Publicado em Quarta - 16 de Março de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria MPE-MT

Ex-policial civil é condenado a 16 anos de reclusão por homicídio

O ex-policial civil Wellington Fernandes foi julgado e condenado pelo Tribunal do Júri de Tangará da Serra (a 239km de Cuiabá), na segunda-feira (14), pela morte de Pablo Brasil Heidemann em 2009. A pena arbitrada pelo homicídio qualificado por motivo torpe e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima foi de 16 anos

Leia mais...

Discussões sobre machismo e igualdade de gênero serão pautas no mês da mulher

Publicado em Segunda - 07 de Março de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria MPE-MT

O machismo no ambiente de trabalho fará parte da pauta de discussões que serão promovidas neste mês de março pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A temática propõe uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento de ações de igualdade de gênero no âmbito institucional.

De acordo com o Comitê de Promoção da Igualdade Institucional, a promoção da igualdade de gênero foi um dos assuntos destacados por integrantes da instituição na consulta pública realizada no final do ano passado e na Pesquisa de Clima Organizacional ocorrida em 2019 e 2020.

Leia mais...

Réu que matou amante e marido é condenado a 38 anos de reclusão

Publicado em Segunda - 07 de Março de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria MPE-MT

Denunciado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso por dois homicídios qualificados, praticados contra o esposo da sua amante e depois contra a própria amante, Claudiomiro Martins Mendes foi condenado a 38 anos de reclusão. Além dos homicídios, a pena imposta ao réu inclui também os crimes de furto e ocultação de cadáver.

Leia mais...

Ministério Público requer suspensão de pagamento de verba indenizatória

Publicado em Domingo - 06 de Março de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria MPE-MT

A 1ª Promotoria de Justiça Cível de Colíder (a 650km de Cuiabá) ajuizou Ação Civil Pública com pedido de liminar contra o Município, na quinta-feira (3), requerendo a suspensão do pagamento de verbas indenizatórias aos agentes políticos dos poderes Executivo e Legislativo.

Leia mais...

Políticas públicas em favor das pessoas com deficiência serão debatidas em MT

Publicado em Domingo - 06 de Março de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria MPE-MT

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso promove no dia 10 de março webinar sobre “Políticas públicas em favor das pessoas com deficiência”. Destinado ao público interno da instituição, o evento ocorrerá por meio da plataforma Microsoft Teams, a partir das 9h30. A iniciativa faz parte da série “MP Debate”.

O seminário online terá como palestrantes a subprocuradora-geral do Trabalho e presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência (Ampid), Maria Aparecida Gurgel, e o presidente do Comitê Brasileiro de Organizações Representativas das Pessoas com Deficiência (CRPD), Moisés Bauer Luiz.

Leia mais...

Após recomendação do MPF, Correios ampliam abrangência de serviço gratuito para pessoas com deficiência visual

Publicado em Segunda - 21 de Fevereiro de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria MPE-MT

Agora, para correspondências expedidas por associações de cegos ou endereçadas a elas, os Correios aceitam o encaminhamento e a distribuição de objetos contendo literatura em qualquer formato, podendo ser impressa em relevo (braile) ou escrita comum, bem como outros materiais gráficos ou sonoros e equipamentos que auxiliem os cegos a superarem suas limitações na comunicação.

Antes essas correspondências só eram gratuitas se fossem em Sistema Braille, em registros sonoros ou em placas de metal gravadas em relevo

Leia mais...

Município de Acorizal se compromete a melhorar qualidade da educação

Publicado em Sexta - 18 de Fevereiro de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria MPE-MT

A 8° Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá firmou dois Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) com o Município de Acorizal, na tarde de terça-feira (15), em que o prefeito Diego Ewerton Figueiredo Taques se compromete a investir e melhorar a qualidade da educação. Conforme os acordos, o Município terá 30 dias a partir da assinatura do termo para comprovar o início do cumprimento das obrigações pactuadas com o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Junior.

Em um dos acordos, o Município “se obriga a adotar medidas eficazes para melhoria da qualidade da educação, especialmente para que todos os alunos estejam alfabetizados até o 3° ano do ensino fundamental

Leia mais...

Município é acionado para que reforme escola rural

Publicado em Sexta - 11 de Fevereiro de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria MPE-MT

A 1ª Promotoria de Justiça Cível de Mirassol D’Oeste (a 300km de Cuiabá) propôs Ação Civil Pública contra o Município, requerendo liminarmente a reforma, manutenção e adequação às normas de acessibilidade do prédio da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, localizada na zona rural. O Ministério Público pediu ainda a fixação de multa para o caso de descumprimento da liminar, a ser arcada pelo prefeito e pelo secretário Municipal de Educação, e revertida ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Leia mais...

Liminar suspende efeitos de lei que proíbe exigência em Matupá

Publicado em Terça - 08 de Fevereiro de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria MPE-MT

O Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso deferiu pedido liminar efetuado pelo procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, em Ação Direta de Inconstitucionalidade, e determinou a suspensão dos efeitos da Lei Municipal 1.252/2021, que proíbe a exigência de apresentação de comprovante de vacinação contra a Covid-19

Leia mais...

Estado deve assegurar internação a mulheres com dependência química

Publicado em Quinta - 03 de Fevereiro de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria MPE-MT

A Justiça julgou procedente Ação Civil Pública (ACP) proposta pela 1ª Promotoria de Justiça Cível de Juína (a 735km de Cuiabá) e determinou que o Estado de Mato Grosso assegure o tratamento de internação para pacientes do sexo feminino que pertençam à comarca e apresentem quadro de drogadição. Para isso, é necessário que haja laudo médico, específico e justificado, indicando a necessidade de que o tratamento da dependência química seja realizado por meio de hospitalização.

Leia mais...