Publicado em Segunda - 01 de Novembro de 2021 | por Redação TA c/ Sema-MT

Proibição de pesca nos rios de divisa de Mato Grosso começa nesta segunda-feira

A pesca está proibida em todos os rios de Mato Grosso, incluindo os rios de divisa, a partir desta segunda-feira (1º de novembro). O defeso da Piracema já estava vigente nos rios de Mato Grosso desde o dia 1º de outubro, e vai até 31 de janeiro de 2022. A diferença de datas ocorre porque Mato Grosso antecipa em um mês o período de proibição

Leia mais...
Lançamento da Operação Piracema. Mauren Lazaretti - Foto: Marcos Vergueiro - SECOM/MT
Lançamento da Operação Piracema. Mauren Lazaretti - Foto: Marcos Vergueiro - SECOM/MT

Foto: Fablício Rodrigues / Secretaria de Comunicação Social
Foto: Fablício Rodrigues / Secretaria de Comunicação Social

Conferência vai debater Estatuto do Bioma Pantanal

Publicado em Domingo - 31 de Outubro de 2021 | por Redação TA c/ AL-MT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em parceria com o Senado Federal e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, realiza de 10 a 12 de novembro, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, a Conferência sobre o Estatuto do Bioma do Pantanal Mato-Grossense. O evento vai reunir diversas autoridades para debaterem o uso, a conservação e a exploração sustentável da maior planície alagada do mundo.

O debate, durante os três dias, será focado no desenvolvimento sustentável no Bioma Pantanal, sob a ótica do Projeto de Lei nº 5.482/2020, de autoria do senador Wellington Fagundes (PL/MT). O interessado em participar do evento pode fazer sua inscrição pelo site da Assembleia Legislativa: www.al.mt.gov.br – no link – “Conferência sobre o Estatuto do Pantanal”.

Leia mais...
© Reuters/Carlos Barria/Direitos Reservados
© Reuters/Carlos Barria/Direitos Reservados

Presidente da COP diz que reunião é última chance para meta climática

Publicado em Domingo - 31 de Outubro de 2021

A 26ª edição da Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP26) representa a última chance para a humanidade cumprir as metas climáticas e limitar o aquecimento global, disse hoje (31) o presidente da reunião, Alok Sharma. O encontro começou hoje em Glasgow, na Escócia, e vai até o próximo dia 12.

Leia mais...
Fiscalização no Bioma Amazônia e Cerrado. - Foto: Mayke Toscano| Secom-MT
Fiscalização no Bioma Amazônia e Cerrado. - Foto: Mayke Toscano| Secom-MT

Operação Abafa Araguaia aplica R$ 5,7 milhões em multas

Publicado em Sexta - 29 de Outubro de 2021 | por Redação TA c/ Carlos Celestino | Querência-MT

A operação do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) Abafa Araguaia 2021 aplicou R$ 5.724.840,00 milhões aos proprietários de 11 fazendas na região pela destruição da vegetação com uso de fogo durante o período proibitivo de queimadas.

Leia mais...
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Em mensagem a investidores e ambientalistas, governador afirma: MT é o lugar do planeta que mais produz alimento e respeita o Meio Ambiente

Publicado em Quinta - 28 de Outubro de 2021 | por Redação TA c/ Secom-MT

Em mensagem a investidores e ambientalistas, o governador Mauro Mendes afirmou que “Mato Grosso é um Estado com grande ativos ambientais e que tem uma agricultura que poucos lugares do planeta têm.

Leia mais...
Foto: Mayke Toscano| Secom-MT
Foto: Mayke Toscano| Secom-MT

Corpo de Bombeiros deflagra operação para combater o desmatamento ilegal em seis municípios de MT

Publicado em Quarta - 27 de Outubro de 2021 | por Redação TA c/ Secom-MT

A operação Abafa Araguaia 2021 foi deflagrada, nesta quarta-feira (27.10), para fiscalização das áreas de vegetação dentro bioma Amazônia e Cerrado que foram desmatadas com uso irregular do fogo. A ação é coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT)

Leia mais...

Câmara debate participação do Brasil na COP-26

Publicado em Segunda - 25 de Outubro de 2021 | por Redação TA c/ Agência Câmara

A Câmara dos Deputados realiza comissão geral nesta terça-feira (26) para discutir e propor ações e estratégias para o governo brasileiro apresentar na 26ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP-26). O debate foi solicitado pelo deputado Sidney Leite (PSD-AM) e subscrito por diversos parlamentares.

O deputado destaca que a COP-26 ocorrerá em Glasgow, na Escócia, de 1º a 12 de novembro de 2021, e tem entre seus objetivos discutir a implementação do Acordo de Paris, que é considerado um dos mais importantes compromissos multilaterais para a redução de emissão de gases de efeito estufa.

Leia mais...

Audiência Pública apresenta estudo de impacto ambiental do aterro sanitário de Várzea Grande

Publicado em Segunda - 25 de Outubro de 2021 | por Redação TA c/ Sema-MT

Leia mais...
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Mato Grosso vai à COP 26 apresentar ao mundo que é possível produzir e conservar o meio ambiente

Publicado em Segunda - 25 de Outubro de 2021 | por Redação TA c/ Secom-MT

O governador Mauro Mendes viaja nesta terça-feira (26.10) para participar das discussões da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021, a COP 26, na Dinamarca e Escócia. Ele permanece em viagem até o dia 8 de novembro.

Leia mais...
Foto: PMMT
Foto: PMMT

PM Ambiental apreende 350 kg de pescado ilegal na Feira do Porto

Publicado em Sexta - 22 de Outubro de 2021 | por Redação TA c/ PM-MT

Segundo o boletim de ocorrência, por volta das 17h, policiais do batalhão ambiental receberam uma denúncia anônima sobre um carregamento de pescado ilegal que seria entregue em um box no bairro do Porto. Os policiais foram até o local e identificaram três freezers lacrados no referido box.

Leia mais...