Artigos
Geral Falta criatividade eleitoral
O momento que o Brasil vive é de ser estudado por especialistas do mundo todo. Ainda não consegui ordenar e parafusar um pensamento compreensivo de toda essa balbúrdia que passa este País em todos os setores dos Poderes do governo. Não entendo como esta Nação continua a viver sem grandes solavancos na sua organização social. Existem acontecimentos pontuais e bem localizados se levarmos em conta a extensão do nosso território. Os focos de tensão estão com maior gravidade no Estado do Rio de Janeiro, onde dirigentes políticos perderam qualquer constrangimento no assalto aos cofres públicos. Apesar de todos os acontecimentos, ainda há os que apoiam o maior chefe de quadrilha gerado nesta terra que é o senhor Da Silva, comandante petista que promoveu o maior desfalque nas contas públicas e promoveu o maior desmantelamento ético e moral já ocorrido na história brasileira.
Geral Nem só de amor, só de amar
Em "O Cultivo do Ódio", Peter Gay afirma que "Os humanos, animais beligerantes que são, cultivam seus ódios porque obtém prazer com o exercício de seus poderes agressivos. Mas as sociedades em que eles vivem cultivam o ódio precisamente da maneira oposta, sujeitando a agressão na maior parte de suas formas a um controle estrito; elas puxam as rédeas da violência antes que ela destrua tudo".

Geral Igualdade feminina nas empresas
O tema "empoderamento feminino" está por toda parte: nas notícias, na timeline do Facebook, na conversa de elevador e, como não poderia deixar de ser, no mundo corporativo. Esse microcosmo da sociedade tem que espelhar as mudanças que acontecem fora das paredes das empresas. Por cultura, algumas resistem ao novo; outras, pelo mesmo motivo, abraçam o seu tempo e navegam com ele. E há quem lidera essas mudanças.
Geral Serendipidade
Dizem que a descoberta da penicilina foi simples acaso. Mas esta é uma meia verdade. A sorte participou sim, mas sem o preparo técnico e a sagacidade do pesquisador londrino Alexander Fleming, a colônia de fungos (penicilium notatum) que cresceu acidentalmente em uma cultura de bactérias e que originou o primeiro antibiótico, teria sido jogada na lata de lixo.
Geral A arte de julgar
Todo julgamento a priori é inútil, vago, fraco, frágil e irresponsável. Tem como base apenas a dedução, o uso do pensamento imediato sobre um ato ou fato que se tem a respeito de algo ou alguém, tem sobretudo em sua construção, a pouca elaboração, o impulso e comoção. Como premissa para uma possível verdade, o julgamento a priori, é como um dado na mão, ou seja, absolutamente nada. É preciso que os dados sejam jogados, que as provas da experiência sejam sentidas para que a verdade apareça como um acordo de opiniões.
Geral A vida é um recomeçar constante
A nossa vida é como uma roda que recomeça onde termina, e é sustentada pelos relacionamentos e na sequência do caminhar, vamos apreendendo a enxergar a beleza escondida nas cores das coisas, nas feições das mil fases dos rostos desconhecidos.
Geral Estupro virtual
O conceito de estupro não é o mesmo desde a Lei 12.015/09. Com a mencionada ampliação, as inovações e interpretação para os mais variados fatos ocorridos cotidianamente, nos remete ao enquadramento do crime.
Geral Programa Terra Legal
No contexto da notícia de que o agronegócio foi responsável por reanimar a economia e salvar o PIB do 1º trimestre, foi aprovada pelo Congresso Nacional a Medida Provisória n. 759, com o objetivo de desburocratizar e agilizar o procedimento de regularização fundiária das ocupações incidentes em áreas rurais da União.
Geral Pagamentos absurdos
A cada segundo passado, mais certeza se tem da necessidade de uma reforma política para o país (não reforma da legislatura eleitoral). Só esta reforma, infelizmente impossível de ser realizada por aqui nos próximos milhões de anos, seria capaz de demolir o alicerce e as colunas existentes. Demolição imprescindível para que o Estado brasileiro seja reconstruído. Reconstruído sem o "jeitinho" e desacompanhado do seu atual tripé: corporativismo, cartorialismo e patrimonialismo. Colunas que afastam o país dos trilhos do desenvolvimento e são responsáveis por dividir os brasileiros entre os de primeira e os de quinta classe. Por causa das ditas colunas a desigualdade jamais será definitivamente abortada ou, sequer, diminuída sobremaneira. Mesmo que se tenha um bom plano econômico, com o qual se vence a inflação, tem-se o equilíbrio das contas públicas, o crescimento e, assim, a viabilização de políticas públicas.
Geral É preciso a verdade
O Brasil precisa muito da verdade, deixar de lado as mentiras que são passadas ao povo brasileiro todo santo dia. Não é mais possível continuar a viver se organizando pensando com base em informações mentirosas, propostas ardilosas e enganadoras que são transmitidas diariamente pelo governo e o Congresso Nacional. Estes ardis já têm ramificações em toda a estrutura dos Poderes da Nação. Até mesmo o Supremo Tribunal Federal tem tomado atitudes que confrontam com a boa conduta que deveria ter e transmitir a população. Decisões realizadas pelas turmas tem mostrado a tendência, e forte, de que a política está determinando os votos dos seus membros. Articulam-se para criar escape aos malfeitores que desmantelaram o País. Pressupõe-se que dedicam simpatias aos senhores meliantes e, principalmente, ao chefe do bando, o ex presidente e seu grupo. Agem com cautela e se utilizam de todos as chicanas jurídicas para o favorecimento dessas pessoas que levaram, não só o dinheiro que estava dentro do cofre, mas toda a economia do Estado brasileiro.