Publicado em Segunda - 28 de Agosto de 2023

Ministro do STF suspende lei que cria Dia do Patriota em Porto Alegre

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux decidiu suspender, nesta segunda-feira (28), a lei aprovada pela Câmara Municipal de Porto Alegre (RS) que instituiu a data 8 de janeiro como o Dia do Patriota na capital gaúcha. A lei, promulgada no início do mês, se refere ao dia em que apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Leia mais...
@ Felipe Sampaio
@ Felipe Sampaio

@ Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
@ Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara

Publicado em Sexta - 25 de Agosto de 2023

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do atual número de cadeiras de deputados de cada estado.

Até o momento, o placar de votação é de 7 votos a 0 pela determinação. O julgamento ocorre no plenário virtual, modalidade na qual os ministros inserem os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial. A sessão será encerrada às 23h59.

Com a decisão, a Casa terá até 30 de junho de 2025 para realizar a distribuição das vagas. Se a Câmara não fizer o recálculo, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinar, até 1º de outubro de 2025, o número de deputados federais de cada estado e do Distrito Federal para a legislatura de 2027.

Leia mais...
© Marcello Casal JrAgência Brasil
© Marcello Casal JrAgência Brasil

STF tem cinco votos para descriminalizar porte de maconha para consumo

Publicado em Sexta - 25 de Agosto de 2023

O Supremo Tribunal Federal (STF) contabilizou nesta quinta-feira (24) cinco votos pela descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal.Apesar dos votos proferidos, um pedido de vista (mais tempo para analisar o caso) feito pelo ministro André Mendonça suspendeu o julgamento, Não há data para retomada.

Leia mais...
@ Antônio Cruz / Agência Brasil
@ Antônio Cruz / Agência Brasil

STF começa a julgar nesta segunda 70 denúncias sobre atos golpistas

Publicado em Domingo - 13 de Agosto de 2023

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar a 0h desta segunda-feira (14) – por meio do plenário virtual - 70 denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) relacionadas aos ataques ao STF, ao Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto em 8 de janeiro. O julgamento irá até as 23h59 de sexta-feira (18).

Leia mais...
Lula Marques/EBC
Lula Marques/EBC

STF tem três votos para tornar Zambelli ré por porte ilegal de arma

Publicado em Sexta - 11 de Agosto de 2023

O Supremo Tribunal Federal (STF) registrou, nesta sexta-feira (11), três votos para tornar ré a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.

A Corte julga denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a parlamentar após o episódio em que ela sacou uma arma de fogo e perseguiu o jornalista Luan Araújo às vésperas do segundo turno das eleições de 2022. A perseguição começou após Zambelli e Luan trocarem provocações durante um ato político no bairro dos Jardins, em São Paulo.

Leia mais...
@ Lula Marques / Agência Brasil
@ Lula Marques / Agência Brasil

Moraes apontou "condutas gravíssimas" ao determinar prisão de Silvinei

Publicado em Quarta - 09 de Agosto de 2023

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou o sigilo da decisão que determinou a prisão do ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques, que comandou a corporação durante as eleições 2022.Silvinei foi preso na manhã desta quarta-feira em Santa Catarina

Leia mais...
@ Antônio Augusto/Secom/TSE
@ Antônio Augusto/Secom/TSE

TSE empossa primeira ministra negra na história

Publicado em Terça - 08 de Agosto de 2023

A advogada Edilene Lobo tomou posse nesta terça-feira (8) no cargo de ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela é a primeira mulher negra a assumir uma cadeira no tribunal.. A cerimônia de posse foi breve e realizada no gabinete do presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, como é praxe em posses de substitutos.

Leia mais...
© Valter Campanato/Agência Brasil
© Valter Campanato/Agência Brasil

Cristiano Zanin é empossado no cargo de ministro do STF

Publicado em Quinta - 03 de Agosto de 2023

O advogado Cristiano Zanin foi empossado no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aprovado pelo Senado, Zanin poderá ficar no cargo até completar 75 anos, idade limite para aposentaria compulsória. Ele tem 47 anos.

Leia mais...
Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

STF vai decidir se Mendonça poderá julgar marco temporal

Publicado em Quinta - 03 de Agosto de 2023

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar na sexta-feira (4) se o ministro André Mendonça poderá participar do julgamento que trata da constitucionalidade do marco temporal para demarcação de terras indígenas. O caso será analisado a partir de uma questão de ordem suscitada pelo próprio ministro, autor do pedido de vista

Leia mais...
© José Cruz/Agência Brasi
© José Cruz/Agência Brasi

Rosa Weber envia à PGR representação contra deputado Zé Trovão

Publicado em Segunda - 31 de Julho de 2023

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, enviou hoje (31) à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma representação protocolada contra o deputado federal Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão (PL-SC).

Leia mais...