Publicado em Quinta - 14 de Setembro de 2023 | por Redação TA c/ CBM-MT

Corpo de Bombeiros Militar extingue incêndio em barracão de algodoeira

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso combateu um incêndio no barracão de uma empresa algodoeira, localizada na Avenida Perimetral das Samambaias, no bairro Industrial Norte, em Nova Mutum, nesta quarta-feira (13.09). O trabalho durou cerca de 22 horas.

Leia mais...
Assessoria
Assessoria

@ Ticiane Ribeiro/Opi.Isolados
@ Ticiane Ribeiro/Opi.Isolados

Amazônia reúne 22% das mortes de defensores da terra em todo o mundo

Publicado em Quarta - 13 de Setembro de 2023

Mais de um em cada cinco assassinatos de defensores da terra e do meio ambiente no mundo , registrados em 2022, ocorreram na Amazônia. No total, 177 pessoas perderam a vida em todo o planeta, sendo 39 (22%) na maior floresta tropical. É o que mostra levantamento da organização não governamental Global Witness

Leia mais...
Deputado Diego Guimarães (Republicanos), requerente da audiência pública e autor do projeto de lei n° 1622/2023 Foto: ANGELO VARELA / ALMT
Deputado Diego Guimarães (Republicanos), requerente da audiência pública e autor do projeto de lei n° 1622/2023 Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Audiência pública discute projeto que quer proibir empresas de usarem garrafões exclusivos de água

Publicado em Segunda - 11 de Setembro de 2023 | por Redação TA c/ AL-MT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou audiência pública, na tarde desta segunda-feira (11), para debater o projeto de lei 1622/2023, de autoria do deputado Diego Guimarães (Republicanos), que estabelece a obrigatoriedade do sistema retornável intercambiável para garrafões destinados ao envase de água mineral natural e água potável de mesa.

A proposta veda a produção e comercialização de embalagem retornável de uso exclusivo em todo o território mato-grossense, bem como a inclusão de marca moldada, seja da empresa envasadora ou do distribuidor, em novos garrafões destinados ao envase de água mineral natural e água potável de mesa. Conforme Diego Guimarães, a principal finalidade do projeto é assegurar liberdade ao consumidor para que possam adquirir a água da empresa que escolherem.

Leia mais...
@ TV BRASIL
@ TV BRASIL

Olhar voltado para a Amazônia ameaça sobrevivência do Cerrado

Publicado em Segunda - 11 de Setembro de 2023

O dia 11 de setembro marca o dia da savana mais biodiversa do planeta: o Cerrado brasileiro. O bioma ocupa 24% do território nacional e está presente em 11 estados e no Distrito Federal, indo do Paraná até Rondônia, passando por São Paulo, Bahia e Maranhão.

Leia mais...
@ Leonardo Mileno@CMBio
@ Leonardo Mileno@CMBio

Alertas de desmatamento na Amazônia caem 66% em agosto

Publicado em Quarta - 06 de Setembro de 2023

Os alertas de desmatamento na Amazônia Legal caíram 66,11% em agosto, comparados ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) nesta terça-feira (5), data em que se celebra o Dia da Amazônia.

Leia mais...
@ marcelocoumors/Instagram
@ marcelocoumors/Instagram

Ciclone deixa 22 mortos e causa enchentes na Região Sul

Publicado em Terça - 05 de Setembro de 2023

Até esta terça-feira (5), o ciclone extratropical formado no domingo (3) no Sul do país matou 21 pessoas no Rio Grande do Sul e mais uma em Santa Catarina.

Leia mais...
Foto: Christiano Antonucci - Secom-MT
Foto: Christiano Antonucci - Secom-MT

Mato Grosso registra o menor número de focos de calor nos últimos 15 anos

Publicado em Domingo - 03 de Setembro de 2023 | por Redação TA c/ Secom-MT

O estado de Mato Grosso registrou o menor número de focos de calor em agosto nos últimos 15 anos, com 2.626 focos. A última vez que o mês teve um registro menor foi em 2009, quando foram computados 2.326 focos, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Leia mais...

Sema instaura PAD e afasta dois servidores para apurar responsabilidades em suposta fraude no CAR

Publicado em Sexta - 01 de Setembro de 2023 | por Redação TA c/ Secom-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) afastou dois servidores efetivos de funções relacionadas às atividades em setores florestais e instaurou processo administrativo (PAD) para apurar responsabilidades em fraudes no Cadastro Ambiental Rural, que são investigadas pelo Gaeco no âmbito da Operação Loki.

Leia mais...
Trator apreendido pela Operação Amazônia - Foto: Sema-MT
Trator apreendido pela Operação Amazônia - Foto: Sema-MT

Sema e PM apreendem quatro máquinas e correntões em operação contra desmatamento ilegal

Publicado em Domingo - 27 de Agosto de 2023 | por Redação TA c/ Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) em parceria com o 5º Comando Regional da Polícia Militar, apreenderam quatro tratores de pneu, dois tratores esteira e três correntões utilizados para desmatamento ilegal no bioma Cerrado.

Leia mais...
Imagem de alta resolução captada pelo drone - Foto: Karla Silva/Sema-MT
Imagem de alta resolução captada pelo drone - Foto: Karla Silva/Sema-MT

Sema utiliza drones para combate ao desmatamento ilegal em Mato Grosso

Publicado em Domingo - 27 de Agosto de 2023

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) utiliza drones como uma ferramenta crucial para o combate ao desmatamento ilegal em Mato Grosso. Os dispositivos sobrevoam grandes áreas e auxiliam os agentes de fiscalização a identificar indícios e flagrantes do crime ambiental de forma econômica e segura.

Leia mais...