Artigos
Geral A informação pública como ferramenta de gestão
A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE/MT) passou a disponibilizar ao público em geral a ferramenta eletrônica “Mira Cidadão”, e por meio dela é possível a fiscalização de gastos do governo em tempo real. Com esta medida cumpre-se integralmente os ditames dos artigos 9 e 10 da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.
Geral Saber virar as páginas
Todas as manifestações futuras nascem em nossos pensamentos e são baseados em momentos em que estamos vivendo agora. São eles que nos dão o poder para direcionar as ações para o certo ou para o erro, por isso, os bons pensamentos devem ser cultivados e todas as ações planejadas devem ser iniciadas com otimismo, pois essa sensação de vitória, interferem positivamente em nossas decisões futuras.
Geral Ecumenismo que vence ódios e contendas
Na entrevista que concedi à jornalista portuguesa Ana Serra, em torno de meu livro Reflexões da Alma, lançado em terras lusitanas pela Editora Pergaminho, em 2008, afirmei:
Educar com Fraternidade Ecumênica é um serviço que demanda ideal, tempo e decisão constante. Como ilustrou o Nobel de Literatura de 1998, José Saramago (1922-2010), durante visita ao Brasil, “não mudaremos a vida… se não mudarmos de vida”.

Geral STJ determina devolução de diferenças do plano Collor para produtores
Produtores rurais que fizeram financiamento por cédula rural na época do Plano Collor têm direito à restituição de parcela do dinheiro pago.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que os contratos de financiamento rural celebrados nos idos de 1990 foram corrigidos monetariamente pelo Banco do Brasil muito acima do que era devido.
O percentual aplicado pelo banco foi de cerca de 80%, quando o correto era apenas cerca de metade disso, ou seja, 41,28%.
Geral Segurança jurídica
Uma das características do Direito é a previsibilidade. Com ela se busca a uma maior segurança jurídica, combatendo, com mais eficácia, o protagonismo judicial.
Deve ser levada em conta que o fundamento do poder é a norma, e não o autor da norma ou mesmo o que pensam dela os juízes.
Limitar materialmente o legislador, e não só formalmente, criando princípios que de forma objetiva possam dar respostas à exigência de um moderno arcabouço de direitos e garantias fundamentais, já seria um avanço na democratização do sistema de justiça.
Geral Explore sua dor e alcance suas metas em 2018
Finalizando mais um ano, e mais uma vez fazemos um balanço de como conduzimos esses 365 dias, e nestas reflexões alguns já começam a fazer planos para as conquistas em 2018.
Esta época do ano é um período maravilhoso de oportunidades para se renovar, para criar, além de celebrar!
Como você avalia este ano? O que você conquistou? O que você adiou? Paralisou...
Quais metas você vai provavelmente, mais uma vez repetir no ano que se inicia?
Geral Vivemos de escolhas
Muitos preferem desprezar o racional ao tentar compreender a sua natureza de acordo com a sua ótica, e saem por aí promovendo julgamentos e classificando os outros pelos seus conceitos corriqueiros, empíricos, ou seja, pelo conhecimento popular, às vezes pelo signo (escorpião é vingativo); outras vezes pela raça ( Italiano fala alto), ou então, aceitam comodamente o sofrimento porque entendem, que estes sejam pelo o seu carma.
Geral Novembro azul e caos na saúde pública
Anualmente tanto o mundo quanto o Brasil destacam alguns dias e meses para que sejam enfatizados alguns aspectos relacionados com a saúde, como forma de chamar a atenção da opinião pública quanto aos cuidados com as doenças, principalmente as que mais afligem a população e as que mais matam as pessoas. A ênfase nesses alertas é quanto a importância dos diagnósticos precoces, a fim de que as doenças sejam identificadas em seus estágios iniciais e, assim, possam ser tratadas e até mesmo curadas. Neste sentido, a prevenção é a medida mais importante, principalmente quando se sabe que muitas doenças são agravadas pelos hábitos alimentares e estilo de vida das pessoas.
Geral Você já saiu da caverna, hoje?
Quando estamos diante de experimentar o novo, o desconhecido, naturalmente nos seres humanos temos um sentimento de preservação, de sobrevivência, que muitas vezes leva algumas pessoas a não saírem de seus lugares, da chamada zona de conforto, ou como gosto de nomear, a ilusória zona de controle, onde achamos que temos domínio.
É uma linha limite, uma fronteira duvidosa, que muitas vezes desistimos de cruzar.

Geral Quando o digital é nocivo a saúde
A internet é uma das inovações mais sensacionais de todos os tempos. Mas à medida que a tecnologia evolui, o alerta de que diagnósticos médicos decorrentes do abuso dessa ferramenta são cada vez mais comuns e nos questiona sobre se ser digital é nocivo a saúde.
Vendemos a ideia de que a tecnologia tem benéficos apenas positivos as nossas vidas. Principalmente quando pensamos nas facilidades que a internet traz aos cotidianos agitados de pessoas que se comunicam via smartphones, fecham negócios por email e se exercitam via wi-fi.