, nesta quarta-feira (12.04), a instalação de 5,5 mil câmeras de monitoramento nas escolas estaduais de Mato Grosso, como parte do Protocolo Emergencial de Segurança nas Escolas.

Também serão adotadas outras seis medidas, como a disponibilização do Botão do Pânico e o fortalecimento das rondas ostensivas para garantir a segurança, o combate à violência nas unidades e o aumento do quadro de profissionais psicólogos nas Diretorias Regionais de Educação (DREs).

Leia mais...
Foto: Emanoele Daiane
Foto: Emanoele Daiane

Cuiabanco registra mais de 100 atendimentos em seu primeiro dia de funcionamento na capital

Publicado em Quarta - 12 de Abril de 2023 | por Redação TA c/ Secom CBA

O Cuiabanco, que integra o projeto Pra Frente Cuiabá, registrou, nesta quarta-feira (12), em seu primeiro dia de funcionamento, mais de 100 atendimentos prestados à população. No local funciona também o Complexo do Empreendedor, que atua na prestação por meio da junção de outros serviços

Leia mais...
© Joedson Alves/Agencia Brasil
© Joedson Alves/Agencia Brasil

STF marca julgamento de denunciados por atos golpistas

Publicado em Terça - 11 de Abril de 2023

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para a próxima semana o início do julgamento de 100 pessoas denunciadas pelo envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro.

O julgamento será realizado no plenário virtual da Corte entre terça-feira (18) e segunda-feira (24). Na modalidade virtual, os ministros depositam os votos de forma eletrônica e não há deliberação presencial.

Os casos que serão julgados dizem respeito aos primeiros acusados que foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em janeiro e fevereiro ao participarem da invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.

Os denunciados respondem pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Leia mais...