Artigos
Geral Enclaves no cenário estranho
Vive-se, por aqui, um cenário estranho. Estranho a civilidade e a tudo que é urbanidade. Por isso, ele deve ser analisado e discutido. Bem mais quando se percebe que o tal cenário é resultado de dois ou mais conjuntos de cenas.
Geral Educação política 23
De todos os legados transmitidos aos jovens, talvez, o exemplo de vida seja o maior de todos eles. Nenhuma herança parece ser mais proveitosa do que aquela recebida diretamente dos pais quando realizada dentro de princípios éticos.
Geral Fica, Mauro Zaque!
Confesso que não me agrada destacar publicamente nomes de pessoas, nem mesmo quando elas são dignas de elogio e muito menos quando o sujeito merece de mim alguma crítica. Nessas ocasiões, se possível, gosto de dizer em particular o que penso. Mas a situação atual merece que eu faça uma exceção ao meu modo de agir e torne pública a minha manifestação.
Geral Vai ou não vai negociar?
Essa é a pergunta que a categoria tem feito e a imprensa também desde que começamos a greve no dia 11 de setembro, mediante as notas que o governo solta, uma hora dizendo que não vai mais negociar, outra que vai negociar, depois que encerrou a negociação porque a categoria está em greve que na concepção dele, é ilegal.
Geral O amor mata?
Antigamente, muito "se lavou a honra com sangue". Essa era a "justificativa" daquele que, inconformado com a traição, ou com a imaginação de que ela pudesse ter acontecido, cometia o assassinato contra o seu "Bem Querer". É recorrente ouvir pessoas afirmando que não conhecem a reação diante de uma traição. Obviamente, o correto seria a separação antes que acontecesse. Entretanto, nada é motivo para cometer atos insanos, tal como o assassinato.
Geral Céu nada de Brigadeiro
O céu se encontrava bem azul, com um vento tímido a tocar as folhas das raras árvores do lugar que outrora foi tida como "cidade verde", e os raios solares mais próximos do que deveriam, pois o calor se encontrava muitíssimo forte. Amanhecia assim a quinta-feira passada (14/09). Nada diferente de outros dias, os quais servem de transição entre o inverno e a primavera. Exceto claro, o desfile quase sincronizado de carros pretos. Destes, saíram policiais federais determinados à busca e apreensão na Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas e residências de alguns agentes políticos e agentes públicos, citados na delação do ex-governador Silval Barbosa.

Geral Hábitos conscientes
Rafael amava a Deus e tinha fé inabalável. Um dia, durante uma viagem de volta ao lar, sobrevoando o mar, um dos motores falhou e o piloto fez um pouso forçado no oceano. Confiante e otimista agarrou-se a alguma coisa que o manteve sobre a água e ficou boiando à deriva até chegar numa ilha inabitada.

Geral Ser bom é fazer com que pessoas sintam felicidade em viver
Em qualquer profissão, em qualquer situação, procure sempre cultivar sentimentos de justiça em relação à família, aos colegas ou aos subordinados. Ser justo é saber compreender os que nos cercam, é trabalhar por sua felicidade. Ser justo é também ter a coragem de usar um remédio amargo para reverter uma situação difícil, seja na família, na empresa ou na comunidade em que vivemos. A verdadeira justiça é a que nasce da Verdade. Começa com a consciência de que somos filhos de Deus. É a “justiça do bom coração”, diz o autor japonês Ryuho Okawa em seu livro “As Leis da Justiça”.

Geral Obesidade: educar ou chocar?
Há 20 anos me dedico a cuidar e entender o que acontece aos pacientes com obesidade. Operei no mundo todo, escrevi livro e artigos, fiz mestrado e doutorado e, principalmente, vivenciei e vivencio a vida deles. Aprendi muito. O Brasil é um dos países com uma das maiores epidemias de obesidade, mas será que nós e o governo sabemos realmente quais as reais consequências dessa doença?
Geral Escapa a oportunidade
Vive-se em um momento histórico simplesmente extraordinário no país. Momento que é privilegiado em razão do próprio cenário de crises social, econômica, política, ética e moral. Daí a importância de um grande debate, no qual possam estar presentes (não ao mesmo tempo) todos os segmentos da sociedade. Independentemente da conta bancária, da vitrine e da condição ou não de letrado. Mais do que nunca, o país precisa ser discutido, "passado a limpo", como dizem. Para isto, contudo, é necessário o sentar a longa mesa, desacompanhado de qualquer corrente ideológica, clerical ou corporativista.