Publicado em Segunda - 07 de Fevereiro de 2022 | por Redação TA c/ Sema-MT

Período proibitivo para exploração do manejo sustentável vai até 1º de abril

O período de proibição da exploração do Manejo Florestal Sustentável, chamado popularmente de "piracema da madeira", está em vigor em Mato Grosso e vai de 1º de fevereiro até 1º de abril. A "piracema da madeira" atinge cerca de 6% do território de Mato Grosso

Leia mais...
Manejo Florestal Sustentável - Foto: Francisco Alves/Cipem
Manejo Florestal Sustentável - Foto: Francisco Alves/Cipem

Justiça decreta indisponibilidade de R$ 1,7 milhão de madeireira

Publicado em Quarta - 02 de Fevereiro de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria MPE-MT

A pedido do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, a Justiça decretou indisponibilidade de bens da empresa Juruena Importação e Exportação de Madeiras Ltda-ME até o valor de R$ 1.727.576,65. A liminar visa garantir a efetividade de uma possível futura condenação da madeireira por crime ambiental.

Leia mais...
Foto: Marcos Vergueiro - SECOM/MT
Foto: Marcos Vergueiro - SECOM/MT

Período de defeso da piracema termina com 915 kg de pescado apreendido

Publicado em Terça - 01 de Fevereiro de 2022 | por Redação TA c/ Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) divulgou nesta terça-feira (01.02) o balanço do período de defeso da piracema em Mato Grosso. Foram apreendidos 915 kg de pescado, 40 embarcações, 96 redes, 39 tarrafas, 76 cevas fixas e 810 petrechos de pesca, entre os meses de outubro de 2021 e janeiro 2022.

Leia mais...
Foto: Marcos Vergueiro - SECOM/MT
Foto: Marcos Vergueiro - SECOM/MT

Defeso da piracema termina nesta segunda-feira (31) nos rios de MT; pesca continua proibida nos rios de divisa

Publicado em Segunda - 31 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ Sema-MT

O período em que é proibida a pesca em todos os rios de Mato Grosso termina nesta segunda-feira (31.01). A partir do dia 1º de fevereiro fica permitida a pesca nos rios estaduais, dentro dos limites legais de retirada de peixes e transporte de pescado.

Leia mais...
Foto: PMMT
Foto: PMMT

Três homens são presos por extração ilegal de madeira em Nova Maringá

Publicado em Segunda - 24 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ PM-MT

A Polícia Militar prendeu três homens pelos crimes ambientais de extração e comércio ilegal de madeiras, na cidade de Nova Maringá, na manhã desta segunda-feira (24.01). Na ação, os policiais apreenderam duas motosserras e localizaram um trator, utilizado nos crimes.

Conforme o boletim de ocorrência, por volta de 08h30, a equipe policial foi acionada para verificar uma movimentação de veículos entrando e saindo de uma mata

Leia mais...
© REUTERS/Amanda Perobelli/Direitos Reservados
© REUTERS/Amanda Perobelli/Direitos Reservados

Média anual de raios deve subir de 77,8 para 100 milhões no Brasil

Publicado em Segunda - 24 de Janeiro de 2022

O Brasil lidera o ranking de países com incidências de raios, com uma média de 77,8 milhões de registros por ano. O número, no entanto, é pequeno, se comparado ao total registrado nos dois últimos anos. Em 2021, caíram 154 milhões de raios em território brasileiro. Em 2020 foram 126 milhões. A expectativa é de que, ao final deste século, que a média brasileira seja de 100 milhões de raios por ano, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

De acordo com o coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosféricas do Inpe, Osmar Pinto Júnior as mudanças climáticas influenciam esse fenômeno, uma vez que “tempestades e raios aumentam devido à umidade do ar e altas temperaturas”.

Leia mais...
Foto: PMMT
Foto: PMMT

Batalhão Ambiental e Juvam apreendem 98 quilos de pescado ilegal no Rio Paraguai

Publicado em Terça - 18 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ PM-MT

Policiais militares do Batalhão Ambiental apreenderam 98 quilos de pescado irregular, na madrugada desta terça-feira (18.01), no Rio Paraguai, em Cáceres. A ação, que teve apoio do Juizado Volante Ambiental (Juvam), também resultou na apreensão de uma embarcação de cinco metros

Leia mais...
© Divulgação/CBMMG
© Divulgação/CBMMG

Capitólio: polícia identifica décima vítima da queda de paredão

Publicado em Segunda - 10 de Janeiro de 2022

Peritos da Polícia Civil de Minas Gerais identificaram, hoje (10), a última das dez pessoas que morreram no desmoronamento de um bloco de pedras no Lago de Furnas, em Capitólio (MG), no último sábado (8).

Assim como os outros nove mortas na tragédia, Carmem Pinheiro da Silva, de 43 anos, estava a bordo da lancha Jesus, uma das quatro diretamente atingidas pela queda do paredão de pedra que se desprendeu sobre os barcos dos turistas que visitavam o lago.

Mais cedo, a Polícia Civil já tinha divulgado os nomes de quatro vítimas identificadas nas últimas horas. São elas Rodrigo Alves dos Anjos, de 40 anos; Geovany Teixeira da Silva de 38; Tiago Teixeira da Silva Nascimento de 35 e Geovany Gabriel Oliveira da Silva, de 14 anos.

Leia mais...
Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT
Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Estado faz vistoria nos paredões do Parque de Chapada dos Guimarães e população pode trafegar pela MT-251 com segurança

Publicado em Segunda - 10 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ Sema-MT

Órgãos estaduais realizaram nesta segunda-feira (10.01) uma vistoria técnica na Rodovia MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, para verificar a situação dos paredões do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

Leia mais...

Sema passa por sanitização e suspende expediente presencial na tarde de sexta-feira

Publicado em Quinta - 06 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ Sema-MT

O prédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em Cuiabá, passará por sanitização na tarde desta sexta-feira (07.01), como medida de rotina para prevenção à Covid-19. O órgão não atenderá ao público de forma presencial a partir das 12h, mas os servidores manterão o atendimento em teletrabalho, por e-mail, e pelos sistemas digitais

Leia mais...